Blog Produção Jr.

Metodologia Ágil: razões para adotá-la em sua empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Metodologia Ágil
Você verá neste artigo:

Sua empresa ou a qual você trabalha já passou por um momento crítico, como a que estamos vivendo agora? Você não soube uma forma de agir depressa e com segurança? Falta adaptabilidade para os projetos e processos internos? Se você já presenciou ou presencia alguma dessas situações comentadas acima, o mindset/metodologia ágil te ajudará a resolver algumas dificuldades. Entenda como à seguir.

 

Metodologia e Mindset Ágil:

Empresas ágeis são guiadas por um mindset focado na agilidade e em metodologia ágil. Vale ressaltar a diferença entre esses dois conceitos, a segunda emergiu com o “Manifesto Ágil”, o qual foi fundamentado na procura por maior enfoque ao cliente, suas necessidades e prazos. Também buscou priorizar a flexibilidade perante transformações e mudanças, além de orientar a atenção para indivíduos e interações.

Baseado na metodologia, foram elaborados alguns métodos, como o Kanban, o Lean, o XP e o Scrum, entre outros.

Não obstante, o mindset ágil é algo que precede a metodologia, ele é o começo da mudança organizacional para ser ágil. Suas características, se presentes na empresa, são o que de fato fazem ela ser ou não ágil.

 

Características, importância e vantagens em ter o Mindset Ágil:

 

A metodologia ou mindset ágil é caracterizado como a busca pela melhoria contínua, de forma rápida e com características importantes, como:

 

  • Renovação: Garante constante monitoramento e processamentos cíclicos;
  • Progressão do desenvolvimento: Ao longo do projeto são feitas entregas contínuas, as quais são validadas pelo cliente;
  • Equipes auto-organizadas: Todos trabalham de maneira organizada, sabem exatamente o que deve ser feito e se auto gerenciam;
  • Equipes versáteis: Os times devem ser formadas por profissionais de diversas áreas;
  • Agilidade nas mudanças: Os projetos são rápidos e facilmente alterados, de acordo com a necessidade do cliente.

 

Mediante as características mais importantes do pensamento ágil, se destacam algumas vantagens quando o mesmo é colocado em prática. As empresas passam a ser mais: 

 

  • Adaptáveis: Empresas ágeis são mais dispostas a mudar rapidamente, elas compreendem que o seu êxito requer agilidade para abraçar oportunidades e superar riscos e crises;
  • Atento a oportunidades: Buscam novos modos de trazer valor e interesse à empresa. Como a Bauducco, nossa parceira, fez ao mudar seu portfólio, o qual inicialmente era de uma empresa tradicional, e ao se reinventar mudou a sua interação com o mercado;
  • Curiosos: Procuram sempre ouvir novas ideias dos funcionários, clientes, parceiros e do mercado. Para assim, estarem sempre se inovando e aperfeiçoando.

 

Com tais características, fica claro o altíssimo benefício que o mindset ágil promove nas empresas. Ao se observar o período em que iniciou a crise do Covid-19, é nítido que muitas empresas tiveram uma enorme dificuldade de se adaptar à nova realidade, enquanto outras, em pouco tempo, já haviam organizado sua mudança para o home office. Além disso, empresas ágeis incentivaram a conversa entre os funcionários e a empresa, com o intuito de entender melhor o que poderia estar sendo adaptado para o melhor desempenho dos colaboradores. 

Considerando o mesmo período, organizações também se adequaram dando foco ao cliente, as principais mudanças que foram realizadas estão atreladas ao e-commerce, buscando moldar seu negócio e buscar sucesso no digital.

Implementação do Mindset Ágil:

A implementação pode ser um período muito conturbado, uma vez que é muito frequente, ao se implementar o mindset ágil em uma organização, que haja uma queda de velocidade da equipe no primeiro momento, visto que velocidade não é igual a agilidade. Entretanto, ao suceder este primeiro momento, você verá que este processo de implementação trará resultados.

Há variados modos de se implementar esse conceito, todavia há ideias e ações que são consideradas padrões para isso. Entre elas estão:

 

  • Encontrar uma dificuldade na organização ou projeto;
  • Conscientizar seus parceiros e colaboradores de que essa implementação será benéfica;
  • Elaborar um pensamento de urgência;
  • Escolher um projeto piloto e buscar uma metodologia para ser utilizada;
  • Caso necessário, contratar um Agile Coach para que ele ajude nesta implementação.

 

Isto posto, é visível que a implementação do mindset ágil trará benefícios como o aumento da satisfação do cliente, agilidade na tomada de decisão e melhora na organização dos times. Portanto, busque utilizar o mindset ágil para ter as vantagens que ele traz ao seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Veja mais em nosso blog e em nossas redes sociais! 

Caso queira, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito para obter melhores resultados para seu negócio.

 

Skip to content