Blog Produção Jr.

Estratégia para empresas: 3 métodos para um Planejamento Estratégico de sucesso

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

[av_image src=’http://producaojr.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Estratégia-1500×630.jpg’ attachment=’4946′ attachment_size=’featured_large’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ custom_class=” admin_preview_bg=”][/av_image]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_textblock size=’15’ font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]

Estratégia para empresas: 3 métodos para um Planejamento Estratégico de sucesso

O que é Estratégia?

De modo geral, estratégia é o caminho que deve ser percorrido; não significa o “como fazer”, mas sim “o que fazer”.

Estratégias são estabelecidas com base nos objetivos a alcançar e são influenciadas pela missão, visão, crenças e valores, sejam eles da empresa ou do próprio indivíduo. Ela é a maneira ou ação formulada e adequada para alcançar os objetivos e desafios estabelecidos.

O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Leva em conta também as premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

O planejamento estratégico adequado também auxilia a empresa a reagir positivamente às alterações do ambiente (interno e externo) e, assim, explorar de forma mais interessante as oportunidades de mercado, por meio de um posicionamento de marketing coerente. E, ainda, contempla a implantação de novas técnicas de administração e um conjunto de ações que objetivem atingir as metas em sintonia com a missão da empresa.

A partir daí, procura-se antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo; de uma forma menos formal, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado, sendo esta crucial para o sucesso da organização.

Visto isso, neste artigo apresentaremos 3 métodos de Planejamento Estratégico: SWOT, BSC e VRIO.

SWOT

É uma ferramenta utilizada para análise geral do ambiente da organização. No Brasil, é conhecida como matriz FOFA. Sua sigla vem das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A aplicação desta metodologia gera análises tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo da organização. Para o ambiente interno são levantadas as forças e as fraquezas da organização, enquanto em relação aos fatores externos são levantadas as oportunidades e as ameaças.

  • Strengths (forças) – Dentre as atividades realizadas pela empresa, aquelas que são destaque e que apresentam resultado positivo.
  • Weaknesses (fraquezas) – Pontos nos quais a empresa falha, onde os resultados não são como os esperados e há espaços para melhorias.
  • Opportunities (oportunidades) – Aspectos externos positivos que podem potencializar a vantagem competitiva da empresa.
  • Threats (ameaças) – Aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa.

A utilização da matriz swot serve para nortear as discussões posteriores. O cruzamento da matriz SWOT deve ser feita a fim de indicar estratégias importantes para o futuro da organização.

[av_dropcap2 color=”silver” custom_bg=”#444444″]E[/av_dropcap2]ntenda em detalhes como aplicar e colher benefícios da matriz SWOT na sua empresa.

BSC (Balanced Scorecard)

É um método de planejamento que acompanha as estratégias, dividindo-as em um mapa estratégico que aborda quatro perspectivas. Assim, consegue esclarecer a missão, visão e estratégias da empresa num sistema integrado, associando objetivos e medidas estratégicas. As perspectivas são:

  • Financeira: lucratividade, faturamento, investimentos, redução de custos (Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?).
  • Dos Clientes: captação e retenção de clientes, lançamento de produtos, satisfação, nicho (Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?).
  • Dos Processos (Internos): qualidade, atendimento e entrega, flexibilidade, serviços, inovação, pós-venda, devoluções, consertos (Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?)
  • Aprendizado e Crescimento: P&D, capacitação, RH, SI, motivação, clima organizacional (Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?)

Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros e administrativos até os de processos internos. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.

As medidas externas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento).

O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele.

[av_dropcap2 color=”silver” custom_bg=”#444444″]S[/av_dropcap2]e identificou com este método? Quer entender mais a fundo? Leia nosso artigo sobre BSC!

VRIO

O VRIO é um método de planejamento estratégico caracterizado pela análise de recursos, sendo a principal ferramenta de análise interna utilizada pelas empresas. É um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos.

A sigla VRIO representa, respectivamente, 4 aspectos da análise interna. São eles: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização. Estes aspectos traduzem-se em 4 perguntas:

Em relação ao valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?

Em relação a raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?

Em relação a imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?

Em relação a organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

[av_dropcap2 color=”orange” custom_bg=”#444444″]Q[/av_dropcap2]uer entender mais a fundo sobre Planejamento Estratégico e sua importância no cenário empresarial? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em contribuir para o crescimento de sua organização!
[/av_textblock]

[av_button label=’Peça seu diagnóstico gratuito’ link=’manually,http://producaojr.com.br/contato/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue803′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’ custom_class=” admin_preview_bg=”]

[/av_one_full][av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_fifth first min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’ custom_class=”]
[av_team_member name=” job=” src=’http://producaojr.com.br/wp-content/uploads/2018/09/WhatsApp-Image-2018-09-01-at-15.49.34-236×300.jpeg’ attachment=’4950′ attachment_size=’medium’ image_width=” description=” font_color=” custom_title=” custom_content=” custom_class=” admin_preview_bg=”]
[/av_one_fifth]

[av_four_fifth min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=” custom_class=”]
[av_team_member name=’Fernanda Martins’ job=’Assessora de Gestão de Pessoas e Consultora’ src=” attachment=” attachment_size=” image_width=” description=’Graduanda em Engenharia de Produção na UFSCar, Fernanda trabalha como Assessora de Gestão de Pessoas e Consultora de Projetos na Produção Jr.’ font_color=” custom_title=” custom_content=” custom_class=” admin_preview_bg=”]
[/av_four_fifth]

[av_one_fifth first min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’ custom_class=”]
[av_team_member name=” job=” src=’http://producaojr.com.br/wp-content/uploads/2018/09/WhatsApp-Image-2018-09-02-at-12.09.43-1-176×300.jpg’ attachment=’4954′ attachment_size=’medium’ image_width=” description=” font_color=” custom_title=” custom_content=” custom_class=” admin_preview_bg=”]
[/av_one_fifth]

[av_four_fifth min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=” custom_class=”]
[av_team_member name=’Ygor Santi’ job=’Assessor de Relações Comerciais e Consultor’ src=” attachment=” attachment_size=” image_width=” description=’Graduando em Engenharia de Produção na UFSCar, Ygor trabalha como Assessor de Relações Comerciais e Consultor de Projetos na Produção Jr.’ font_color=” custom_title=” custom_content=” custom_class=” admin_preview_bg=”]
[/av_four_fifth]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_social_share title=’Share this entry’ style=” buttons=” share_facebook=” share_twitter=” share_pinterest=” share_gplus=” share_reddit=” share_linkedin=” share_tumblr=” share_vk=” share_mail=” av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”][/av_social_share]

[av_comments_list av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]
[/av_one_full]

Open chat
Skip to content