Blog

Os 3 primeiros passos para se tornar um empreendedor de sucesso

imagem empreendedor de sucesso

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Você verá neste artigo:

Todos nós conhecemos alguém que tem o sonho de abrir o próprio empreendimento e, muitas vezes, com uma ideia genial em mente, porém sem qualquer tipo de suporte ou planejamento. Também conhecemos aqueles que investiram sua poupança da vida inteira e dedicaram muito tempo em se tornar um empreendedor de sucesso e abrir um negócio mas, em poucos anos, vieram à falência.

Diante do cenário cada vez mais competitivo, excludente e incerto em que vivemos, planos prósperos e empreendimentos visionários são abandonados, criando o mercado atual, onde as grandes corporações dominam e devoram os pequenos empresários. Diante deste contexto, separamos alguns projetos e ideais que podem ser estudados e colocados em prática para tirar do papel e desenvolver aquilo que tanto sonha, buscando seu crescimento profissional e pessoal.

1 – Desenvolva um Mindset Empreendedor

É comum pensarmos que empreendedores de sucesso nasceram com um “algo a mais” ou que pensam de maneira muito diferente dos outros. Em partes pode ser que isto até seja verdade. Porém, o que muitos desconhecem é que essa mentalidade empreendedora pode ser desenvolvida, e é fundamental para quem quer ter um próprio negócio bem articulado.

Mindset nada mais é do que a forma como pensamos, e que rege a maneira com que vemos e agimos diante de situações cotidianas. Assim, empreendedores com uma mentalidade de sucesso buscam incessantemente vencer suas limitações, aprimorar seus conhecimentos e alcançar seus objetivos. Suas principais e fundamentais características são:

  • Sabem onde querem chegar, com uma visão clara de seus objetivos.
  • Buscam informações constantemente, dando segurança nas decisões.
  • Se planejam. Se não se planejar, não estará pronto para enfrentar os obstáculos da trajetória.
  • Correm riscos, porém são riscos calculados.
  • Sabem se comunicar e se relacionar, fatores essenciais para saber liderar, vender, negociar e motivar.
  • Fazem além do esperado. Estão sempre buscando sair da zona de conforto e superar as expectativas, mostrando eficiência e força de vontade.

2 – Planeje seu Caminho, ele é a base de seu negócio

Seja para aqueles que estão iniciando o próprio negócio ou para os que já começaram essa árdua caminhada, ter um plano dos percursos a serem seguidos e objetivos a serem atingidos cria a estrutura de um empreendimento sólido e promissor. Iniciar um empreendimento sem ter em mente o que está por vir é um tiro no escuro, e pode custar todo seu tempo, dinheiro e esforço que ao negócio foram dedicados.

Quando se tem um planejamento concreto as coisas se simplificam, e há um maior entendimento e organização entre colaboradores, compreensão de atividades e visão da empresa. Em outras palavras, o empreendedor terá em mente todos fatores que estão contra e a seu favor, auxiliando a empresa em seu direcionamento de acordo com as oportunidades do meio que está inserida, possibilitando estar a frente de seus concorrentes.

O Plano de Negócios é a base do sucesso de qualquer empreendimento e, se você vê a necessidade de entender o tema mais a fundo, clicando aqui você fica por dentro de todo o assunto e como implementá-lo da melhor maneira possível.

3 – Conheça suas finanças

Em pleno século 21 é inegável a importância do dinheiro em todos as áreas de nossas vidas. No meio empreendedor não é diferente. Neste âmbito, o dinheiro ganha uma importância que supera, muitas vezes, todos os outros fatores. O conhecimento da manipulação correta do capital lhe apodera na tomada de decisões, em negociações e rege o início e futuro de um empreendimento.

Com um Plano Financeiro bem feito é possível calcular despesas e lucros, projetando uma visão futura do seu negócio e tornando possível entender a melhor forma de utilizar seus recursos financeiros; quanto pretende gastar, investir, lucrar e quando terá seu investimento recuperado (PayBack). Por isso, nenhum negócio deve abdicar de um planejamento financeiro, a menos que queira cair em contradições financeiras e se basear em dados hipotéticos e irrealistas de seu negócio.

A seguir serão apresentados alguns tópicos básicos, porém bem úteis na hora de desenvolver um planejamento financeiro eficiente. Para entender mais a fundo, sugerimos a leitura de outro artigo que tenha como fundamento explicar a fundo e detalhadamente o funcionamento de um Plano Financeiro e como desenvolvê-lo.

  • Saiba a situação da sua empresa. Não há como fazer um bom planejamento financeiro se você não conhecer as características da sua empresa dadas pelo Plano de Negócios.
  • Coloque todos os dados em uma planilha. Anote dados do fluxo de caixa, como despesas, lucros, objetivos e etc. Assim é possível manter-se atualizado da sua situação contábil.
  • Tenha sempre diversas possibilidades em mente. Como o futuro é incerto para todos, manter-se preparado para situações de crise é fundamental para que sua empresa não desabe na primeira dificuldade.

E agora, por onde começar?

Depois de ler e analisar os conselhos e assuntos desse e dos outros artigos referentes durante o texto, tente elaborar, de maneira básica, os temas trabalhados até aqui. Ponha no papel seus objetivos, suas características positivas e negativas, recursos iniciais e quaisquer dados que possam agregar numa estrutura empresarial mais sólida e realista. Só assim é possível entender se realmente há potencial e força de vontade na ideia que tanto sonha.

Conte com a Produção Jr Consultoria se acreditar que nosso trabalho pode ajudar a tirar sua ideia do papel ou alavancar seu empreendimento e impactar a sociedade de alguma forma! Marque agora seu diagnóstico gratuito conosco!

Receba conteúdos para alavancar o seu negócio!
Inscreva-se na nossa Newsletter

Skip to content