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A Pesquisa de Mercado na elaboração de um Plano de Marketing: conheça a importância

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A Pesquisa de Mercado na elaboração de um Plano de Marketing: conheça a importância

Você sabe da importância do marketing na atualidade? Com certeza trata-se de um tema em alta, que vem sendo largamente discutido nos mais variados contextos: o marketing está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e nos planos que elas fazem para o futuro.

Trata-se de uma prática extremamente importante para a consolidação da marca no mercado, da prospecção de clientes e até mesmo da ampliação das vendas de seu negócio, seja ele Marketing Digital ou qualquer outro.

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Muitos negócios e empresas acreditam que o marketing consiste simplesmente em investir na criação de conteúdos atraentes para o leitor e colocá-lo em circulação, seja através de campanhas nas redes sociais, Google, ou mesmo em outdoors nas vias públicas, panfletagem etc.

No entanto, existem inúmeras estratégias, análises e conceitos que devem ser aplicados antes da criação dessas campanhas de marketing, possibilitando maior assertividade ao atingir seu potencial cliente, compondo o que chamamos de Plano de Marketing.

Alguns conceitos devem ser tratados e analisados separadamente, de modo a entender a melhor forma de se abordar esse leitor. Muitos passos estão ligados à construção de um plano de marketing, clique aqui para conhecê-los de uma maneira mais aprofundada.

O Marketing na prática:

Você já tem uma campanha de marketing mas acredita que ela não segue um plano bem detalhado e não consegue abordar as pessoas certas da melhor maneira possível? Trouxemos alguns sintomas ligados à ausência de um plano de marketing bem estruturado:

  • Campanha de Marketing de pouco impacto: Sua empresa já realiza uma campanha de marketing, seja ele digital ou não, mas os resultados não são satisfatórios, e você sente que o investimento nessa campanha não está gerando o retorno ideal.
  • Falta de direcionamento e posicionamento no mercado onde a empresa atua: Sua empresa atua em um mercado, mas não consegue traçar o perfil de seu cliente, o que reflete na incapacidade da sua empresa de se posicionar nesse mercado, sem conseguir traçar planos e estratégias para o crescimento do negócio.
  • Visão de Marketing desalinhada com a marca da empresa: Os esforços do marketing apontam em direções que divergem da direção de crescimento da sua marca. Trata-se de um problema crítico, uma vez que a empresa não consegue potencializar seus lucros da melhor maneira.
  • Insatisfação dos Clientes: É possível identificar que você tem clientes insatisfeitos com seu serviço ou produto, mas não consegue traçar os motivos e pontos críticos que levaram a essa insatisfação para conseguir revertê-los.
  • O marketing tem resultado, mas não explora as oportunidades de mercado: A empresa não consegue identificar características do mercado ao qual está inserida ou de mercados potenciais para se inserir e isso que dificulta o direcionamento correto de suas ações e investimentos. Trata-se de um sinal claro da necessidade de estruturação de um Plano de Marketing.

O Marketing e a Persona

Muito foi falado sobre a necessidade de boas estratégias e metodologias para abordar o leitor daquele conteúdo ou anúncio que se está colocando em campanha de marketing, mas como saber em quem eu devo focar?

Traçar um público alvo, isto é, um intervalo de perfis com características semelhantes, pode ser de extrema importância para a correta estruturação de uma campanha e melhor abordagem. No entanto, é muito mais assertivo e direto tratar-se a uma pessoa em específico: a persona.

Persona é a representação fictícia de seu cliente ideal, de modo com que as campanhas sejam focadas nessa pessoa. Essa representação é construída através de análises de inúmeras informações, baseadas em características como histórias pessoais, comportamentos, interesses, desafios e objetivos que são características comuns de grande parte de seus potenciais compradores (leads).

A coleta dessas informações pode ser feita através de inúmeras ferramentas que traçam esses comportamentos dos leads. O CRM (ferramenta de estão de relacionamento com o cliente) é um bom insumo para esse levantamento, uma vez que trata dos leads e clientes diante do funil de vendas e está ligado à grande parte das negociações e contato direto com eles. Outra ferramenta amplamente utilizada para essa finalidade são aquelas ligadas ao monitoramento de atividades online relativas ao site da sua empresa, como o Google Analytics.

E a Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado é também uma grande ferramenta (se não a principal) de obtenção de informações para traçar características de seus clientes e potenciais clientes para a estruturação da persona. Ela consiste na coleta de dados, direcionada a determinadas questões estratégicas para a estruturação de alguma ação.

Clique aqui e conheça alguns passos para a elaboração de uma pesquisa de mercado!

Para o caso do Plano de Marketing, a pesquisa de mercado seria muito interessante para a estruturação de persona, e também para a análise de oportunidades do mercado em que se está inserido ou de novos mercados.

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