Blog Produção Jr.

Blockchain: revolução tecnológica e aplicações

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Blockchain
Você verá neste artigo:

Blockchain: a revolução tecnológica e suas aplicações

O termo blockchain surgiu como um conjunto dos universos das finanças e tecnológico e acabou chamando a atenção de todo o mundo. Isso de fato ocorreu justamente por ser algo novo e que envolve dinheiro, o que deixa as pessoas ainda mais curiosas e cheias de dúvida a respeito do assunto.

Entenda o que é blockchain, como ele funciona e porque você deve usá-lo, lendo este conteúdo abaixo.

O que é blockchain?

Em linhas gerais, blockchain é um método relativamente novo de rastrear o envio e o recebimento de alguns tipos de informações pela internet. Pode-se dizer que se trata de blocos de código gerados online e que carregam informações conectadas – daí o nome.

Seu surgimento se dá em conjunto com o surgimento das tão faladas criptomoedas, especificamente o bitcoin. Assim, o conceito de blockchain surgiu em 2008, sendo publicado no mesmo artigo acadêmico produzido pelo suposto criador dos bitcoins para lançar essa nova espécie de moeda digital. 

Em linhas gerais, pode-se dizer que o blockchain nasceu para que as criptomoedas pudessem vir logo em sequência. Entretanto, o uso da blockchain não se restringe apenas ao mundo das criptomoedas, existem inúmeras outras utilidades para esse novo sistema de rastreio digital.

Como o blockchain funciona?

Com um mundo cada vez mais digital (Dicas para digitalizar a sua empresa), métodos mais arcaicos vêm perdendo espaço para as novas tecnologias. Por outro lado, esses mesmos métodos perduraram até hoje muitas vezes por serem mais seguros e passarem a confiança necessária para o mercado consumidor. 

É através de pontos como esses que o blockchain se sustenta: é a evolução tecnológica necessária com a segurança e a confiabilidade exigida atualmente.

Em termos técnicos, o blockchain funciona através da computação em nuvem, o que torna possível processar grandes quantidades de informação pela internet. Um conjunto de informações que viajam através da rede são geridos por uma hash, uma função matemática que gera um código com letras e números. 

O código representa exatamente essas informações enviadas, sejam elas mensagens ou arquivos. Ledger é o local onde todos os envios e recebimentos são registrados.

Ele pode ser traduzido como livro-razão: um documento onde todas as transações são gravadas. Essas informações uma vez registradas não podem ser apagadas e são de livre acesso por qualquer pessoa em qualquer lugar.

Por fim, as pessoas responsáveis por garantir a veracidade dessas informações são conhecidas como mineradoras. Elas calculam o hash correto de cada conjunto de informações para formar a ligação entre eles. 

De modo a ilustrar, é como se cada vagão de um trem fosse um conjunto de informações, este protegido por uma hash e registrado em um livro, onde os mineradores são os responsáveis por afirmar a veracidade de que o vagão dois vem logo depois do vagão um.

Algumas das aplicações do blockchain

A primeira e talvez a mais impactante seja a aplicação do blockchain para o mundo das criptomoedas, que são moedas digitais sem lastro em nenhum país, o que torna a situação ainda mais revolucionária. 

Essa forma experimental de finanças descentralizadas é representada pela sigla DeFi. Remetendo a esse novo método financeiro que não depende de intermediários, como corretoras ou bancos, utilizando apenas contratos inteligentes em blockchain.

Se você tiver interesse em entender melhor como funciona a DeFi e se aprofundar nesse assunto, confira nosso artigo.

Como se já não bastasse, o blockchain também pode ser usado para:

  • validar documentos, como contratos imobiliários;
  • venda e troca de ações;
  • transações financeiras;
  • votos eleitorais;
  • rastreamento de remessas;
  • e até mesmo comercialização de músicas e filmes.

Algumas empresas já começaram a estudar uma forma de utilizar blockchain. As indústrias de alimentos, por exemplo, pretendem apostar nessa nova tecnologia para assegurar informações como alimentos livres de agrotóxicos, zero glúten e também a respeito da produção sustentável.

Sob esse mesmo ponto de vista, empresas de móveis de madeira também começaram a olhar para o blockchain como forma de garantir a seus consumidores informações confiáveis a respeito da origem da madeira utilizada na produção de seus móveis.

Dessa forma, por se tratar de algo relativamente novo, a confiança das pessoas nesse novo sistema ainda está sendo construída.

Embora ainda exista uma certa desconfiança da população a respeito do blockchain, esse novo sistema de rastreio de informações vem ganhando cada vez mais espaço no mundo contemporâneo.

Como fazer parte deste novo mercado?

Com a crescente expansão da blockchain, seu mercado também vem ganhando patamares cada vez maiores. Assim, é possível tanto para o empresário quanto para o funcionário abraçar essa nova oportunidade.

Para os empresários que têm interesse em desenvolver um setor dentro de sua organização especialmente voltado para Blockchain, basta contratar novos membros que estejam bastante familiarizados com essa nova ferramenta

Já para esses novos membros, o caminho é de muito estudo e dedicação em aprender melhor sobre as arquiteturas Hyperledger ou Ethereum, que são os dois métodos mais conhecidos e consistentes de armazenamento das informações em blockchain.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar com Blockchain. Por se tratar de armazenamento mais confiável de dados, é uma ótima saída para quem busca esse tipo de serviço.

Além dessa oportunidade, a segurança cibernética também é um ramo que vem cada vez mais utilizando as aplicações do mercado de Blockchain.

Em linhas gerais, para começar a atuar com Blockchain basta ter acesso a internet e entender muito bem como esse novo método de rastreamento funciona. Isso porque tudo sobre esse assunto é pautado em código-aberto e está disponível para todos em qualquer parte do mundo. 

Gostou do nosso conteúdo? Veja mais no nosso blog e em nossas redes sociais! Nós da Produção Jr te ajudamos a planejar e estruturar isso dentro da sua empresa, entre em contato para marcar um diagnóstico online e gratuito.

Skip to content