Blog Produção Jr.

3 vantagens resultantes de um controle de estoque eficiente

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

3 vantagens de um controle de estoque eficiente

Uma empresa deve estar pronta para evitar prejuízos, otimizar seus tempos, melhorar o seu fluxo de trabalho, etc. Ela deve ser apta para ter um posicionamento competitivo no mercado, utilizando diversos recursos e ferramentas da área produtiva e de gestão, nas quais a Produção Jr atua, nesse viés, esse artigo tem o objetivo de informar-lhe melhor sobre as vantagens de ter um controle de estoque eficiente.

O que é controle de estoque?

É uma área importantíssima de uma empresa é responsável por prever a futura demanda, a qual irá corresponder aos gastos que a empresa deverá realizar para atender a sua demanda. Um mau gerenciamento desta área pode acarretar
prejuízos, desperdícios e preços de vendas pouco competitivos perante o mercado.

Neste artigo, mostraremos 3 vantagens de ter um controle eficiente do estoque por parte da sua empresa.

     1. Prevenir Prejuízos

Começando pelo principal objetivo de uma empresa, evitar prejuízos e, consequentemente, obter lucro. O controle de estoque ajuda a empresa a avaliar a gestão de materiais (Vencimento, custo, prazo de entrega etc.), logo, o objetivo de uma pequena ou grande empresa deve ser manter uma produção enxuta (Lean manufacturing), armazenando a quantidade ideal de materiais para a produção, certificando-se que não faltem nem sobrem materiais.

Portanto, o gerenciamento de estoque tem um impacto direto nas despesas de uma empresa, entrando na lógica de economias de escala também, é recomendado que o gerenciamento de estoque seja revisado a cada semana, dependendo da área de atuação da empresa, para isso, é necessário o auxilio
tecnológico para ter um controle mais eficiente e assertivo.

Cabe ressaltar: O controle de estoque varia constantemente em função das condições políticas, econômicas, sociais e, até mesmo, das crises que o país ou aquela indústria possa enfrentar, logo, um controle eficiente é um controle constante.

     2. Integração dos setores

Integrar os setores de uma empresa, além de melhorar os relatórios e comunicação entre áreas, tem um impacto positivo no fluxo de trabalho e redução de tempos, possuindo um sistema integrado para compartilhamento de informações, permitindo uma otimização no planejamento.

Além disso, integrar os setores significa acelerar e não interromper o fluxo de trabalho, dando uma maior acessibilidade e visualização do estoque, podendo atingir a capacidade produtiva máxima de uma empresa. Para ter um controle de estoque eficiente, podem-se utilizar filosofias e ferramentas, por exemplo, a filosofia 5S  (entenda mais sobre a Filosofia 5S clicando aqui!) consegue misturar organização, disciplina e padronização para que seja possível um maior controle e visualização do estoque.
Isso pode trazer inúmeros benefícios à empresa, como:

  1. Economia de tempo;
  2. Localização rápida dos elementos do estoque;
  3. Maior conservação e organização do estoque.

     3. Otimizar o processo de compras

Controlar eficientemente o estoque significa eliminar despesas desnecessárias que seriam feitas em uma situação não bem organizada, tendo um maior controle sobre o processo de compras.

Otimizando esse processo, é possível reservar os materiais de acordo com o planejamento do seu consumo, detalhando quantidade, data de utilização, etc. Portanto, o objetivo é evitar os atrasos ou excesso de materiais (Fatores que têm um impacto direto sobre o fluxo de caixa da empresa).

Entre outras vantagens, o controle de fornecedores torna-se mais fácil, pois, além de cadastrar os produtos, também poderá ser feito o controle eficiente de fornecedores, podendo identificar a qualidade e necessidade daquele fornecedor. Consequentemente, fica mais fácil para a empresa em alternar decisões entre optar por uma entrega rápida e de alta qualidade, porém, com um preço elevado e vice-versa, adaptando-se à realidade que a empresa vive no momento.

Gerenciando o estoque

É fundamental gerenciar o estoque de uma maneira correta para que a empresa sempre tenha em mãos o necessário para a sua produção, sem correr risco de deixar a produção parada e nem com excesso de estoque, assim, o estoque estará sempre atualizado e devidamente organizado.

Agora que você já sabe mais sobre algumas vantagens do controle de estoque, é importante ressaltar que conhecimento técnico pode fazer uma diferença positiva para a aplicação de uma gestão eficiente. Assim, entre em contato com a Produção Jr e agende um diagnóstico gratuito conosco para que possamos te ajudar a otimizar seu estoque!

Click here to add your own text

Click here to add your own text

Skip to content