Blog Produção Jr.

5 Vantagens do Marketing Digital para a sua empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

5 Vantagens do Marketing Digital para sua empresa

De acordo com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros.

Entretanto, atualmente a maior parte da população está conectada à internet e passa parte do seu tempo realizando diversas atividades, como compras online. É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. Tal termo é usado para resumir todos os esforços de marketing no ambiente online.

Mas quais são os benefícios do Marketing Digital? Como eles se encaixam na minha empresa? Esclareça essas dúvidas nesse artigo!

Benefícios do Marketing Digital

  • Interatividade 

Atualmente, os consumidores estão sempre na internet para se informar e/ou interagir. Ao ter um contato com alguma marca, muitos já perguntam pelo seu site ou rede social. Por isso, você precisa ter uma presença online forte, para que sua empresa seja encontrada facilmente na internet.

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado, nos dias de hoje, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto, mas sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

As empresas fazem publicações, ações e campanhas, permitindo que os consumidores opinem, interajam e indiquem para outros com apenas alguns cliques, o que pode aumentar o engajamento com as marcas. Dessa maneira, é necessário cada vez mais melhorar esse relacionamento com a sua audiência.

  • Grande alcance

Na internet, não existem fronteiras para divulgar a sua empresa. Suas campanhas podem chegar até os seus reais e potenciais consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo. Com isso, tanto os consumidores quanto as empresas se beneficiam, pois as pessoas têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam, e as empresas podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de vendas por diversos canais.

  • Direcionamento

Esse talvez seja um dos grandes diferenciais do Marketing Digital, no qual as empresas conseguem fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas. Ou seja, aquelas que realmente tem o perfil ideal para ser um consumidor. Assim, é possível traçar perfis bastante assertivos de seus clientes antes de estruturar e veicular suas campanhas.

Para isso são utilizadas Personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal.

Isso é uma grande vantagem, pois além de economizar dinheiro, já que você deixa de investir com pessoas que não tem interesse em seus produtos e serviços, você passa a conhecer melhor o seu público podendo conquista-lo cada vez mais. 

  • Mensuração e Análise de dados

O marketing offline possui algumas restrições quanto a mensuração de resultados. Não há como saber quantas pessoas visualizaram um outdoor na rua ou um anúncio em um jornal, panfleto e revista, por exemplo. Mais difícil ainda é saber quantas pessoas foram comprar seu produto devido a esses anúncios. Com o marketing digital é possível saber tudo isso. A internet permite rastrear todos os passos do cliente, desde o clique em um link nas redes sociais até a finalização de uma compra na loja virtual.

No mundo competitivo atual, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Saiba mais sobre um método de melhoria clicando nesse link! Diferente de campanhas em TV e mídia impressa, no mundo digital você acompanhará tudo de forma quase simultânea. Terá as métricas dos conteúdos publicados e, a partir delas, poderá realizar os ajustes necessários para melhorar seus resultados.

Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. 

  • Excelente custo Benefício

Muitas pessoas olham para os benefícios do Marketing Digital e acreditam que para aproveitar tudo isso é necessário muito dinheiro.

Porém a realidade é outra, os investimentos são acessíveis e conseguem trazer resultados expressivos para o negócio. Nesse sentido, as empresas de pequeno e médio porte são as que mais percebem as vantagens do Marketing Digital.

      No entanto, para aproveitar do custo-benefício do Marketing Digital, as estratégias precisam ser focadas e bem planejadas. Quanto mais bem segmentado for seu público-alvo, menos dinheiro você vai desperdiçar e maior é a tendência de atingir clientes em potencial e, portanto, melhor será o seu custo-benefício.

Executando estratégias de Marketing Digital

O mais importante, ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital é conhecer o potencial do seu mercado e as oportunidades que o seu investimento oferece, mas sempre levando em conta que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas com cuidado aprimorando-as e ajustando-as mês a mês. Os maiores resultados não são imediatos, mas sim a longo prazo.

Porém, quanto mais você trabalhar o Marketing Digital da sua empresa e consolidar a sua presença online, mais retorno você terá com os conteúdos que já estão publicados. Assim o seu público tenderá a crescer cada vez mais e será mais engajado.

Além disso, vale a pena ressaltar que o Marketing Digital está dentro de um Plano de Marketing, o qual está alinhado ao planejamento estratégico, que por sua vez qual tem extrema importância no desenvolvimento de uma empresa. Nesse sentido, para obter sucesso é necessário ter um Plano de Marketing bem estruturado.

O que você está esperando? Agora que você já conhece melhor o Marketing Digital e os seus benefícios, está na hora de agir! Entre em contato conosco e realize um diagnóstico gratuito da sua empresa!

Skip to content