Blog Produção Jr.

Case de Sucesso: Layout e Simulação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Projeto de Layout e Simulação
Você verá neste artigo:

Case de Sucesso: Projeto de Layout e Simulação – Grupo Butterfly e Restaurante Plaisir

ATENÇÃO: Os nomes utilizados para dirigir-se ao Grupo Butterfly e ao Restaurante Plaisir são fictícios.  

Motivação do projeto

O Grupo Butterfly é um grupo que possui sua sede localizada na cidade de São Paulo/SP e atua no ramo de distribuição de combustíveis, químicos, armazenagem para granéis líquidos e varejo farmacêutico. 

A contratação da nossa empresa foi resultado de um edital em que várias empresas concorreram entre si no qual a Produção Jr foi a escolhida. O intuito foi solucionar algumas adversidades que vinham ocorrendo quanto ao Restaurante Plaisir. 

O restaurante, que desde 2001 mantém-se funcionando nas acomodações do Grupo Butterfly, atua por intermédio de uma administração familiar, oferecendo café da manhã e almoço aos funcionários da empresa. 

O projeto realizado teve como foco a refeição do almoço, período em que atendia uma grande quantidade de pessoas. O restaurante enfrentava diversas dificuldades, como filas extensas no buffet e na balança, fluxos conflitantes das filas e dos afazeres dos funcionários e falta de pagamento por parte dos clientes.

Soluções trazidas pela Produção Jr.

A Produção Jr. realizou projeto de Layout e Simulação

Para a realização efetiva do projeto, foi necessário identificar os gargalos no sistema por meio de uma análise dos tempos envolvidos nos fluxos internos. Em seguida, foi realizado o estudo do layout, que consiste na busca pela realocação física da planta de uma empresa ou indústria de modo a otimizar todo o seu processo produtivo. 

 Nesse processo são consideradas restrições do ambiente e do serviço nele realizado, criando assim, fluxos de pessoas e/ou materiais que aprimorem a sua produtividade ou atendimento.

Como solução, a Produção Jr trouxe 3 cenários de melhorias para a empresa, um pessimista, um realista e outro otimista em comparação com o cenário original. Desse modo, com a finalidade de tornar a solução ofertada ainda mais assertiva e reduzir, ao máximo, gastos desnecessários, foram realizados testes de Simulação.

Durante o processo, foram analisadas as porcentagens de melhoria da situação apresentada e consequentes vantagens e desvantagens de cada cenário proposto. Tal análise facilita a decisão final, conforme o interesse do cliente, por priorizar cada um dos indicadores. 

Desafios enfrentados na realização do Projeto de Layout e Simulação

A realização do projeto superou diversos desafios, uma vez que a empresa possuía uma planta do restaurante que não estava no modelo necessário e tinha proporções incorretas. 

Surgiram, também, alguns contratempos relacionados à etapa de tratamento estatístico de dados em relação à execução da simulação. 

A equipe deparou-se ainda com diversos conflitos de ideias entre o dono do restaurante e o cliente decisor do projeto. E foram enfrentadas dificuldades relacionadas ao contato com a pessoa responsável pela tomada de decisões. 

Dessa forma, a superação dos desafios tornou-se um dos objetivos do projeto, tendo em vista que, para a obtenção de resultados satisfatórios e sucesso do projeto, seria necessário superá-los. 

Alguns aspectos como estudo mais aprofundado dos fluxos e processos, imersão no ambiente, adaptação de diversos dados, persuasão, assim como o contato direto com professores do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCAR (DEP) foram fundamentais na superação de desafios e alcance dos objetivos.

Impacto causado

O projeto possibilitou ao cliente definir qual layout melhor correspondia ao cenário ideal, adequando-se às suas necessidades e reduzindo gastos dispensáveis. Oferecendo, também:

  • redução de 98,5 a 99,9% no tempo de médio de espera nas balanças;
  • redução por completo das filas antes encontradas na balança;
  • redução significativa da fila e tempo de espera no buffet (tabela abaixo);
  • propostas mais sustentáveis para a qualidade da experiência dos clientes;
  • sistema que garante o pagamento;
  • segurança e praticidade para os funcionários;
  • um ambiente mais agradável.

Além disso, a otimização do controle de fluxos foi essencial para o cenário de pandemia e distanciamento. 

Em todos os cenários, exceto pelo anterior, não há a existência de fila na balança e o tempo médio de espera é reduzido em uma porcentagem entre 99,9% e 98,5% no melhor e pior cenário, respectivamente, dos três propostos.

Se você possui ou conhece um negócio como o Restaurante Plaisir que precise de ajuda quanto a estrutura do espaço físico, a Produção Jr terá o prazer em auxiliá-lo!

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Layout e Simulação e outros serviços por nós oferecidos ou clique no botão abaixo para agendar uma reunião de diagnóstico gratuita!

Skip to content