Produção

Gerenciamento de Estoque

O gerenciamento de estoque consiste em planejar e controlar o armazenamento de materiais e produtos. Dessa forma, é possível evitar o acúmulo de produtos, sua depreciação, desperdício ou aquisições desnecessárias, assim como garantir o atendimento pleno de seus clientes.

Planejamento e Controle da Produção

Em uma fábrica é fundamental garantir que a empresa está de fato produzindo os melhores produtos, da melhor forma e de acordo com um planejamento feito previamente. Com isso, o PCP é esse plano que objetiva auxiliar o gerenciamento da produção de uma empresa. 

As atividades de PCP envolvem uma série de decisões com o objetivo de definir o que, quanto e quando produzir, comprar e entregar, além de quem, onde e como produzir.

Análise de Layout

A Análise de Layout consiste na organização espacial, através de estudos detalhados do espaço físico e consta com o auxílio de softwares computacionaispara a realização de simulações

Esta estratégia possui o intuito de maximizar a eficiência dos processos produtivos e solucionar variados problemas, como o fluxo desordenado ou desarmônico de um ambiente.  

Cronoanálise

A cronoanálise, também conhecida como estudo de tempos e métodos, é uma metodologia utilizada para mapear, cronometrar e por fim otimizar os processos em qualquer negócio ou atividade. 

Definir qual o tempo e o método de produção ideal para sua empresa são fundamentais para a padronização de atividades e replicação, além de impactar diretamente todas as previsões e a lucratividade da empresa.

Balanceamento de Linha

Consiste em nivelar a carga de trabalho em todos os processos e estações de trabalho, para remover gargalos e evitar excesso de capacidade. Ou seja, balancear uma linha de produção é ajustá-la às necessidades da demanda, maximizando a utilização dos seus postos ou estações, buscando unificar o tempo unitário de execução do produto.

Análise de Movimentações

A análise de movimentos busca desenvolver a otimização dos recursos disponíveis. Ao realizá-la, tem-se uma clara visão das movimentações dos colaboradores e quais destas são desnecessárias, resultando em perdas para o processo produtivo. Dentre as principais ferramentas utilizadas estão o Mapofluxograma e o Diagrama de Espaguete.

Análise de Capacidade Produtiva

A capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue produzir, com os recursos disponíveis em um determinado intervalo. 

Estes recursos podem ser funcionários, máquinas, insumos, etc. Ou seja, é o potencial que a empresa tem de gerar lucro. Sendo assim, o estudo de capacidade produtiva visa gerenciar o fluxo operacional da empresa e possibilitar a tomada de decisões mais assertivas.

Análise de Rotas de Distribuição

A análise de rotas de distribuição visa desenvolver padrões de cargas e distâncias para justificar a entrega do produto por determinado canal. Para tal propósito, desenvolve-se uma ferramenta em softwares específicos, capaz de realizar simulações de cenários. Com isso, o estudo fornece uma base de padrões para definir um novo conjunto de rotas de distribuição, otimizando-as e minimizando os custos.

Quer entender quais as melhores soluções para sua demanda?

Gostou da nossa solução?

Fale com o comercial