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Desenvolvimento de Produto

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Desenvolvimento de Produto

No ambiente em que vivemos atualmente, todos os setores do mercado enfrentam a concorrência – onde o cliente optará pelo melhor custo-benefício e qualidade do produto. Companhias que querem manter suas posições no mercado tem a necessidade de aprimorar seus produtos, bem como investir em inovação e criação de novas opções para seu portfólio, que estabelecerá uma vantagem competitiva e abrirá possibilidades para geração de lucros.

Diversas áreas da engenharia são acionadas quando um novo produto é pensado. Isso porque, em um único produto, diversos aspectos devem ser considerados para a conquista do mercado, como:

Essas são algumas etapas que definirão se o produto é viável ou não nas condições especificadas.

Toda ideia deve ser pensada e trabalhada afim de descobrir se o novo produto se enquadra nos critérios mercadológicos, pois uma nova criação a ser implementada deve suprir necessidades e criar desejos.

Antes de chegar no produto final, alguns passos devem ser seguidos. As principais etapas do desenvolvimento de um novo produto são:

  1. Planejamento

Definição de todo o projeto. É nesta hora devemos pensar qual a real funcionalidade do novo produto e em que ele agregará valor para os clientes, os possíveis riscos devem ser elencados e medidos, como também todos os lucros e gastos devem ser considerados. Não tenha medo de ser redundante ou muito específico! A etapa de planejamento definirá o futuro de todos os processos e medidas tomadas até a obtenção de um resultado de sucesso – ou não.

  1. Projeto

Engloba o desenho, desenvolvimento ou seleção de materiais, protótipo e, provavelmente, muita frustração. A depender do tipo de produto a ser desenvolvido, especificações técnicas demandarão boa parte do tempo e dinheiro necessários para que um produto de qualidade consiga ser formado.

Com objetivos bem definidos, é necessário estar ciente dos recursos tecnológicos e econômicos que o projeto irá demandar. Nesta etapa, é essencial que todas as áreas possíveis do conhecimento estejam presentes para ser o mais assertivo possível. O Engenheiro de Materiais tem base multidisciplinar suficiente para conseguir lidar com os fatores de custo, normas e projeto.

  1. Lançamento

É o momento de materializarmos o conceito, a realização de todas as etapas planejadas e pensadas no projeto e, junto a isso, preocupações externas, que demandam muito conhecimento sobre o mercado que será lançado. Nesta etapa, também são importantes os lançamentos dos protótipos e tentativas incansáveis de aprimoramento, além de muitos ensaios para a determinação da qualidade do produto final.

Como a Materiais Júnior pode ajudar no desenvolvimento de produto?

  • Etapa de planejamento: atribuição de custos de matéria-prima e processo produtivo – assim como redução dos possíveis gargalos nessas áreas, análise dos riscos considerando material utilizado, fornecedor, propriedades, etc.;
  • Otimização de processos já existentes, seleção de materiais, desenho do produto, normas técnicas a serem utilizadas, ensaios e solicitações a depender do tipo de produto (produtos estruturais exigem muitos ensaios mecânicos, por segurança);
  • Análise de viabilidade.

Pensando em inovar e desenvolver um novo produto?

Muitas variáveis estão associadas ao desenvolvimento de um novo produto e sua inserção no mercado. A Produção Jr e a Materiais Jr reuniram seus conhecimentos e os alinharam de modo a tornar mais acessível os conhecimentos relacionados a isso.

Leia o conteúdo da Produção Jr e conheça a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento de um novo produto clicando aqui!

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