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O endomarketing e a sua importância para o desenvolvimento de uma empresa

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O ENDOMARKETING E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESEMPENHO DE UMA EMPRESA

A área de marketing é fundamental para o sucesso de uma empresa, uma vez que ela é responsável, notadamente, pela elaboração de estratégias para a atração e fidelização de clientes e, também, para a geração de valor nos produtos e na própria instituição.

Muitas áreas de atuação do marketing focam-se no mercado, como o Marketing Digital (clique aqui para saber mais!). Apesar disso, o marketing não se restringe ao mercado, ele se expande para dentro da organização, a fim de melhorar a relação com os colaboradores, a forma com que estes enxergam o ambiente de trabalho e, consequentemente, otimizar o desempenho de uma empresa. Este segmento é o endomarketing ou marketing interno.

Preparamos esse conteúdo para ajudá-lo a entender mais sobre o endomarketing e como aplicá-lo a sua empresa. Boa leitura!

O que é endomarketing?

O endomarketing é a parcela da estratégia de marketing voltada para a parte interna da empresa, buscando melhorar o clima organizacional e, por consequência, os resultados da instituição. Dessa maneira, ela visa a satisfação dos colaboradores e a melhora da interação entre empresa e funcionários.

Além do Endomarketing, muitas outras ferramentas são recomendadas para a melhoria do clima organizacional e da satisfação dos funcionários de uma empresa. Conheça também o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para auxiliar na motivação dos funcionários clicando aqui.

Qual a importância do marketing interno?

 Os principais fatores que tornam tal estratégia essencial para o bom desempenho da sua empresa estão elencados abaixo:

  • Ao atender os problemas e as necessidades enfrentados pelos colaboradores, aumenta a satisfação com o trabalho. Isso gera uma maior motivação nos funcionários;
  • O aumento da motivação dos colaboradores reflete na produtividade, aumentando-a;
  • O maior engajamento e contentamento com o trabalho desempenhado, diminui a rotatividade de funcionários. Isso gera a permanência de mão de obra competente e especializada na empresa;
  • Colaboradores mais leais e compromissados com a empresa são responsáveis por disseminar uma imagem positiva da marca para a qual trabalham e, assim, dos produtos e serviços oferecidos;
  • A maior qualidade nas condições de trabalho e no bem estar do público interno da organização gera um clima organizacional mais agradável;
  • A difusão dos objetivos, visão, missão e valores da empresa juntamente com o maior engajamento dos contribuintes faz com que estes estejam em consonância com os propósitos empresariais e que vistam a camisa da organização, além de fortalecer a cultura organizacional (saiba mais clicando aqui!).

Elaboração do plano de marketing interno

 A elaboração dessa estratégia, porém, não se restringe ao time de marketing, ela deve ser estruturada em conjunto com o grupo de recursos humanos da organização, uma vez que é necessário o conhecimento acerca das necessidades e da satisfação laboral dos funcionários. Deve-se entender as demandas internas e os principais problemas relativos ao ambiente de trabalho.

A área de recursos humanos é responsável por conversar e captar os problemas percebidos pelos funcionários e a área de marketing pela aplicação de estratégias para superar tais questões.

Formas de implementação do endomarketing

A aplicação das estratégias de marketing voltadas ao público interno da instituição pode ser realizada de diversas formas. Você pode colocá-las em prática por meio de:

  • Bonificações e recompensas segundo o desempenho dos funcionários.

Tais gratificações revelam que a empresa reconhece os esforços empreendidos por seus colaboradores. Exemplo disso são as gameficações (determinação de metas e posterior premiação conforme a execução das mesmas);

  • Melhoria na comunicação interna.

O processo de troca de informações é essencial em qualquer empresa e a melhora dos canais comunicativos aproxima os funcionários da marca, os quais se sentem mais livres para expressar seus pontos de vista e dar sugestões. Assim, esse aperfeiçoamento pode ser realizado por meio de newsletters, jornais trabalhistas, folhetos de sugestão, conversas entre setores diversos da organização, fazendo com que a comunicação na empresa seja um canal de vias duplas;

  • Eventos direcionados ao público interno

A realização de palestras, treinamentos, workshops para os funcionários é benéfico tanto para eles quanto para a própria organização, pois leva a capacitação e especialização dos colaboradores que colocarão esses conhecimentos em prática no seu cotidiano contribuindo para a melhora do desempenho institucional;

  • Comemorações e reuniões de integração

Ao se atingir metas, é interessante a realização de comemorações para que os funcionários percebam os reconhecimentos dos seus esforços, além de integrar todas as pessoas da empresa. Outros eventos que podem contribuir para isso são os happy hours, comemorações para os aniversariantes do mês ou eventos que sejam pensados especificamente para a sua equipe;

  • Personalizações no ambiente de trabalho

Transformar o local de trabalho em um ambiente inspirador. Deixar o ambiente com a identidade da empresa ajuda a captação, por parte dos funcionários, da forma com que a empresa costuma se mostrar para o público em geral e fazê-los absorver isto pode ajudar na identidade com a marca.

Além disso, pode-se personalizar o espaço de trabalho para que este se torne confortável e adequado para a realização das tarefas cotidianas. Isto posto, pode-se incorporar espaços para descanso, áreas para alimentação, espaços de descontração como salas de jogos ou salas de conversa.

Quer saber mais sobre endomarketing?

Ficou interessado em saber mais sobre endomarketing ou possui dúvidas sobre a sua implementação e as vantagens que ele pode trazer para sua empresa? Entre em contato conosco clicando aqui e te ajudaremos a alavancar ainda mais a cultura interna da sua empresa!

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