Blog Produção Jr.

Saiba como um plano financeiro detalhado pode ajudar a sua empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

Saiba como um plano financeiro detalhado pode ajudar a sua empresa

Planejar-se é um dos passos mais importantes para o empreendedor podendo definir o sucesso de sua empresa ou projeto. O plano financeiro é uma das principais ferramentas para a elaboração de um plano de negócios efetivo e futura prospecção de sua empresa.

Como o plano financeiro pode auxiliar no seu empreendimento?

É indiscutível que o sucesso de um empreendimento depende muito da capacidade de se administrar financeiramente o negócio. É ai que o plano financeiro aparece, ele ajuda o gestor a acompanhar sistematicamente suas finanças permitindo tomada de decisões mais assertivas no dia a dia da empresa. Além disso, ajuda a avaliar a viabilidade do seu negócio e sua probabilidade de sucesso, visto que o plano financeiro reverte em números as ideias e questões discutidas em todo o plano de negócios.

O que não pode faltar no seu Plano Financeiro

  • Investimentos

Nessa parte do plano você precisa responder uma simples pergunta: Quanto será necessário para montar a minha empresa?

Para isso leva-se em conta 3 principais pontos:

  • Despesas pré-operacionais
  • Investimentos fixos
  • Investimentos iniciais de capital de giro

As despesas pré-operacionais consistem em todos os gastos efetuados antes da empresa começar a funcionar. Neles incluem-se gastos burocráticos como registro da empresa ou registro de marca. Ademais, acrescentam-se também, honorários de terceiros (advogados, publicitários, entre outros) e gastos com pesquisas de mercado para viabilizar o negócio.

Os investimentos fixos constituem o patrimônio da empresa e podem ser vendidos e convertidos em dinheiro. Eles consistem em gastos com maquinário, equipamentos, móveis, imóveis, entre outros.

Os investimentos iniciais de capital de giro são os gastos operacionais para colocar a empresa em funcionamento. Com o passar do tempo, esses gastos serão cobertos pela receita própria da empresa, entretanto, como no início a empresa ainda não há receita, tais gastos devem ser cobertos pelo empreendedor. São compostos por salários, pró-labore, aluguéis, condomínios, água, luz, energia entre outros gastos operacionais.

  • Fontes de financiamentos 

Para iniciar o seu negócio você precisará de um capital, muitas vezes elevado. Logo, é essencial deixar explícito de onde virão esses recursos, ressaltando o tipo de financiamento e como isso afetará o futuro.

  • Previsão de receitas

A previsão de receitas indica o volume de vendas em um determinado período, respeitando sazonalidades e especificando produtos/serviços vendidos em um determinado espaço de tempo.

  • Projeções financeiras

As projeções financeiras consistem em estimar a receita e os gastos ao longo dos anos. Pode ser dividida em curto, médio e longo prazo. Tais estimativas são feitas a partir de informações de vendas anteriores, mostrando com clareza as variáveis quantitativas envolvidas no projeto.

Ferramentas e dados que podem ser utilizadas no plano financeiro

Fluxo de Caixa: é uma das principais ferramentas para a elaboração de um plano financeiro. Auxilia na percepção e análise financeira de sua empresa, indicando se há capital suficiente para pagar suas contas e gerenciando entradas e saídas de recursos financeiros. Saiba mais sobre o que é o fluxo de caixa e quais são suas utilizações clicando aqui.

Break-Even Point: O Break-Even Point é o ponto em que a empresa começa a cobrir os seus custos operacionais com o seu faturamento próprio.

Payback Period: O período de Payback é o tempo que o seu investimento levará para cobrir todos os custos iniciais. É o período de recuperação do investimento.

Comece seu negócio de maneira mais assertiva!

Agora que você já conhece os benefícios que um plano financeiro pode trazer para seu empreendimento, é importante lembrar que a confecção do mesmo envolve conhecimentos de finanças e contabilidade. Assim, recomenda-se que esse trabalho seja feito com auxílio de pessoas que entendam um pouco mais sobre o assunto. Entre em contato com a Produção Jr, agendaremos um diagnóstico gratuito e trabalharemos para deixar sua empresa financeiramente bem estruturada!

Skip to content