Blog Produção Jr.

Uso do princípio MECE para facilitar tomadas de decisões

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
MECE
Você verá neste artigo:

Uso do princípio MECE para facilitar tomadas de decisões

 

O QUE É O PRINCÍPIO MECE?

O princípio MECE é baseado na Minto Pyramid – uma estratégia estudada por Bárbara Minto – e é muito utilizado para organizar informações de maneira “mutuamente exclusiva e coletivamente exaustiva”. Isso significa analisar situações sem sobrepô-las entre si e de forma independente, além de explorar todos os casos relevantes possíveis. Esse princípio é frequentemente empregado para resolver problemas em negócios, visto que, reunindo dados inicialmente caóticos conforme o método, é possível explorá-los com mais facilidade e de um jeito mais assertivo e efetivo.

Posto que é um método usado para organizar informações e ideias, esse princípio pode ajudar muito na tomada de decisões coerentes. Desse modo, é possível entender melhor os gastos, os lucros, os preços, os possíveis investimentos e muitos outros fatores que exigem um julgamento racional, como a decisão de abrir uma empresa.

COMO ELE É APLICADO?

A estrutura do princípio MECE é basicamente a construção de árvores lógicas/pirâmides de problemas, decisões e planejamentos. Um exemplo de abordagem que pode ser feita na estrutura do MECE é utilizar dados matemáticos analisando receitas, lucros, custos e estatísticas (matemática é, em alguns aspectos, mutuamente exclusiva e coletivamente exaustiva) ou perguntas para ajudar a construir a pirâmide.

O MECE aplicado aos problemas possibilita a divisão de um problema de difícil compreensão em outros menores. Quando utilizado para auxiliar decisões, a pirâmide tem como principal função analisar as consequências das ações a serem realizadas e, quando empregado para testar possibilidades, o princípio proporciona o entendimento sobre cada fator que cria as hipóteses escolhidas.

Para elaborar essa pirâmide pode-se empregar dois tipos de raciocínio: o indutivo e o dedutivo. Enquanto o indutivo se caracteriza pelo início da análise a partir de uma constatação, seguindo para várias respostas finais, o dedutivo configura uma análise que se inicia em vários elementos para chegar em uma conclusão chave. É perceptível que a pirâmide é feita, de modo geral, por uma situação, suas complicações e uma resolução.

Princípio MECE: Em 5 etapas

PARA ENTENDER MELHOR:

Um pequeno exemplo pode ser uma empresa que está apresentando custos elevados. A partir deste problema, pode aparecer duas outras ramificações: quais são os custos variáveis e quais são os custos fixos, as quais podem gerar ainda mais informações.

Chegando no final da pirâmide, será obtido informações sobre tudo o que afeta o custo total, possibilitando a identificação das prováveis causas do elevado custo. Assim, o último passo é solucionar o problema agindo sobre uma ou algumas das origens da adversidade em questão e aplicando, se necessário, uma administração financeira com abordagens mais confiáveis.

Outra forma de empregar o princípio é fazendo perguntas e criando as ramificações da árvore com respostas mutuamente exclusivas e coletivamente exaustivas. Assim, um exemplo desse tipo de aplicação, no caso do problema dos elevados custos de uma empresa, poderia ser perguntar quais aspectos influenciam custo e, então, teríamos como resposta duas subdivisões: custos fixos e custos variáveis.

Utilizar a tática mutuamente exclusiva e coletivamente exaustiva pode ser viável também após inúmeras atividades que permitam conhecer melhor a empresa, como a pesquisa de mercado, análise de mercado ou com os indicadores de desempenho.

Isso porque é possível extrair uma grande quantidade de informações que podem ser organizadas baseando-se no princípio MECE. Desse modo, é perceptível que não basta apenas conhecer e entender dados, mas também é interessante analisá-los com precisão e lógica.

BENEFÍCIOS DE USAR O PRINCÍPIO MECE:

O maior benefício da aplicação desse princípio é que ele verifica se a pirâmide lógica está coerente de acordo com a apuração de repetições e lacunas, que não devem existir. Dessa maneira, o MECE não permite a perda de informações e pode ser utilizado para decisões aparentemente simples e, em conjunto com outros conceitos e métodos, para decisões mais relevantes, como a Matriz SWOT e 5W2H.

Além de tudo, é necessário destacar o quanto a ação de decidir é importante em todos os aspectos imagináveis e como é difícil ser racional e coerente para tomar atitudes em cenários complexos ou, até mesmo, caóticos. Assim, o princípio MECE se mostra como uma ferramenta eficaz para a tomada de decisões e resolução de problemas, uma vez que suas propostas permitem a observação do maior número possível de dados de acordo com sua especificidade.

É válido ressaltar ainda que, ao aplicar a ideia de “Mutuamente Exclusivo e Coletivamente Exaustivo”, é possível organizar os pensamentos sobre as informações de maneira mais clara e objetiva. Isso permite que não seja negligenciado algo importante ao decompor um problema em outros menores para que, consequentemente, seja tomada uma decisão mais sensata e positiva a partir de uma lógica plausível.

Quer saber mais sobre essa e outras formas de melhorar a sua empresa e resolver seus maiores problemas? Entre em contato conosco para uma avaliação e diagnóstico gratuitos. Na prática: como os dados influenciam na produção de uma empresa?

Skip to content