O segredo para o sucesso das franquias e como padronizar seus processos
O modelo de franquias está em plena ascensão no Brasil e já é consolidado nos países com economias sólidas. Desde o surgimento da ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 1987, os empreendedores brasileiros abriram os olhos para esse modelo de negócio e têm buscado montar suas empresas para que consigam se expandir por si só.
A vantagem do modelo de franquias apresenta vantagem para ambos os envolvidos: o olhar do franqueado, que inicia seu empreendimento com a estabilidade alcançada previamente pela marca já existente; e o olhar do franqueador, que garante um crescimento exponencial de sua marca sem a necessidade de gerenciar de perto.
Apesar de ser tão atrativo, o mercado de franquias também sofreu com a crise e isso ficou explícito com o aumento de 105,3% no número de fechamento de franquias em 4 anos, segundo dados de uma consultoria especializada em franchising.
As 3 etapas para criar uma franquia de sucesso
Dentre outros fatores, a falta de padronização das operações é um dos motivos que acelera a morte destas empresas. Fica mais claro de se entender quando olhamos para o processo de abertura de uma marca para franchising:
O que vem ocorrendo no mercado brasileiro é que as franquias focam seus esforços nas duas primeiras etapas, porém, na parte de Manualização, deixam passar despercebido muitas informações essenciais para que seus franqueados consigam manter seu negócio a longo prazo.
A solução para esse problema é a padronização sistematizada de todos os processos do empreendimento por mãos especializadas. E é pensando em garantir a sobrevivência das franquias no longo prazo que temos trabalhado com o projeto de Mapeamento de Processos junto a empreendedores dos mais diversos ramos que buscam a expansão de seu negócio por franqueamento.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de saber mais sobre como podemos ajudar você a franquear sua empresa com sucesso? Entre em contato e ficaremos felizes em ajudar sua empresa a atingir suas metas!