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Gestão da qualidade: como ela garante a satisfação do seu cliente

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Entenda o que é gestão de qualidade e como ela garante a satisfação do seu cliente

Já notou sinais, dentro de sua empresa, de estremecimento da relação com o cliente, baixo crescimento das vendas, dificuldade em se destacar diante da concorrência, relações não saudáveis com parceiros e fornecedores?

Então talvez esse seja o momento de aplicar estratégias da gestão de qualidade.

A gestão de qualidade é uma técnica aplicável às empresas que foca na melhoria e otimização da produção ou dos serviços, a fim de manter a qualidade do negócio e gerar um diferencial competitivo no mercado.

São inúmeras as vantagens da gestão de qualidade, dentre elas, redução de prejuízos derivados da reparação ou perda de peças, aumento nas vendas e na produtividade, diferencial competitivo e maior satisfação do cliente.

Além disso, suas técnicas possibilitam um bom gerenciamento dos processos, aproveitando o máximo de recursos possíveis, o que acaba se revertendo em maior lucratividade.

Dessa forma, o conceito de gestão de qualidade deve ser bem conhecido pelos gestores da empresa já que sua aplicação é crucial para o desenvolvimento e crescimento da organização.

Se seu foco é a satisfação do cliente e você deseja um bom resultado dentro da sua empresa, atente-se para a gestão de qualidade e seus conceitos.

Princípios a serem adotados

A implantação de uma gestão nesses moldes implica o uso de alguns princípios que devem ser observados por qualquer empresa.

Para que seu objetivo principal seja atingido, ou seja, o cliente e sua satisfação, é necessário a liderança e o envolvimento dos trabalhadores na busca por qualidade.

Outro ponto importante para se atingir a satisfação é a implementação de processos que compreendam o sistema global da empresa, de modo a melhorar o ambiente de trabalho e possibilitar que trabalhadores e gerentes façam uma autoavaliação de seu comprometimento.

Faça uso de ferramentas de qualidade

A gestão de qualidade não precisa, necessariamente, implicar a adoção de alguma certificação, embora esta seja importante. Ela pode ser feita, também, pelo uso das 7 ferramentas de qualidade.

As 7 ferramentas de qualidade são técnicas utilizadas para identificação e priorização de problemas. Fazem parte desse método as ferramentas de Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Carta de controle, Fluxograma de processos, Diagrama de Dispersão e Folha de Verificação.

Nesse sentido, o gestor pode utilizar dessas técnicas de forma a atingir uma maior visualização de todos seus problemas e, assim, priorizar a resolução deles para depois solucioná-los, o que possibilita que cada tarefa seja feita prezando pelo resultado de maior qualidade.

Dessa forma, sua empresa pode ficar cada vez mais alinhada com as táticas do sucesso. Para entender mais sobre as 7 ferramentas de qualidade, acesse um de nossos artigos clicando aqui.

Conheça o processo de melhoria contínua

A melhoria contínua é uma ramificação dentro da gestão de qualidades, baseada no conceito japonês de mudança para melhor (Kaizen), que presa pela identificação de problemas que mais necessitam de suportes ou melhorias dentro da empresa para que, depois, se elabore um planejamento para resolução dessas anomalias.

Leia mais sobre o conceito de Kaizen entrando em outro artigo do nosso blog.

Dessa maneira, pode-se dizer que a melhoria contínua é capaz de implantar projetos estratégicos que poderão refletir tanto nos produtos e processos organizacionais, como na gestão da qualidade da empresa.

Para isso, esse processo faz uso de ferramentas de ação corretiva, as quais buscam eliminar ou diminuir causas de ações indesejadas, além de ação preventiva, as quais visam prevenir que anomalias aconteçam. Caso queira se aprofundar no conceito de melhoria contínua acesse este link.

Melhore a Imagem de sua empresa

É de extrema importância que sua marca consiga atrair uma imagem positiva na mente do cliente, sendo também capaz de exceder as expectativas dele a fim de ganhar confiança do público e fazer com que ele sempre procure seu negócio.

Para isso, a gestão de qualidade entra como grande diferencial em seus negócios proporcionando a valorização e o comprometimento na construção da imagem do seu empreendimento para o consumidor final.

Adote um diferencial competitivo

Para colocar seu negócio bem à frente de seus concorrentes é necessário traçar um diferencial competitivo. Como exemplo pode ser citado a demonstração da preocupação com o cliente, o anseio de superar suas expectativas e de torná-lo prioridade.

Nesse meio, entregar um produto ou serviço de qualidade é um começo para se atingir tal diferencial.

Entretanto, conquistar esse patamar na vida dos consumidores requer muito trabalho e comprometimento. Logo, é necessário que os trabalhadores conheçam suas funções e prezem pelo aperfeiçoamento delas.

Aplique esse conceito e melhore seus resultados!

Visto a importância de se ter uma gestão que preze pela qualidade de sua empresa, é necessário a execução adequada de ferramentas que possibilitem uma melhora contínua na organização, com um diferencial competitivo eficaz, uma imagem empresarial positiva e um aproveitamento máximo de recursos.

Para uma aplicação eficiente de métodos da gestão de qualidade que impliquem em uma melhora nos resultados de sua empresa e uma relação de sucesso com seu cliente, entre em contato com a Produção Jr e agende seu diagnóstico gratuito.
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