Blog Produção Jr.

Você sabe a importância do gerenciamento de estoque?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
reduzir desperdícios - 5S
Você verá neste artigo:

[av_image src=’http://producaojr.com.br/wp-content/uploads/2018/07/samuel-zeller-118195-unsplash-1500×430.jpg’ attachment=’4689′ attachment_size=’featured’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_image]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_textblock size=’15’ font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]

Você sabe a importância do gerenciamento de estoque?

A má administração de estoque é um problema comum a várias indústrias que, por vezes, nem sequer têm percepção da existência desse entrave. Se a sua empresa está sofrendo com falta de abastecimento, muitos produtos parados ou dificuldades semelhantes, pode ser uma boa hora de dar mais atenção para o gerenciamento do seu estoque!

Uma administração de estoque satisfatória é essencial para o bom andamento de qualquer empresa. Ter controle sobre seu estoque é ter conhecimento da quantidade de determinado produto que entra e sai do seu estabelecimento, permitindo atender a demanda com êxito, prevenir-se de prejuízos e maximizar os lucros.

Entretanto, mais do que manter a conta de entrada e saída de mercadorias, o bom controle do estoque possui um leque de aplicabilidade maior do que muitos gestores pensam, além de prevenir complicações as quais, à primeira vista, não parecem serem causadas pelo funcionamento do acervo.

Benefícios derivados do controle de estoque

Fidelização de clientes

Disponibilizar um produto que outras empresas não oferecem em determinado momento, justamente por não possuí-lo em seus estoques, significa atender e agradar os clientes já integrados com o seu negócio e conquistar uma nova gama de consumidores, insatisfeitos com a concorrência.

Conhecimento da demanda do mercado

Ao manter os números de seu estoque devidamente tabelados, uma vantagem adquirida pela sua empresa é a identificação do que é mais procurado pelos consumidores, além de estabelecer quais produtos estão com a demanda baixa e, se for o caso, diminuir sua produção.

Organização da distribuição

É imprescindível que qualquer empresa, seja seu propósito estocar matérias-primas ou produtos para o varejo, esteja a par do seu acervo de mercadorias, de modo que não haja nenhum tipo de imprevisto que prejudique a logística.

Além disso, no caso de indústrias que possuem mais do que um ponto de distribuição, a atenção para o estoque deve aumentar gradativamente, em conformidade com o número de pontos em funcionamento.

Previsão de necessidades / Planejamento geral da empresa

Um estabelecimento que não controla seu estoque corretamente está correndo riscos de sabotar seu próprio planejamento e, consequentemente, o sucesso de suas vendas.

Saber quanto é comprado, quanto é vendido e com que intensidade é o fator que permite antecipar os próximos passos do setor comercial que, por sua vez, é o termômetro de qualquer empresa. Gerenciar estoque, em termos de planejamento, é possuir ferramentas que estimulem o crescimento da empresa e proporcionar uma base para que isso aconteça.

Índice para demais setores da empresa

Como consequência de todas as vantagens e competências citadas acima, o controle de estoque é um indicador de suma relevância para todos os setores envolvidos na empresa, com destaque para financeiro, administrativo e de vendas.

Estes setores estão intimamente ligados com o gerenciamento de estoque pois, entre outras coisas, o último permite que o fluxo de mercadorias seja maior e mais bem organizado, previne perdas desnecessárias e, ainda, aumenta oportunidades de negócio.

Redução de danos a partir do controle de estoque

Além de todas as vantagens que um gestor proporciona à sua empresa ao gerenciar o estoque adequadamente, existe um leque de danos que esse tipo de administração é capaz de prevenir.

Intuitivamente, quanto mais eficaz for o controle de estoque, menor o número de produtos em falta ou de baixa de qualidade. É almejado que a empresa desenvolva a capacidade de conhecer exatamente a demanda de suas mercadorias e, dessa forma, evitar a carência e desperdício de itens e consequente gasto com produtos obsoletos. Ainda, se há produtos faltando, há clientes insatisfeitos e, portanto, perda de vendas e oportunidades de negócios. Percebe? É um problema acumulativo, que não pode ser ignorado.

Ao manter o controle adequado, a empresa evita gastos com manutenção e operações que precisam ser realizadas devido à desordem física do estoque. É importante que o gestor tenha em mente que os produtos, ferramentas e máquinas inseridas na indústria estão em constante estado de depreciação e, quanto mais desorganizada for sua logística, maiores os gastos envolvidos em sua recuperação.

Outra consequência problemática advinda da administração falha da reserva de mercadorias é o bloqueio de investimento em outro tipo de negócio. É interessantíssimo, em termos de capital de giro, que uma empresa possa aplicar parte do lucro em outro tipo de projeto, ou aprimorar um serviço já existente. Quando há muitos tipos de gastos sem retorno, mas que ainda se fazem presentes devido à má administração, esse perfil de investimento não ocorre, e estagna o progresso da indústria.

