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Saiba como posicionar sua empresa no mercado com a Previsão de Demanda

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Saiba como posicionar sua empresa no mercado com a Previsão de Demanda

A Previsão de Demanda é a base para as decisões estratégicas de uma empresa. Sua construção é pautada na busca de informações, dados estatísticos, econômicos ou históricos a fim de se traçar uma previsão da demanda futura. De modo geral, as empresas direcionam suas atividades de acordo com o rumo definido ao seu negócio (Planejamento Estratégico) e, para torna-la mais competitiva e saber se posicionar em seu mercado, é fundamental que áreas de produção, vendas e finanças tenham acesso a essas informações e realizem a previsão de demanda.

Contudo, é importante ressaltar que a previsão não é precisa. Seu papel é fornecer dados próximos da realidade para que a empresa possa tomar suas decisões de modo eficiente. Selecionar um produto ou serviço foco para a análise além de definir um horizonte temporal específico são meios de aumentar a precisão da análise.

 

Métodos para Previsão de Demanda

            Existem duas diferentes abordagens para os métodos de análise da demanda futura: a abordagem qualitativa e a quantitativa. A distinção principal entre elas está no foco da análise, sendo uma pautada na busca por dados concretos e a outra na formulação de hipóteses por meio de pesquisas e experiências prévias dos administradores. A escolha entre uma ou outra abordagem deve se dar justamente se a empresa detém ou não registros históricos de demanda ou pela possibilidade de realizar uma pesquisa e coletar dados atuais.

A abordagem qualitativa é justamente aquela usada quando os dados e informações sobre períodos anteriores são escassos. Assim, a experiência e intuição dos administradores são fundamentais a fim de se obter insights na construção da previsão. Além disso a realização de pesquisas com consumidores para saber suas intenções de compra é outro meio de se obter dados para o prognóstico. Alguns dos métodos para pesquisa qualitativa são: Método Delphi, Força de vendas, Analogia histórica e Júri Executivo.

Já a abordagem quantitativa se trata da análise dos números de vendas de períodos anteriores, sendo muito menos subjetiva se comparada a abordagem anterior. Esta previsão é muito influenciada pelo tipo de negócio e o horizonte temporal analisado (dias, semanas, meses, anos), pois depende muito das informações disponíveis sobre a empresa nestes períodos. Além disso, um ponto interessante a ser ressaltado é a influência da sazonalidade do produto ou serviço ofertado que impacta diretamente na análise desses dados. Os métodos estatísticos mais comuns para realizar esta previsão são: Regressão simples e múltipla, Média móvel, Suavização potencial, Projeção de tendência e Decomposição.

Passos para a Previsão de Demanda

         Podemos dividir o processo de Previsão de Demanda em 5 etapas:

  1. Definição do objetivo: ter metas e objetivos bem claros é fundamental para se iniciar qualquer análise, pois estes darão o rumo das pesquisas e estimativas realizadas.
  2. Definição do horizonte temporal: com base nos objetivos estabelecidos, deve ser definido o horizonte temporal (curto, médio ou longo prazo) da estimativa de demanda.
  3. Definição do modelo de previsão: como visto anteriormente, existem métodos tanto de pesquisa quanto de estatística para realizar a previsão de demanda. Cabe ao profissional responsável definir o modelo mais adequado tendo em vista os pontos anteriormente citados
  4. Coleta de dados: com o método decidido, seja ele qualitativo ou quantitativo, o próximo passo é coletar as informações necessárias para a realização do prognóstico.
  5. Interpretação dos resultados: com os dados em mãos, a última etapa é estudar estes dados alinhando os objetivos estabelecidos dentro do horizonte temporal definido para chegar a uma estimativa da demanda a mais próxima possível da real.

Previsão de Demanda e Gestão de Estoques

            A Previsão de Demanda é importante em diversas esferas da empresa, contudo ela estabelece uma relação muito forte com a Gestão de Estoques, visto que ao não utilizar métodos para a estimativa da demanda, ela assume o risco de ter excessos ou desperdícios.

Existem dois principais modelos de produção neste sentido que são o empurrado (push) ou o puxado (pull). No primeiro, os processos são desempenhados em antecipação à demanda e os gerentes devem planejar o nível de produção. Já no segundo, os processos ocorrem em resposta a demanda do cliente e os gerentes devem planejar o nível de capacidade que será disponibilizada. Em ambos os casos, a projeção da demanda é essencial para um planejamento eficiente.

Caso você tenha interesse em aprofundar mais seus conhecimentos acerca do assunto, temos no blog um artigo específico sobre Gestão de Estoques, basta clicar aqui.

Comece a prever sua Demanda

            Como vimos, a Previsão de Demanda é a base para vários processos desempenhados dentro de uma empresa, inclusive o planejamento estratégico. Independentemente do método aplicado, ela é fundamental para manter a competitividade da sua empresa dentro de seu segmento de mercado e ainda evitar desperdícios com estoque maximizando os lucros.

Nós da Produção Jr podemos te ajudar com isso! Agende um diagnóstico agora e realize uma produção de demanda efetiva para seu negócio.
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