Blog Produção Jr.

Layout Industrial: 3 medidas que farão sua empresa se destacar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
layout-industrial
Você verá neste artigo:

Layout industrial: 3 medidas que farão sua empresa se destacar

Há muitos processos, métodos e filosofias que podem melhorar um processo produtivo e sua gestão empresarial, entre eles, o estudo do layout. Mas como esse estudo pode ser viável? Se a sua empresa apresenta baixa capacidade produtiva, dificuldade em apresentar um bom fluxo de trabalho e em acessar e supervisar determinadas áreas, este estudo é o mais indicado.

Mas, o que significa layout?

Resumindo, significa tudo o que está relacionado ao fluxo de trabalho, no qual devem ser visados fluxos racionais (sequência ordenada), progressivos (sem retorno) e limpos (sem obstrução). Para ter um layout eficiente, é indispensável maximizar o espaço disponível, contanto que regras de conforto, segurança e higiene sejam respeitadas.

1.       Padronize seu tempo

 Já imaginou bater as metas de produção que sua empresa propôs? Normalmente pequenas e médias empresas sofrem com atrasos na entrega e/ou na produção, desorganização quanto ao chão de fábrica e dificuldades na supervisão dos processos prejudicando a logística produtiva da empresa.

É essencial organizar o seu tempo e sua área de produção. O melhor jeito para isso é padronizar seus processos e, com isso, padronizar seu tempo de produção.

Para aumentar a produtividade e evitar tempo ocioso, é importante que o layout pretendido pela empresa se baseie no método da cronoanálise, tornando-a competitiva e capaz de estimar e otimizar cada processo do trabalho dos funcionários. Assim, o tempo padrão de uma operação e de cada etapa da linha de produção poderá ser cronometrado. Entenda mais sobre como esse assunto é aplicado na prática acessando esse link.

E quais são os benefícios? Um layout que padronize eficientemente os processos, consegue não só mostrar as falhas do mesmo, como também permite repará-las, de modo a evitar atrasos, otimizar o tempo, controlar melhor a produção e o estoque e reduzir o gargalo durante os processos da empresa.

Saiba mais sobre a padronização clicando no link a seguir.

 

2.      Faça um controle eficiente de seu estoque

Já pensou na possibilidade de reduzir custos, otimizar a distribuição e ainda, fazer um bom uso do espaço disponível? Um dos pontos que determinam o crescimento de uma empresa é a boa aplicação do layout por processo funcional, visando otimizar o gerenciamento de estoque. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

 

É muito comum, em empresas com um layout mal elaborado, ocorrerem paradas ou obstruções no meio do fluxo produtivo devido à difícil acessibilidade e visualização do estoque, não atingindo a sua máxima capacidade produtiva. Como solucionar esse problema? Organize-se, construa um espaço almoxarifado.

Com o auxílio de alguns pontos da filosofia 5S, é possível elaborar um layout eficiente, ganhando maior controle e supervisão sobre o estoque. Com o intuito de construir uma linha de produção eficiente, utilizando padronização, organização e utilização como pilares. Essa ferramenta se encaixa perfeitamente na função de controlar eficientemente o estoque, abordando os seguintes pontos:

  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização e identificação das ferramentas e produtos;
  • Melhor conservação das ferramentas e produtos;
  • Melhoria nas condições de segurança;

Entenda mais sobre 5S no seguinte artigo.

3.      Otimize a sua linha de produção

Se é possível ter um controle eficiente do estoque e do tempo, por que não facilitar o trabalho dos funcionários e aumentar a qualidade do seu produto? Um ponto chave para o sucesso da sua empresa é o rendimento do funcionário e em um layout bem elaborado, ao reformular o ambiente, o objetivo de elaborar um processo sequencial, simples e efetivo é alcançado.

Se sua empresa possui altos custos de movimentação, mão de obra e gastos desnecessários com estoque intermediário, o layout em linha pode te ajudar.

Porém, como realizá-lo? Fazendo bom uso do sistema Just in Time, determinando tudo o que deve ser produzido e transportado, realizando os processos no “momento certo” e ainda evitando desperdícios. Logo, com o processo já padronizado, o funcionário se encaixa perfeitamente nessa linha de produção.

O funcionário consegue se especializar em uma determinada função, a qual realizará constantemente, diminuindo a taxa de erros e aumentando a velocidade do processo com uma melhor canalização dos materiais e trabalho.

Por conseguinte, obtém-se um controle fácil e simples da produção, usando o tempo máximo dos operários e das máquinas (balanceamento de linha), melhorando em todos os sentidos a logística da empresa, o que evita retrabalhos.

Aumente sua produtividade e qualidade!

O intuito deste artigo é mostrar a importância da boa elaboração de um layout e de uma boa gestão empresarial para o sucesso de uma empresa, trazendo inúmeras vantagens para o seu negócio, como citado em cada ponto.

Listando as considerações finais, reforme seu layout com o auxílio da Produção Jr, bata suas metas de produção; evite atrasos; reduza gastos desnecessários; apresente uma boa qualidade de trabalho aos seus funcionários e, por fim, esteja entre os melhores!

Quer saber mais sobre layout e sua aplicação? Acesse o link ou entre em contato com a Produção Jr.

Skip to content