Blog Produção Jr.

Saiba a importância da Gestão de Recursos Humanos para sua empresa!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

A importância da Gestão de Recursos Humanos para sua empresa!

Uma empresa é composta por pessoas: são elas que a fazem funcionar e até mesmo alcançar o sucesso. Portanto, é necessário que esses profissionais se sintam confortáveis com um ótimo clima organizacional, mantenham um bom desempenho e não percam a motivação. E é aí que entra a Gestão de Recursos Humanos ou o RH.

Em uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, 53 empresas com boas práticas de gestão de recursos humanos tiveram seus índices nas bolsas de valores monitorados e o desempenho destas foi 51% superior à média do mercado, dados realmente expressivos.

Outra pesquisa, feita pela Sodexo, mostra que empresas que têm boas práticas de gestão de pessoa conseguem montar um ambiente de trabalho de qualidade. Essa qualidade de vida torna os profissionais até 86% mais produtivos e o negócio até 70% mais rentáveis.

Mas o que é exatamente a gestão de recursos humanos? Qual a sua importância? Como eu posso fazer uma boa gestão? Todas essas dúvidas serão respondidas nesse artigo, então boa leitura!

O que é Gestão de Recursos Humanos?

Como o próprio nome já diz, o RH é responsável pela gestão das pessoas, para ser mais específico, os profissionais dentro da empresa.

Em linhas mais gerais, o RH é a área que tem como responsabilidade o relacionamento dos funcionários entre si e entre o funcionário e a própria empresa. Ele responde pela apropriada gestão dessas pessoas, além de sua demissão e contratação.

É muito importante ressaltar que no mercado está cada vez mais comum a terceirização da contratação de profissionais. Dessa maneira, caberia ao RH regular e conduzir os novos talentos dentro da organização.

Além disso, a gestão de recursos humanos tem o papel de criar políticas de convivência entre os funcionários e seus superiores, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos. Para saber como transformar sua equipe em uma equipe de alta performance, clique aqui.

Importância da Gestão de Recursos Humanos

Ter uma gestão de recursos que de fato funcione dentro de um empreendimento pode aumentar muito a produtividade de seu negócio. Quer saber como fazê-lo decolar? Clique aqui.

O RH cria iniciativas e ações para demonstrar o apreço e o valor que cada profissional tem para a organização. A boa gestão permite conhecer pontos positivos e negativos, permite conhecer as efetivas habilidades e vocações dos funcionários e geri-los da melhor maneira possível. Assim, você terá certeza de que a pessoa está mostrando o seu potencial e dando o melhor de si para atingir os objetivos corporativos e as metas estratégicas da empresa.

É extremamente comum a desmotivação dos membros da empresa, o que pode levar a consequências muito negativas, como a diminuição da produtividade e um péssimo clima organizacional, para evitar isso o RH é responsável por criar medidas para evitar a desmotivação dos membros.

Uma boa seleção de funcionários junto com uma gestão eficiente é a receita básica de como transformar o ambiente de trabalho. Ao invés de um clima pesado e competitivo, passamos a observar um ambiente prazeroso e colaborativo, com profissionais satisfeitos e engajados com os valores e objetivos da organização, fortalecendo também a cultura organizacional.

Consequentemente, com tudo isso é possível observar que ter uma gestão de recursos humanos bem estruturada pode aumentar muito a produtividade de uma empresa e é muito superior àqueles cujos gestores se mostram desatentos à área.

Dicas para uma boa gestão de Recursos Humanos

  • Saiba qual é o perfil de cada pessoa

É importante saber quais são as qualidades e os defeitos do funcionário dentro da organização, assim, incentivá-lo a contribuir da melhor maneira possível para o negócio.

Conhecendo o perfil do funcionário é mais fácil alocá-lo ao posto mais coerente às suas qualidades, dessa maneira, aumentando a sua eficiência.

  • Análise da Organização da Empresa

Primeiro é necessário conhecer e entender como é a organização da sua empresa, a fim de implantar uma boa gestão de recursos humanos. Assim, é possível descobrir como o RH deverá se encaixar em sua lógica de condutas, expectativas e convivências.

  • Avaliações de desempenho constantes

Algo essencial para manter o bom desempenho das pessoas e consequentemente o bom funcionamento da empresa é necessário realizar avaliações constantes dos funcionários, a respeito de postura, comportamento e desempenho dentro da empresa.

Após a análise desses dados, o ideal é marcar uma reunião com esses profissionais, a fim de discutir os pontos que devem ser melhorados e o que está funcionando, podendo até mesmo pensar em premiações ou reconhecimentos pelo bom trabalho.

Essas recompensas muitas vezes incentivam os funcionários a continuarem trabalhando duro, o que é muito bom para a motivação, mas é preciso ter cuidado para não gerar um ambiente muito competitivo.

Para saber mais sobre como melhorar o desempenho da sua empresa com ações de endomarketing, clique aqui.

  • Melhores canais de comunicação

A comunicação dentro da empresa é um assunto delicado que envolve todas as áreas da organização, mas também é imprescindível para a gestão de pessoas e deve ser devidamente trabalhada. Quando não há mais diálogo, o número de erros cresce, o clima organizacional fica ruim e muitas vezes as pessoas não sabem o que fazer.

A fim de melhorar a comunicação interna, é preciso que todas as áreas troquem informações com clareza e que haja transparência dentro da empresa. Também é essencial implementar canais de comunicação adequados. Alguns exemplos são: aplicativos mobile, redes sociais corporativas e plataformas especializadas.

  • Criar metas

Atuar sem metas e objetivos claros é como navegar sem uma bússola, existem muitos perigos que podem afetar todo o negócio. Então é muito importante definir metas e objetivos inteligentes e desafiadores e que podem até mesmo aumentar a motivação dos funcionários.

Porém é preciso ter cuidado, é importante que as metas sejam realistas. Caso contrário, corre-se o risco de ser um estresse a mais na vida do funcionário. Assim, é necessário um planejamento estratégico eficiente.

Próximos passos

Viu só como a Gestão de Recursos Humanos é de extrema importância para sua empresa? Seguindo essas dicas fica mais fácil se ter uma gestão eficiente e melhorar a organização!

O que você está esperando? Agora que já conhece melhor sobre a gestão de recursos humanos e os seus benefícios está na hora de agir! Entre em contato conosco e realize um diagnóstico gratuito da sua empresa.

Skip to content