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Expanda os limites de sua empresa com a Análise de Capacidade

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Expanda os limites de sua empresa com a Análise de Capacidade

 Você sabe dizer se sua empresa conseguiria produzir tudo aquilo que pretende vender? Já recusou um pedido de seu cliente por não saber se conseguiria atendê-lo no prazo estipulado? Já perdeu dinheiro por não conhecer bem sua própria empresa?

Essas são algumas das várias dificuldades que grande parte das empresas enfrentam diariamente. E não para por aí, perder dinheiro pelo mau dimensionamento da capacidade de produção da empresa é muito comum!

Para que tais prejuízos sejam atenuados, realizar uma análise de capacidade na sua empresa é fundamental! Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O QUE É A ANÁLISE DE CAPACIDADE?

A análise de capacidade é uma atividade realizada paralelamente ao plano de produção da empresa (quanto a empresa pretende produzir em cada mês ao longo de um horizonte de tempo estipulado). Seu objetivo é garantir que ocorra um equilíbrio entre a capacidade de produção disponível na fábrica e a capacidade necessária para atingir o que foi estipulado pelo plano de produção.

Caso a sua empresa ainda não tenha realizado um plano de produção para que seja feita uma análise de capacidade do mesmo, clique aqui para conhecer mais sobre previsão de demanda e como antecipar suas vendas futuras, para saber quanto e como produzir!

É importante destacar que a capacidade disponível mensalmente (caso a empresa considere suas operações mensalmente) pode ser calculada em horas de trabalho. Como por exemplo, caso a produção esteja ativa durante 8 horas por dia, 20 dias no mês e seja considerada uma eficiência de 85%, devido a pausas, interrupções e afins, a capacidade mensal disponível será de 8*20*0,85 = 136 horas-máquina por mês!

UTILIZANDO A ANÁLISE DE CAPACIDADE

Suponhamos que sua empresa venda os produtos A e B, e tenha realizado previamente um plano de produção para os meses de maio, junho e julho. Assim, para o mês de maio, foi planejado vender 80 unidades do produto A e 20 do produto B, para o mês de junho, 90 unidades do produto A e 40 de B e por fim, 100 unidades do produto A e 50 do B em julho. A situação é detalhada na tabela a seguir para melhor entendimento:

Ao realizar e utilizar uma análise de capacidade, você será capaz de determinar se é possível realmente produzir tudo o que foi planejado para este período. Entretanto, caso não seja, o que fazer?

Vamos supor que para o último mês do planejamento (julho) a capacidade máxima de produção fosse ultrapassada. Nesse contexto, uma técnica muito comum é “transferir” a produção que não poderá ser realizada em determinado mês para outros meses! Para o exemplo, significaria produzir mais nos meses de maio e junho e aumentar o estoque, para que ele consiga suprir toda a demanda do mês de julho, garantindo assim que todas as vendas da empresa possam ser entregues, evitando que haja prejuízo com falta de produtos.

É válido mencionar que gerenciar estoques não é uma tarefa fácil, caso não seja feito de maneira correta, pode trazer custos adicionais para a sua empresa! A Produção Jr está aqui para ajudar, saiba como realizar o gerenciamento de estoques da sua empresa de forma ágil e assertiva!

OS BENEFÍCIOS OBTIDOS

Como já citado anteriormente no texto, é muito importante que a sua empresa realize periodicamente uma análise de capacidade, pois com ela é possível conhecer e expandir os limites, alavancando cada vez mais os resultados obtidos! Vamos aos benefícios que ela pode proporcionar:

  • Tenha maior controle sobre suas operações!

Ao realizar uma análise de capacidade, é possível balancear as quantidades de produtos produzidos em cada mês (caso a base adotada seja mensal), e então extrair o máximo de vendas possível para a sua empresa, dado o quanto ela é capaz de produzir.

  • Seja mais assertivo em suas vendas!

“Se eu vender X unidades no mês de julho, será que conseguirei entregá-las?”

Com a análise de capacidade, essa dúvida não estará mais presente. Saiba o quão alto você pode voar ao vender seus produtos, tenha argumentos para convencer seus clientes de que você consegue, sim, atender aos pedidos!

  • Evite perder dinheiro!

Já deixou de atender pedidos por não dar conta de atender toda a demanda? Com a análise de capacidade, a tomada de decisão fica muito mais fácil de ser realizada. Portanto, pare de perder dinheiro com pedidos em atraso, ou vendas não aproveitadas!

  • Mantenha uma boa reputação com seus clientes!

Uma das consequências intrínsecas de atender bem à seus pedidos, é a confiança e fidelidade que seus clientes desenvolverão com sua empresa, abrindo portas para novos negócios, parcerias de sucesso e crescimento orgânico para sua empresa. Faça com que o nome da sua empresa seja sinônimo de qualidade!

Se identificou com alguma situação abordada no texto? Ficou interessado(a) em saber quais os resultados que sua empresa poderia obter com uma análise de capacidade? Entre em contato com a gente para que possamos trabalhar juntos em prol de melhores resultados para a sua empresa!

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