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Guia prático da Consultoria Lean para melhoria de processos e serviços 

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Você verá neste artigo:

Uma das principais preocupações de todas a empresas, independente do setor e do seu porte, é a busca pela eficiência. Para alcançar esse objetivo, a consultoria lean tem se destacado como uma das metodologias mais eficazes, pois esta tem como principal objetivo a busca de uma melhora efetiva de seus processos focando em aumentar a eficiência operacional com a redução de desperdícios, em todas as partes do processo. Com isso, tem como consequência o aumento da lucratividade da organização. 

Desse modo, esse artigo tem como objetivo apresentar um guia prático para a implementação da consultoria lean para a melhoria nas empresas e é esperado que, ao final, o leitor tenha uma compreensão clara sobre como a consultoria lean pode ser aplicada na prática para aumentar a eficiência, a qualidade dos serviços e a competitividade das empresas. 

A consultoria lean tem sido aplicada em diversas empresas e esta traz uma série de benefícios, tais como: 

AUMENTO DA EFICIÊNCIA: por eliminar os desperdícios e melhorar os processos, esta faz com que a empresa possa fazer mais com menos, ou seja, aumentando a produtividade com a redução dos custos. 

MELHORIA DA QUALIDADE DE SERVIÇOS: a consultoria lean enfatiza a importância de entender as necessidades dos clientes e de entregar serviços de qualidade que atenda essas necessidades. 

ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES: essa maneira de consultoria envolve todos os colaboradores da empresa para buscar soluções inovadoras e eficientes, assim, aumentando o engajamento e a motivação da equipe. 

TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM DADOS: é enfatizada a importância de coletar e analisar dados para a tomada de decisão. 

FLEXIBILIDADE E ADAPTABILIDADE: a consultoria lean permite que as empresas se adaptem rapidamente a mudanças no mercado, respondam as demandas dos clientes e inovem constantemente. 

consultoria lean

Mas para implementar a consultoria lean é necessário seguir uma série de passos. O primeiro é mapear todos os processos que estão envolvidos na entrega do serviço, achando os gargalos e os problemas que impedem a eficiência do processo. O segundo passo é exatamente identificar os problemas. Com estes identificados, o próximo passo é a definição de metas, que devem ser estabelecidas em conjunto com os colaboradores, para que todos sejam alinhados com os objetivos da empresa. 

Após isso, o próximo passo é desenvolver soluções para esses problemas identificados para que se alcance as metas definidas. Em seguida, implementar essas soluções, acompanhando constantemente os resultados para garantir que estas estão funcionando e gerando os resultados esperados. E por fim, manter a equipe sempre engajada e motivada, pois a consultoria lean é baseada na melhoria contínua dos processos. 

Para ajudar na identificação dos gargalos, na eliminação de desperdícios, no aumento da eficiência dos processos e na melhora da qualidade dos serviços prestados, a consultoria lean utiliza algumas ferramentas e técnicas. Algumas delas são: 

KAIZEN: é uma abordagem que visa a melhoria contínua dos processos, nesta envolvesse a identificação de oportunidades de melhoria, a implementação de soluções e avaliação dos resultados obtidos. Esta é uma ferramenta poderosa para identificação de desperdícios e a melhoria da eficiência dos processos.  

KANBAN: esta é uma técnica visual de gestão de fluxo de trabalho, que ajuda a garantir que o trabalho seja realizado de forma eficiente e sem interrupções desnecessárias. E esta ferramenta é útil para a gestão de processos e envolve múltiplas etapas e equipes. 

5 SENSOS (5S): é uma metodologia que visa a organização e a padronização dos processos, envolvendo a implementação de cinco princípios:

  • Senso de utilização (materiais são classificados de acordo com a frequência com que são utilizados);
  • Senso de organização (visa simplificar, colocando os objetos menos utilizados em posições em que fiquem organizados e etiquetados, agilizando os processos);
  • Senso de limpeza (limpeza do local de trabalho, evitando fones de sujeira); senso de padronização (junta-se os outros três sensos já citados, para que assim seja realizado a padronização das melhorias);
  • Senso de disciplina (este é alcançado quando a metodologia está em perfeito andamento, quando todos estão exercendo suas funções e colaborando para as melhorias contínuas).

 

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR (VSM): já esta ferramenta é utilizada para mapear o fluxo de um processo, identificando os gargalos e desperdícios e quais as oportunidades de melhorias. E analisando o fluxo das etapas e informações do processo desde a origem até a entrega ao cliente. 

POKA-YOKE: é uma técnica que visa a prevenção de erros humanos, envolvendo a implementação de dispositivos ou sistemas que evitam que os erros ocorram. Dessa maneira, o trabalho se torna mais fácil e gerando bons resultados.

Possuem 4 tipos de Poka-Yoke: de prevenção (elimina a causa geradora do erro); de detecção (possui duas modalidades: de controle, que interrompe o processo perante a ocorrência de um erro; e a de advertência, que ocorrem sinais visuais e/ou auditivos com o surgimento de erro); de valor fixo (serve para assegurar que um número específico de movimentos tenha sido feito durante o processo); de etapas (evita falhas na ordem de execução). 

Essas são as principais ferramentas utilizadas na consultoria lean e ao utilizá-las, de forma integrada, a empresa pode obter resultados significativos em termos de redução de desperdícios, melhoria da eficiência dos processos e melhoria da qualidade de serviços prestados. 

Você indentificou a necessidade de implementar a Consultoria Lean na sua empresa e quer ajuda para implementá-la, entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e descubra como podemos impulsionar o crescimento e o sucesso do seu empreendimento! 

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Escrito por Marcela Becari Leão, Consultora de Projetos da Produção Jr.

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