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Persona: o que é e como utiliza-la para alavancar a sua estratégia de marketing

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Você verá neste artigo:

Persona: O que é e como utiliza-la para alavancar sua estratégia de marketing

Você já parou para pensar como o seu cliente pensa? Como ele se comporta, se relaciona com pessoas ou até mesmo quais são seus gostos e preferencias? Saber tudo isso é praticamente impossível, porém é possível traçar um padrão de comportamento e características em um único perfil. Esse perfil é chamado de persona.

A persona é uma ferramenta muito utilizada no marketing para definir características de um cliente ideal, que é aquele que você irá focar suas ações já que é o mais provável de consumir seus produtos.

Visto isso, a persona se transforma em guia de como tomar decisões em sua empresa, se comunicar com seu cliente, desenvolver novas soluções para o produto e direcionar seu time de vendas. Agora você deve estar se perguntando: como definir a persona? Será que isso é realmente importante? Acompanhe o artigo abaixo e responda todas as suas dúvidas.

O que é uma persona?

Persona é um perfil que representa o seu cliente ideal, que carrega um conjunto de características fictícias obtidas através de dados reais. Falaremos um pouco mais do seu processo de criação ao longo do artigo. Uma persona, além de nome, idade e profissão, apresenta histórias pessoais, hobbies, motivações, objetivos de vida, preferencias e preocupações. Isso possibilita uma maior aproximação da sua empresa com seu cliente, fazendo com que seja bem mais fácil propor ações de marketing para seu produto.

Ou seja, uma persona bem definida pode ser um passo bem importante para garantir uma estratégia de marketing efetiva, afinal, é ela que define a pessoa perfeita para comprar seu produto.

Persona é diferente de público-alvo

Como ambos são conceitos relacionados ao cliente, é possível que haja uma confusão em relação a essas duas definições, porém é necessário ter em mente que embora a definição de um público-alvo ajude na definição de uma persona, na verdade esses dois conceitos são bem diferentes. Para que fique claro na sua cabeça, veja um exemplo prático:

Público-alvo: Homens e mulheres, de 30 a 40 anos, casados, médicos, com uma renda mensal de R$10.000,00 e querem se especializar ainda mais na carreira profissional.

Persona: Daniel tem 24 anos acaba de se formar como engenheiro de produção e busca fazer um MBA, adora ler sobre negócios e investimentos é sua segunda paixão, em que se dedica através de cursos online.

Nota-se, então, que o público-alvo se refere à características demográficas e gerais de seus clientes, não abordando detalhes de suas vidas como hobbies, gostos, ambições e características de pessoas reais. Imagine ter que estabelecer uma campanha publicitária para “homens e mulheres, de 30 a 40 anos…”. Torna-se bem mais complicado do que fazer um propaganda para “Daniel de 24 que acaba de ser formar como engenheiro”. Por isso a persona é uma ferramenta muito importante para sua empresa e deve ser montada com cautela.

Leia também o artigo Como identificar sua clientela e público-alvo para entender melhor este conceito.

Como criar uma persona

Para definir uma persona você deve procurar informações sobre seus clientes de maneira precisa. O ideal é realizar entrevistas ou passar formulários para serem preenchidos. Chamamos este processo de Pesquisa de Mercado, e você pode entender mais a fundo como realiza-la no artigo 6 passos para fazer uma pesquisa de mercado e identificar seu cliente ou ainda no nosso Ebook: Pesquisa de Mercado.

Após esse processo, é possível identificar padrões que se repetem nas respostas dos clientes e assim deixar com que esses padrões guiem a sua persona. Assim, sua persona é baseada em fatos e não puro “achismo” de seus funcionários, garantindo uma maior precisão nas campanhas de marketing e tornando-as mais efetivas. Caso queira saber mais sobre o marketing, acesse nosso artigo Plano de Marketing: o guia definitivo para a melhor estratégia ou ainda 5 vantagens do Marketing Digital para a sua empresa.

Algumas perguntas que podem ser feitas durante uma entrevista que guiam a construção da persona:

  • Nome
  • Idade
  • Grau de escolaridade
  • Como é sua família?
  • Qual o segmento de negócio?
  • Por qual canal de comunicação você se informa?
  • Objetivos
  • Necessidades
  • Cargo
  • Como é sua rotina?
  • Quais são seus desafios?

Lembrando que quando falamos da criação de uma persona e de marketing nada é engessado e suas perguntas devem se moldar conforme as necessidades que você vê na sua empresa. Ao longo do tempo você irá aprender mais sobre sua empresa e sobre seu cliente também. Possibilitando que acrescente informações a sua persona, o que não tem problema algum.

Por que montar uma persona

Como já falado antes, a elaboração de personas é um processo fundamental dentro da estratégia de marketing da sua empresa. A importância dessa ferramenta está em mandar mensagens certas para pessoas certas e assim aumentar as chances de sucesso do seu produto/serviço. Os benefícios de uma persona bem definida são muitos e serão listados abaixo:

  • Definir o tipo de conteúdo que seus clientes gostariam de receber de você.
  • Definir o tom e o estilo de sua comunicação, seu cliente prefere receber mensagens formais ou informais?
  • Ajudar a definir estratégias de marketing alinhadas com o público que deve ser focado.

Esses são só alguns resultados obtidos através da criação de persona. Quer aprender um pouco mais sobre como isso funciona e entender um pouco mais sobre a persona de sua empresa? Entre em contato conosco! A Produção Jr disponibiliza um diagnóstico gratuito e está preparada para atender suas necessidades!

Para conhecer como a Produção Jr realiza os projetos, conheça nosso Case de Sucesso: Projeto de Pesquisa de Mercado e Plano de Marketing realizado no restaurante Naturalíssimo.

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