Blog

Metodologia Kaízen: O segredo para a melhoria contínua em seu negócio

Imagem Kaizen

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Você verá neste artigo:

Kaízen: O segredo para a
melhoria contínua em seu negócio

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, com empresas cada vez mais bem estruturadas e um mercado cada vez mais exigente.

Nesta atual era da competitividade mundial é possível observar nitidamente uma disputa por espaço dentro do mercado. O segredo para sua empresa? Kaízen!

Utilizando ferramentas estratégicas e as técnicas adequadas visando uma maior produtividade e a obtenção de melhorias contínuas, ou seja, um diferencial competitivo, você vai ser capaz de se destacar!

Diante de todos esses fatores, o método Kaízen, tem contribuído para que empresas de vários tamanhos alcancem uma vantagem competitiva.

Mas o que é Kaízen? Como posso aplicá-lo na minha empresa? Fique tranquilo, todas as suas dúvidas sobre o Kaízen serão respondidas nesse artigo!

O que é o Kaízen?

O Kaízen surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial. O país encontrava-se devastado, com poucos recursos e precisava encontrar uma forma de se reerguer e competir com grandes marcas. Em outras palavras, a metodologia surgiu por necessidade, quando a produtividade e a eficiência eram essenciais para a sobrevivência da indústria japonesa.

Em japonês, Kaízen significa melhoria contínua. Segundo Masaaki Imai, considerado o pai da técnica, é uma filosofia que busca provocar melhorias diárias, envolvendo todos os membros da empresa e em todas as áreas existentes.

Ou seja, o pensamento sugere que a nossa maneira de viver, tanto pessoal quanto profissional, deve estar focada em um esforço constante de otimização.

Portanto, é possível afirmar que o kaízen está fundamentado na criação de uma cultura organizacional, a qual trata de envolver todas as pessoas da empresa para que se concentrem nas melhorias globais da organização.

A metodologia, propõe uma mudança de mentalidade e comportamento, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. O trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual, nele, satisfação e responsabilidade são valores coletivos.

Dessa forma, o kaízen está centrado nas pessoas, uma vez que são elas que executam as ações da empresa.

Mas como isso funciona na prática? A melhoria contínua se baseia nas experiências das próprias pessoas que participam das atividades.

O Kaízen torna o processo de Kaízen parte do dia a dia da produção, desde o chão de fábrica até as lideranças. Após uma atividade ser melhorada ela se torna padrão. Assim, qualquer processo pode ser melhorado!

Os benefícios da aplicação da metodologia são grandiosos para empresas de todos os portes, vamos ver quais são eles agora!

Objetivos do Kaízen

● Aumentar a produtividade
● Reduzir os custos
● Eliminar desperdícios
● Criar uma cultura participativa de todos os funcionários
● Reduzir os estoques
● Proporcionar satisfação aos clientes

É importante ressaltar que o Kaízen nasceu dentro do Lean Manufacturing, uma metodologia para tornar as empresas cada vez mais eficientes, entregando ao cliente o que ele quer, da maneira exata que ele quer, na hora que ele quer.

Focos do Kaízen

O Kaízen tem foco nas atividades que terão alto impacto nos resultados com o menor esforço possível. E a metodologia possui 4 áreas de aplicação. Vamos analisar cada uma delas!

1. Mão de Obra

A aplicação na mão de obra visa o POP (Procedimento Operacional Padrão). Ou seja, criar uma rotina a ser executada baseada nas experiências dos trabalhadores, buscando evitar erros.

2. Método

O Kaízen pode ser utilizado tanto para melhorar processos existentes, como também para a criação de projetos de forma enxuta, visando reduzir custos e alcançar grandes resultados de forma mais rápida.

3. Material

Nessa área, os materiais devem chegar conforme o necessário, na quantidade, no momento, no local certo, que é a premissa do sistema de produção Just in time. Dessa forma, reduzindo os estoques.

4. Máquinas

Nessa etapa, busca-se reduzir ao máximo o tempo de setup dos equipamentos e melhorar a utilização das máquinas. Isso pode ser feito através da manutenção preventiva, de forma a prevenir possíveis falhas durante o processo.

Como aplicar o Kaízen?

Simples! A metodologia é aplicada através do chamado evento kaízen. Chamado muitas vezes de projeto de melhoria rápida, o evento é um intervalo de tempo estabelecido e agendado para permitir que um grupo de pessoas se reúna e implemente a filosofia visando eliminar o desperdício.

Em outras palavras, é um programa de melhoramento contínuo baseado no trabalho em equipe e na utilização das habilidades e conhecimentos do pessoal envolvido.

No evento, geralmente forma-se uma equipe de funcionários, em geral, de 5 a 10 pessoas, dependendo da empresa, com o intuito de implementar o trabalho em uma semana ou duas. É basicamente fomentar a criatividade antes de gastar dinheiro, pensar antes de sair fazendo as coisas.

Execução do Evento Kaízen

De maneira geral o evento segue o ciclo PDCA para a resolução de problemas. Os eventos kaízen exigem planejamento e foco antecipado. Uma empresa terá de alocar recursos e investir tempo e dinheiro no programa.

Contudo, o retorno será surpreendente. As equipes também precisam de objetivos estabelecidos, para saberem onde querem chegar e serem desafiadas e estimuladas.

Nunca inicie um evento kaízen sem estabelecer objetivos para a equipe! Alguns erros cometidos durante o planejamento e condução dos eventos kaízen são:

● Falta de planejamento
● Falta de objetivo
● Má escolha de equipe
● Falta de comunicação

Otimize seus processos!

A aplicação do Kaízen exige certa disciplina, mas traz grandes resultados. Permite criar uma cultura organizacional dentro da organização que vai ajudar a eliminar desperdícios, reduzir custos e aumentar a produtividade! O que você está esperando?

Agora que você já conhece melhor a metodologia Kaízen e os seus benefícios é hora de agir! Entre em contato conosco e iremos realizar um diagnóstico grátis da sua empresa!

Receba conteúdos para alavancar o seu negócio!
Inscreva-se na nossa Newsletter

Skip to content