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3 revisões essenciais para se reinventar em uma crise.

Imagem Crise COVID

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3 REVISÕES ESSENCIAIS PARA SE REINVENTAR EM UMA CRISE

O que e como são as crises?

Uma crise pode ser definida como um estado de súbito desequilíbrio, podendo ser tanto um desequilíbrio bom, quanto ruim, isso depende de como cada empresa decide reagir com relação a ela.

Ao longo dos anos, o mundo apresentou crises de formas diferentes: econômica, como a de 1929, ou a do subprime americano; ligadas à âmbitos físicos ou biológicos, como a que vivemos atualmente do COVID-19, e outras de menor impacto.

As crises são marcadas por períodos de alta instabilidade, incerteza e queda nos negócios, variando seu tempo de duração e deixando suas marcas evidentes por um certo tempo, mesmo após seu término, de modo que seus impactos ainda sejam sentidos. Uma crise pode atingir uma única empresa, um setor da economia, um país ou ainda vários setores e países.

E como as crises atingem os negócios?

A empresa pode ser atingida de duas maneiras: fatores externos, por exemplo econômicos, ou por fatores internos, como problemas com seus produtos, a falta de padronização, ou controle de qualidade.

Esses problemas podem ser identificados eficientemente com a matriz SWOT: ferramenta que exige que a empresa reveja seu plano de negócios, sua produção e, em alguns casos, até suas lideranças. Entenda como a Produção Jr pode te ajudar a padronizar melhor seus processos.

Mas uma crise tem somente impactos negativos?

No cenário global que enfrentamos, observamos empresas com problemas, perdendo valor e sofrendo com os negócios. Porém, essa não é a realidade para todas. Algumas empresas no setor de tecnologia e também no setor de varejo, apesar de terem sofrido muitas quedas, se modernizaram e conseguiram crescer em meio a este cenário, como, por exemplo, a Magazine Luiza.

Comparando outras crises de diferentes impactos, é possível perceber que este é um período que apresenta um enorme perigo, mas, também, uma enorme oportunidade de aproveitar os indicadores evidenciados e os problemas escancarados pela crise e assim tornar um momento de prejuízo em lucro.

Então como se deve enfrentar uma crise?

Não existem medidas prontas que sejam eficazes para resolver todos os problemas de uma crise, haja visto que normalmente os desafios trazidos são diferentes e as soluções antigas são ineficientes para a crise que enfrentamos atualmente.

Por outro lado, a empresa pode olhar com mais clareza às decisões futuras e que definirão qual posição de mercado sairá ocupando após o término deste período. Para seguir este caminho, é necessário revisar 3 fatores: planejamento e controle da produção (PCP), objetivos da empresa e, principalmente, seu plano de negócios.

Planejamento e controle da produção:

Planejamentos de produção normalmente são realizados em momentos em que o mercado se encontra em um estado de estabilidade, então, refazê-los para tempos de instabilidade e crise é essencial. Dessa maneira, ler o cenário com eficiência e conseguir acompanhar a demanda para não sofrer com gastos desnecessários, como atrasos ou estoques em excesso é de extrema importância.  Entenda a necessidade de uma boa gestão de estoques.

Este fator não necessita de reinvenção, mas está nesta lista por ser fundamental financeiramente falando, e, sem recursos, seria impossível implementar algo novo.

Objetivos da empresa:

Quando uma empresa é atingida por algo que não espera, e isto resulta em uma crise, é necessário revisar se seus objetivos ainda são pertinentes e se assim permanecerão após a transposição da crise.

Como exemplo, podemos citar a Kodak, que definiu como seu objetivo se tornar uma empresa líder no mercado de fotografias de filme, e assim o fez por muitos anos. Porém, com o advento da câmera digital, o filme caiu em desuso e a Kodak foi perdendo cada vez mais seu espaço de mercado, por não ter revisado seu objetivo, e chegou até a decretar falência.

Em contrapartida, a Fujifilm reconheceu as ameaças que rondavam o setor, revisou seu objetivo e se modernizou, sendo bem valorizada nos dias atuais.

Plano de negócios:

O plano de negócios é indispensável em uma empresa, porém, ele não é válido para sempre. Sua revisão e reinvenção são necessárias em tempos de estabilidade, quem dirá em tempos de crise.

O bilionário banco Lehman Brothers optou por seguir emprestando dinheiro e hipotecando casas. Porém, em nenhum momento, eles contavam com a possibilidade de muitas dessas hipotecas serem fraudulentas. Sem revisar seu plano de negócios quando as hipotecas deram sinais de problemas em 2008 hoje eles já não existem mais.

Atualmente, durante a crise mundial enfrentada, muitas empresas fecham as portas. Em contrapartida, com uma ótima leitura do cenário atual e um bom plano de negócios, a Magazine Luiza cresceu tanto em lucros, como em seu valor de mercado, se tornando líder neste seguimento de mercado. Saiba mais sobre a importância da pesquisa de mercado e da elaboração do plano de negócios clicando aqui.

Para que uma reinvenção seja efetiva e bem implantada, ela deve revisar diversas áreas da empresa, além dos fatores externos e suas influências. Se sua empresa busca se reinventar e se reestabelecer nesta crise, entre em contato com a Produção Jr para que trabalhemos em conjunto para construir um futuro promissor.3 revisões essenciais para se reinventar em uma crise.

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