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5 Forças de Porter: Saiba se posicionar no mercado e conheça os diferenciais desse modelo

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5 Forças de Porter: Saiba se posicionar no mercado e conheça os diferenciais desse modelo

Desenvolvido no final dos anos 70 pelo professor Michael Porter, o modelo das 5 forças de Porter se difundiu rapidamente entre as empresas – que passaram a utilizar este recurso para a análise do ambiente competitivo- tornando-se indispensável para que a empresa possa se posicionar num novo mercado. Outrossim, este posicionamento deve abranger a concorrência, clientes e fornecedores.

Por outro aspecto, o modelo das 5 forças de Porter foi desenvolvido com ênfase na análise mais pura da concorrência entre as empresas, levando em consideração 5 fatores, conhecidos como as 5 forças competitivas: entradas de novos concorrentes, relação com fornecedores, poder de barganha dos clientes e produtos substitutos, que acarretam na concorrência de mercado.

Portanto, este modelo nos traz uma melhor visão dos critérios para uma segmentação efetiva do mercado alvo, fazendo a análise de cada força competitiva do modelo.

1. Analise a rivalidade dentro do segmento

Para um melhor posicionamento, é fundamental entender a “saturação” de um segmento. Caso ele possua inúmeros concorrentes fortes ou agressivos, ele torna-se menos atraente para um novo entrante. Além disso, o segmento pode vir a se tornar menos atraente caso haja altos custos fixos e altas barreiras de entrada/saída.

Um ambiente saturado leva as empresas a se submeterem a guerras de preços, batalhas de propaganda e lançamentos de novos produtos, podendo levar a empresa a uma competição desnecessária.

Portanto, para fazer a análise correta é preciso entender quem são os concorrentes diretos da empresa e, assim, ter uma orientação para encontrar uma forma de se destacar entre os concorrentes (diferenciais). Ademais, é possível entender se os concorrentes estão agrupados ou não, se as marcas já estão consolidadas no mercado e se os próprios concorrentes possuem vantagens competitivas.

Cabe ressaltar que essa rivalidade é intensificada principalmente quando há um número reduzido de clientes, crescimento baixo do setor ou grande número de concorrentes que entram no mercado, por exemplo.

2. Preveja a ameaça de novos entrantes

No mercado, o segmento mais atraente é caracterizado por altas barreiras de entrada e baixas barreiras de saída, pois, nessa situação, poucas empresas serão ameaças de entrantes e instituições que obtiverem um baixo desempenho terão facilidade para sair.

Portanto, fique atento a segmentos cujas barreiras de entrada e de saída são baixas e altas, respectivamente. Nesse caso, empresas podem ser “enganadas” por épocas favoráveis e entrar facilmente, porém, em épocas de crise e de recessão econômica, será muito difícil sair do segmento, podendo ter ganhos reduzidos para todos.

Assim, o estudo das barreiras de entrada e do segmento devem estar inclusas no planejamento estratégico da sua empresa. Alguns exemplos de barreiras de entrada são: grau de investimento, políticas de governo, imagem da marca, aceitação do produto, dentre outros fatores.

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3. Há produtos substitutos para o seu?

Fique de olho se no segmento no qual você pretende estabelecer sua empresa há potenciais produtos substitutos! Produtos substitutos podem impor limite aos preços e lucros. Em alguns casos, quando o produto substituto é aperfeiçoado com tecnologias, a empresa pode sofrer um declínio rápido se não estiver pronta para ter uma resposta aos substitutos.

Portanto, não fique preso na ideia de que seu produto, por ser inovador, não terá concorrência de outros produtos. Faça seu produto ter o melhor custo/benefício do problema/necessidade o qual pretende se resolver/atender.

Finalmente, para ter uma resposta rápida do mercado, faça uma lista dos produtos que podem oferecer benefícios semelhantes ao seu, tome ações e elabore um planejamento estratégico para se posicionar em relação a eles.

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4. Analise o poder de barganha dos compradores

Quando o comprador/consumidor potencial tem um alto poder de barganha sobre a empresa, é deduzido que o segmento não é atraente. Este fator costuma acontecer quando o produto tem um baixo nível de diferenciação ou quando o produto representa uma fração significativa das suas despesas.

Nesse viés, fornecedores tem selecionado compradores com menor poder de negociação ou que possuam menos opções de fornecedores. Por isso, é preciso que o produto tenha um alto índice de aprovação logo no início do seu ciclo de vida, dando menor espaço à atuação da barganha dos compradores.

Portanto, siga a premissa: Busque formas de não depender de poucos consumidores, elabore um produto que possa atender mais de uma parcela do mercado!

5. Analise o poder de barganha dos fornecedores

Para analisar a última das Forças de Porter, ou seja, a viabilidade de entrar um segmento, é preciso prestar atenção ao comportamento dos fornecedores, caso eles aumentem preços ou reduzam a oferta repentinamente, este torna-se um segmento não atraente. Para isso, é preciso que desde o começo, a empresa construa uma forte relação com aquele que será seu fornecedor, pois, a troca de fornecedores ainda pode acarretar altas perdas de caixa.

Cabe ressaltar, ainda, que os fornecedores podem exercer uma grande influencia na imagem da marca, logo, para desenvolver um produto/serviço diferenciado, procure fornecedores que possuam alta qualidade associada à marca!

Portanto, consiga ótimos fornecedores, construa uma relação de parceria com eles e tente não ser dependente de um ou outro fornecedor.

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