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Como o Planejamento Estratégico aproxima sua empresa dos objetivos?

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Como o Planejamento estratégico aproxima sua empresa dos objetivos?

Um grande número de empresas quebra no início de sua operação. E você sabe qual é umas das principais razões para isso acontecer? A ausência de um planejamento estratégico bem definido.

Sendo assim, nesse artigo você irá compreender o que torna um planejamento estratégico próspero, além de dicas e ferramentas para que sua empresa atinja suas metas e objetivos, afastando-a de descontroles e preocupações futuras.

Antes de entrarmos na metodologia de construção, é preciso entender o que significa a palavra planejar e onde ela se insere no âmbito estratégico.

O que é Planejamento Estratégico?

Planejar é o ato de construir um caminho entre o que é desejado e as ações necessárias para alcançar esse desejo.

O planejamento estratégico está ligado a essa definição, ao passo que para formulá-lo é necessário construir um passo a passo detalhado para alcançar os objetivos e bater as metas fundamentais ao crescimento da empresa.

Toda essa construção teórica é importante para o entendimento prévio de como realizar um planejamento estratégico, mas como aplicá-lo? Como fazer um planejamento que surta efeito na sua empresa? Quais as técnicas e métodos que preciso usar?

Essas perguntas serão respondidas abaixo, a partir de tópicos cruciais que irão facilitar a obtenção dos resultados pretendidos pela empresa.

Cenário interno da empresa e sua relação com o mercado

Antes de ser definido qual o propósito da empresa, é preciso saber o que a cerca. Logo, realizar uma análise do mercado é de extrema importância para conhecer seu mercado de atuação e identificar a melhor maneira de se atingir o consumidor. Saiba mais sobre o assunto acessando o clicando aqui.

Assim, compreender o cenário atual no qual a empresa está inserida, além de como ela se porta em relação ao mercado como um todo, é de extrema importância. Essa análise é fundamental para ajudá-la a priorizar o que está sendo favorável e trabalhar arduamente sobre suas dificuldades, focando em melhorarias das quais a organização necessite.

De forma específica, existem metodologias que auxiliam essa compreensão. A mais famosa delas é a matriz SWOT. Sua sigla deriva das palavras em inglês: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Com essa ferramenta você consegue entender quais pontos internos da empresa precisam ser melhorados (Fraquezas) e quais devem ser priorizados (Forças). Além disso, é possível antecipar as ameaças que o mercado pode oferecer (Ameaças) e conseguir usar possíveis oportunidades do ambiente para os interesses da empresa (Oportunidades).

Ademais, torna-se imprescindível a conversa e coleta de dados com todos que participam de forma direta e indireta da sua empresa, sejam eles trabalhadores, acionistas, colaboradores ou clientes, a fim de alinhar as expectativas e realizar um planejamento em conjunto.

Estabelecimento da visão da empresa a longo prazo

Depois de analisar a posição da empresa internamente e frente ao ambiente externo, precisamos definir os propósitos dessa organização.

Muitas empresas possuem, na fase de planejamento estratégico, dificuldades em elencar ações específicas e eficazes, propondo, muitas vezes, algo sem uma definição clara de seu objetivo final.

Para isso, é importante definir a visão da empresa, ou seja, o direcionamento a longo prazo, onde se almeja chegar. Desta forma, todas as pessoas envolvidas estarão engajadas em atingirem tal propósito. Sendo assim, todas as estratégias, ações, objetivos e metas estarão altamente pautadas e direcionadas para se alcançar a visão estabelecida.

Criação de um Mapa Estratégico através de planos de ação

Quais ações ou estratégias irão fazer com que você saia de sua posição atual para atingir seus resultados desejados?

Primeiramente, estabelecer as metas e objetivos, a partir de uma construção baseada no contexto interno, ambiente inserido e a visão da empresa.

Assim, seus objetivos devem estar baseados em pontos que a empresa deixa a desejar, ameaças observadas no mercado e/ou oportunidades que o ambiente externo demonstra.

Para o alcance dessas metas, a realização de um mapa estratégico é muito eficaz, pois ilustra como cada área se relaciona e é responsável por determinado objetivo. Desta forma, facilitando a compreensão de todos da empresa acerca do que é pretendido e como deve ser buscado.

O mapa estratégico resulta da metodologia do BSC – Balanced Scorecard. Essa metodologia representa uma síntese do planejamento estratégico, o que destaca como as funções de cada pessoa da empresa estão ligadas ao objetivo da organização e, dessa forma, direciona um controle constante de cada estratégia a ser realizada.

Nesse sentido, no mapa estratégico, torna-se necessário definir os planos de ação baseados em 4 perspectivas: Cliente, Financeiro, Aprendizado e crescimento e Processos internos. Cada perspectiva é enumerada com ações a serem tomadas pela empresa com base em seu panorama atual e no que se pretende alcançar para melhorar o rendimento da organização.

Detalhamento de Indicadores de Desempenho

Para que se tenha um resultado final como o esperado, é fundamental, ainda, que haja um constante controle das ações que foram colocadas em práticas, por meio de indicadores que irão apontar se a estratégia definida está sendo executada corretamente e se está atingindo as expectativas desejadas.

Um exemplo de indiciador de desempenho é o NPS (Net Promoter Score), o qual está relacionado com a satisfação do público com seu produto ou serviço e o quão recomendável ele é. Se a sua estratégia está relacionada a aumentar a satisfação de seus clientes com um determinado produto, esse indicador informa se tal estratégia está sendo eficaz.

Dessa forma, nota-se que a necessidade de controlar o desempenho das ações que estão sendo feitas torna o planejamento estratégico um processo metodológico constante, o qual deve ser sempre revisto e remodelado para atingir uma melhora contínua da estratégia desejada. Tal melhora contínua pode ser gerada através do método PDCA, o qual utiliza de algumas etapas metodológicas repetitivamente de modo a gerar um ciclo de melhoria do processo produtivo. Entenda mais sobre esse método clicando aqui.

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