Como evitar erros comuns no controle de estoque

Planejar a longo prazo

É fundamental que o gestor tenha visão e planos bem esclarecidos para o futuro. Dessa forma, ele poderá entender o cenário aliado à previsão de demanda de cada momento que a empresa vive, seja de número elevado vendas (em que deve ser mantido um fluxo alto de entrada e saída no estoque), ou de períodos de baixa (momento em que deve ser evitado o acúmulo e degradação das mercadorias).

Uma das maneiras de melhor adaptar seus serviços é fazendo um PCP (Planejamento e controle de produção), leia mais sobre este tema aqui!

Conhecer as necessidades de seus clientes

É de grande valor que a administração de seu estoque seja realizada com seus clientes-chave em mente. Cada empresa trabalha com diferentes tipos de consumidores que, no que lhes diz respeito, demandam diferentes tipos de prestação de serviço. Não é favorável que o gestor organize seu estoque com base em uma empresa completamente diferente da sua, ignorando sua singularidade própria.

Usar um software especializado

As planilhas manuais, apesar de muito úteis em determinadas situações, não são as mais recomendadas para empresas que precisam reorganizar seus estoques. Talvez o que esteja travando o desenvolvimento da sua indústria seja a falta de um software que gerencie e alinhe as mercadorias e a logística de sua distribuição.

Elaborar um sistema de organização

Dentro do estabelecimento, a organização física é de relevância imensurável. Não é indicado estocar produtos sem uma sistematização bem delineada. O que o gestor deve fazer é alocar as mercadorias por tipo, reservar os espaços mais próximos às saídas para os itens que sempre têm maior índice de procura, e seguir nessa linha de organização.

Cadastrar e categorizar as mercadorias

Ao cadastrar os produtos e manter sua contagem sempre atualizada, a organização do estoque torna-se muito mais fácil. Sabendo a demanda exata de cada artigo, a empresa se familiariza com suas especificidades, podendo implantar um mapeamento dos produtos, que torna a estocagem mais otimizada.

Procure ajuda de uma empresa de consultoria

As empresas especializadas podem vir a ser de grande ajuda para o sucesso no gerenciamento de estoque, pois elas garantem referência em regulamentações, maneiras de diminuir custos e, claro, por trabalharem diariamente com esse tipo de situação.

Pode-se facilmente julgar a situação de uma empresa pelo modo como ela gerencia seus estoques. Companhias com gerenciamentos eficientes acabam por cortar gastos e desperdícios, enquanto que aquelas que tem um gerenciamento deficiente acabam por, muitas vezes, sair do mercado dados os gastos excessivos.

Se você se interessou por este artigo, ficou com dúvidas ou quer saber como organizar seu próprio estoque, com respaldo de uma empresa especializada em consultoria, entre em contato com a Produção Jr! Estamos ansiosos para atendê-lo da melhor forma!
[/av_textblock]

[av_button label=’Peça seu diagnóstico gratuito’ link=’manually,http://producaojr.com.br/contato/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue803′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’ custom_class=” admin_preview_bg=”]

[/av_one_full][av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_fifth first min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’ custom_class=”]
[av_image src=’http://producaojr.com.br/wp-content/uploads/2018/07/WhatsApp-Image-2018-07-13-at-12.50.52-PM-218×300.jpeg’ attachment=’4688′ attachment_size=’medium’ align=’center’ styling=’circle’ hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_fifth]

[av_four_fifth min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=” custom_class=”]
[av_team_member name=’Marina Corrêa’ job=’Assessora de Relações Comerciais e Consultora’ src=” attachment=” attachment_size=” image_width=” description=’Graduanda em Engenharia de Produção na UFSCar, Marina trabalha como Assessora de Relações Comerciais e Consultora de Projetos na Produção Jr.’ font_color=” custom_title=” custom_content=” custom_class=” admin_preview_bg=”]
[/av_four_fifth]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_fifth first min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’ custom_class=”]
[av_image src=’https://producaojr.com.br/novosite/wp-content/uploads/Captura-de-Tela-2018-07-14-aIs-11.48.22.png’ attachment=’4704′ attachment_size=’full’ align=’center’ styling=’circle’ hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_image]
[/av_one_fifth]

[av_four_fifth min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=” custom_class=”]
[av_team_member name=’Guilherme Resende’ job=’Assessor de Relações Comerciais e Consultor’ src=” attachment=” attachment_size=” image_width=” description=’Graduando em Engenharia de Produção na UFSCar, Guilherme trabalha como Assessor de Relações Comerciais e Consultor de Projetos na Produção Jr.’ font_color=” custom_title=” custom_content=” custom_class=” admin_preview_bg=”]
[/av_four_fifth]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_social_share title=’Share this entry’ style=” buttons=” share_facebook=” share_twitter=” share_pinterest=” share_gplus=” share_reddit=” share_linkedin=” share_tumblr=” share_vk=” share_mail=” av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”][/av_social_share]

[av_comments_list av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]
[/av_one_full]

Open chat
Skip to content