Blog Produção Jr.

4 Passos para fazer seu negócio decolar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

4 PASSOS PARA FAZER SEU NEGÓCIO DECOLAR

Ao criar uma empresa ou mesmo ao expandir seu negócio é de extrema importância ter um método para assegurar seu sucesso no futuro. Para sua sorte, nós podemos te contar esse segredo empresarial em apenas 4 passos simples.

1- Conheça bem seu mercado:

É muito comum que empresas sejam criadas para suprir demandas saturadas ou inexistentes, tudo isso baseado no “achismo”. Para evitar esse erro, que pode ser fatal para o negócio, é recomendado realizar uma Pesquisa de Mercado antes de tomar qualquer decisão de expansão. A Pesquisa de Mercado permite conhecer as reais necessidades do cliente e usar dessas informações cruciais para embasar as decisões futuras. Tratamos desse tema em outro de nossos artigos, você pode conhecer mais sobre o assunto aqui. Além disso, temos ainda um eBook sobre o assunto.

2-Descubra como agir:

Agora que você já conhece as necessidades do mercado, é necessário saber como ataca-las da melhor maneira possível. É para isso que existe o Plano de Negócios. Ele é um conjunto de diretrizes a serem seguidas pela empresa para atingir os objetivos desta. No entanto, para fazê-lo, é necessário ter consciência de onde a empresa está atualmente e onde ela quer chegar, sem nenhum viés, o que pode ser difícil para novos negócios ainda muito ligados a seus fundadores e é facilitado através do uso do Princípio MECE na tomada de decisões. Vale ressaltar que o Plano de Negócios também deve tratar da identidade visual e de marketing da empresa (no que é conhecido como Plano de Marketing) e da análise aprofundada da concorrência, para saber como melhor tratar da situação do mercado. Acesse nosso artigo sobre Plano de Negócios para saber mais aqui.

3-Esteja certo dos gastos e receita do seu negócio:

Então já sabemos o que os clientes precisam e como atacar essa necessidade, agora vamos determinar o quanto isso vai dar de lucro. Isso pode ser feito através de um Plano Financeiro. Nele serão levados em conta todos os custos (por menores que sejam) e todas as receitas também. Dessa forma é possível saber com precisão como estabelecer a margem de lucro, além de cortar gastos desnecessário. Muitas empresas novas acabam por ter suas receitas e custos confundidos com o patrimônio do dono, o que só fere o futuro desta por dificultar o reinvestimento dos lucros no melhoramento do negócio. Também já escrevemos sobre Plano Financeiro. Maximize seus lucros com o conhecimento em nosso artigo.

4-Estabeleça um padrão:

Agora seu negócio já está bem estruturado e pronto para se manter a longo prazo. Qual seria o próximo passo? Expandir ainda mais. Para isso é essencial ter um procedimento padrão para a realização dos processos da empresa, para que as novas unidades mantenham os padrões de qualidade do seu produto/serviço. É exatamente para isso que existe o Mapeamento de Processos. Este é um método de análise das atividades realizadas com o propósito de desenvolver um procedimento padronizado para cada atividade, facilitando também o treinamento de colaboradores a serem contratados no futuro. O processo de padronização e exportação dos processos para outras unidades pode ter complicações. Conheça mais a fundo esse procedimento em mais um de nossos artigos. Ou ainda confira nosso eBook: Mapeamento de Processos.

A aplicação desses quatro passos simples podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio. No entanto, aplicá-los pode ser uma tarefa árdua. Entre em contato conosco e podemos realizar todo o trabalho para você. Resultados garantidos e esforço zero da sua parte.

Skip to content