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Como a análise de mercado pode auxiliar o seu negócio

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Como a análise de mercado pode auxiliar o seu negócio

A decisão de criar um novo negócio ou expandir para outros mercados vem acompanhada de diversas incertezas. A principal delas é: “o produto ou serviço que pretendo oferecer será bem aceito pelo mercado? “. Por essa razão, para se tomar uma decisão assertiva e diminuir o risco do empreendimento, é necessário conhecimento do mercado de atuação. Um instrumento que torna isso possível é a análise de mercado.

Essa análise é uma das análises que compõem o plano de negócios, que visa analisar o mercado de forma estratégica a fim de determinar a viabilidade do empreendimento. A partir dela, é possível determinar qual será a aceitação do mercado ao seu produto, diminuindo os riscos de prejuízo. Além disso, esse estudo é necessário para determinar a melhor maneira de conquistar o consumidor, fator essencial para o sucesso do empreendimento.

Nesse artigo, elaboramos um passo a passo para tornar a análise de mercado simples e ajudar você a validar sua ideia de negócio!

O que é análise de mercado? Por que ela é importante?

A análise de mercado pode ser definida como a captação de informações sobre o mercado em que sua empresa atua ou atuará e também a análise de seus impactos. De forma simples, ela serve para determinar a demanda dos clientes e o que os concorrentes oferecem para supri-la. Para garantir a qualidade da análise, é fundamental reunir informações relevantes e em boa quantidade.

A partir da análise identifica-se o perfil dos consumidores, dos fornecedores e o posicionamento da concorrência, bem como os riscos de atuação que o segmento enfrenta atualmente ou enfrentará no futuro. Com isso, o gestor consegue identificar ameaças e oportunidades, além de antecipar as condições do mercado.

Assim, a análise é uma atividade essencial para a criação e expansão de um negócio, pois focaliza esforços e dá uma visão clara de como a empresa deve se posicionar para criar vantagens competitivas e se destacar no mercado.

Como fazer uma análise de mercado?

1 – Analise o cenário

Para começar a sua análise, é preciso olhar de forma ampla para o setor e identificar os fatores externos que influenciam diretamente no seu negócio. Reúna informações gerais sobre aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que impactam no setor em que atua.

Atente-se para algumas informações importantes como o tamanho do setor, como ele está distribuído, tendências econômicas do país e do setor e aspectos regulamentares. Além disso, é importante analisar as barreiras de entrada, ou seja, o que impede as empresas de atuarem nesse setor: é preciso um alto investimento ou domínio de tecnologia específica? O acesso a canais de distribuição é dificultado?

Mapear como mudanças em cada um desses aspectos afeta o negócio possibilita prever potenciais riscos e oportunidades. Dessa forma, ajuda você, empreendedor, a criar planos de ação de aproveitem ao máximo as oportunidades e defendam seu negócio de possíveis ameaças.

2 – Avalie seu cliente

Para determinar se um novo produto ou empreendimento será bem-sucedido, é necessário saber quem, como e por que está comprando. Dessa forma, é necessário identificar e detalhar o perfil de consumidores atuais ou futuros. É necessário, então, segmentar o público-alvo a partir de quatro aspectos principais:

Geográficos: onde o cliente mora? Quais as particularidades do lugar onde mora?

Demográficos: qual seu gênero? Qual sua faixa etária? Qual seu grau de instrução? Qual sua renda?

– Psicográficos: qual seu estilo de vida? Quais são seus hábitos? Quais são seus valores?

Comportamentais: qual o seu nível de conhecimento sobre o produto oferecido? Como ele utiliza? Como o cliente compra o produto: internet, lojas físicas? Como ele ficou sabendo do produto?

Com essa segmentação, delimita-se o nicho de mercado. Isso permite definir quais são as necessidades, expectativas e desejos dos clientes, qual sua satisfação em relação aos produtos existentes do mercado e o que os motiva a comprar. Quanto mais segmentado, mais apurada é a pesquisa, e o produto será mais bem direcionado ao cliente. Essa análise é importante para definir os canais de distribuição, o canal de comunicação empresa-cliente e os preços a serem praticados.

3 – Analise a concorrência

O objetivo desse tópico é compreender como a concorrência se posiciona no mercado e quais são as características dos produtos e serviços que oferecem. É importante entender quais seus diferenciais, fraquezas e reputação perante os clientes. Determinar esse posicionamento com assertividade permite diagnosticar demandas não atendidas pelo mercado, que podem ser aproveitadas para gerar vantagens competitivas.

É necessário também avaliar qual o perfil da concorrência. Para isso, é necessário responder questões como: os concorrentes têm recursos financeiros, humanos para reagir ao seu lançamento? Como é sua estratégia de atuação frente ao mercado? Eles reagem aos movimentos dos rivais de forma ágil? Esse tipo de pergunta é fundamental para manter o produto competitivo no mercado mesmo após o lançamento.

4 – Estude o mercado fornecedor

O objetivo é conhecer qual o fornecedor que pratica o melhor preço, qualidade de materiais, condições de pagamento e prazo de entrega. Entender quais são suas particularidades é importante para determinar quais serão os melhores fornecedores para seu negócio.

Além disso, analise qual o poder de barganha do fornecedor frente a sua empresa. Se o grau de dependência da sua empresa em relação a um fornecedor específico for alto, o mesmo pode praticar preços maiores. Isso pode ser, em alguns casos, uma variável decisiva para a viabilidade do seu negócio.

E como obter essas informações?

Esses dados podem ser levantados de duas formas:

Os dados secundários são obtidos sem o contato direto com os clientes, o que pode ser chamado também de “desk research”. Esses dados são disponibilizados por universidades, institutos (como o IBGE), jornais ou revistas. Essas informações são mais fáceis de obter e são bons pontos de partida para o início da análise. São boas fontes para informações secundárias: o IBGE, Ministério da Fazenda, Reclame Aqui e associações específicas do setor da sua empresa.

Já os dados primários são aqueles obtidos através do contato direto com os clientes. A principal ferramenta utilizada para coletar essas informações é a pesquisa de mercado. A partir dela, obtêm-se dados inéditos e mais direcionados ao seu negócio, permitindo capturar as aspirações e desejos reais do mercado em relação ao seu produto.

Uma boa análise deve abranger os dois tipos de informações e ser um processo contínuo. Ou seja, é fundamental que sua empresa se mantenha atualizada sobre os movimentos do setor, mesmo depois da etapa de planejamento do negócio ou preparação para um novo lançamento.

Depois da análise de mercado, é possível ter uma visão ampla sobre sua empresa e seu posicionamento no mercado, possibilitando embasamento e assertividade em decisões corporativas, diminuindo os riscos do negócio.

Com essas informações sobre sua empresa e setor, é possível também montar uma Matriz SWOT para organizar melhor as informações obtidas e auxiliar na elaboração planejamento estratégico da sua empresa.

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