Plano de Negócios

Na abertura de um novo negócio ou reestruturação de um já existente, um plano de negócios é fundamental para uma estratégia de sucesso. Com esse planejamento, são apontados os caminhos que devem ser seguidos para alcançar seus objetivos e destacadas as principais forças do seu empreendimento. Além disso, esse documento conta com caracterização da empresa, ameaças, oportunidades e análise financeira. Assim, possibilita um maior entendimento do mercado e da viabilidade do seu negócio.

Impactos esperados:

O projeto envolve: 

Como o plano de negócios auxilia na compreensão da viabilidade de um negócio?

Através do plano de negócios, você terá análises de possibilidades estratégicas, mercadológicas, operacionais e financeiras que servirão como um guia para as futuras tomadas de decisões.

Preciso de um plano de negócios para expandir ou estruturar meu negócio?

Esse planejamento é essencial para estruturar ou até mesmo expandir seu negócio, uma vez que consolida estratégias, prepara para diferentes cenários e transmite autoridade.  

O plano de negócios me ajudará a captar investimentos?

Sim. Uma das entregas é o Sumário Executivo, uma síntese de todo o plano, que é utilizado para apresentar a empresa para possíveis investidores.

E se eu não precisar de algum dos entregáveis?

Nossas soluções são personalizadas para cada cliente. Dessa forma, elas são estabelecidas de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Quer entender quais as melhores soluções para sua demanda?

Gostou da nossa solução?

Fale com o comercial

3 Motivos para fazer uma Pesquisa de Mercado antes do Plano de Negócios

Sabe-se que um plano de negócios deve ser estruturado com base em características concretas do mercado que se deseja atingir. Com isso, as simulações financeiras devem ocorrer de forma a se aproximarem o máximo possível da realidade, para descobrir a real viabilidade da futura empresa

Assim, surge a grande pergunta: Como posso aproximar minhas expectativas, às realidades do mercado?

Esta é a principal função da pesquisa de mercado dentro do plano de negócios. Por meio dela que ocorre a conexão e a validação entre: as estimativas do fluxo de caixa, localização, planejamento estratégico, dentre outros fatores contidos no plano de negócios e o produto que a demanda da região está pedindo. Vale lembrar que, caso queira se aprofundar no tema “plano de negócios”, temos um artigo que foca exclusivamente no assunto.

1.    Análise da Demanda

Antes de tomar qualquer iniciativa, é necessário saber se, e onde, há a demanda necessária para que sua empresa decole. Para isto, após estimar uma região onde deseja montar seu negócio, dividir a análise do público da mesma em três fatores: Características gerais; Interesse e Comportamento do público alvo; O que os leva a comprar seu mix de produtos.

Características Gerais: Trata-se da idade, gênero, localização mais aproximada, enfim, é necessário identificar quais as características de seu público alvo.

Fonte: https://www.idealmarketing.com.br/blog/pesquisa-de-publico-alvo/

Interesse e Comportamento: Após tal etapa estar pronta, tem-se a análise afundo do perfil encontrado. Coletando pontos como ‘gostam mais de caminhar ou fazer compras de carro?’, ‘dão importância à saúde?’, ‘têm interesse em algum item (relacionado a seu produto) que o mercado ainda não fornece?’, assim por diante.

O que os levará a comprar: Este é um ponto de extrema importância para o plano de marketing, pois, neste item, serão identificadas as estratégias competitivas a serem adotadas pela empresa, que a tornará melhor que seus futuros concorrentes. Ademais, é fundamental que seja descoberto quais características o público prioriza nas empresas já atuantes no mercado, para dar um foco maior no plano de negócios e aumentar a efetividade do mesmo.

O item 1 já traz inúmeras evidências da importância de um plano de marketing bem estruturado. Salientando que, tendo apenas estes três itens em mãos, pode-se desenhar a empresa de acordo com a necessidade do mercado ao invés de tentar adaptar o mesmo ao portfólio da empresa. Sendo este, um erro cometido por inúmeros empresários brasileiros.

2.    Análise de Concorrência

A análise de concorrência consiste na identificação, por meio de estratégias de mercado, das empresas que possam vir a ser suas concorrentes mais fortes. Assim como de seus principais pontos, fortes e fracos, e dos motivos pelos quais podem vir a ser um problema na disputa do market share.

Vale ressaltar que a Produção Jr. utiliza-se da estratégia do cliente oculto. A qual é de extrema eficiência na medida quem que visitamos concorrente a concorrente, nos passando por clientes normais. O indicado é focar em um produto comum, entre as empresas do setor e aquela a ser montada. Com isso, como a equipe passa por inúmeros processos de compra do mesmo produto, conseguimos identificar com eficácia os problemas e os diferenciais contidos em cada um deles.

Assim, tendo a análise afundo da oferta já atuante e consolidada, pode-se construir a, citada acima, identificação dos principais pontos, a qual deve ser utilizada para aumentar a força competitiva de seu futuro negócio.

Os tópicos acima estão melhor detalhados nos artigos: “COMO A ANÁLISE DE MERCADO PODE AUXILIAR O SEU NEGÓCIO”(https://producaojr.com.br/analise-de-mercado/) e “6 PASSOS PARA FAZER UMA PESQUISA DE MERCADO E IDENTIFICAR SEU CLIENTE!”(https://producaojr.com.br/pesquisa-de-mercado-artigo/). Vale dar uma olhada para entender melhor tal escopo!

3.    Plano de Marketing

O plano de marketing consiste na compilação e utilização dos dados coletados e inferências feitas acima para traçar estratégias que possam ser utilizadas no plano de negócios, a fim de implementar características na empresa que a façam, não apenas quebrar as barreiras de entrada do mercado em questão, como também tornar-se o pesadelo da futura concorrência.

Tendo em vista que se está construindo um plano de negócios, deve-se atentar para que o plano de marketing haja em consonância com o plano financeiro. Isto promove uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, ou seja, a divulgação passa a atingir o maior número possível de potenciais clientes, sem que se prejudique a parte financeira do negócio.

4.    Vamos construir!

Agora que já sabe a importância de uma Pesquisa de Mercado, consequentemente de um Plano de Marketing bem estruturado, podemos começar a construção de um exclusivo para você e seu negócio. Basta entrar em contato com a equipe clicando aqui e agendar um diagnóstico grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content