Blog Produção Jr.

Gestão à Vista

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
jidoka
Você verá neste artigo:

O que é Gestão à Vista?

A Gestão à Vista, Visual Management, em inglês, ou Mieruka, em Japonês, é uma das principais estratégias presentes na metodologia de gestão Lean Manufacturing. Isso porque, apesar de ser uma estratégia muito barata e simples de ser aplicada, traz grandes benefícios para a empresa. Ela visa sintetizar e deixar aparente para todos, quais são os objetivos a serem alcançados e os resultados obtidos ao longo do tempo.

No dia-a-dia somos guiados instantaneamente por meio de símbolos, cores, indicadores, entre tantos outros elementos visuais. A exemplo disso, no trânsito, vemos o sinal verde e sabemos que podemos prosseguir e o vermelho temos que parar, além disso, quando vemos o indicador de bateria do celular  a “10%” na cor vermelha, sabemos que é hora de conectá-lo à uma fonte de energia. Assim também deve acontecer em uma empresa que queira entrar na cultura do Lean, a fim de tornar mais visual as métricas, tarefas e objetivos, para que as decisões tomadas, portanto, sejam mais assertivas e mais ágeis.

Pensando nisso, listamos algumas das principais vantagens da Gestão Visual e como implementá-la, a fim de contribuir para os primeiros passos da metodologia Lean Manufacturing e alavanque nos resultados na sua empresa ou negócio.

Quais são as principais vantagens?

  1. Diminuição nas falhas relacionadas à comunicação dos processos, já que a transmissão das informações acontece de forma visual, mais dinâmica e sem a dependência de outros colaboradores.
  2. Motivação e “sentimento de dono” na equipe de trabalho, pois todos os funcionários podem visualizar os resultados, a partir da visualização do seu progresso e sua contribuição para o alcance das metas.
  3. Facilidade na hora de compilar dados e tomar decisões, como em uma ferramenta de controle de estoque, a fim de identificar o que está em excesso ou escassez.
  4. Contribuir para a organização do fluxo , com a identificação de gargalos e vulnerabilidades, a partir do uso de ferramentas organizacionais e intuitivas.
  5. Facilidade para realizar tarefas devido a uma pré definição do que tem que ser feito, como em um gerenciamento de projetos, gerenciamento de tarefas e planejamentos mensais/semanais/diários.

Como implementar a gestão na minha empresa?

  • Por meio de Mapeamento de Processos:

Existem inúmeras maneiras de documentar um processo, no entanto, a maneira mais adequada a metodologia do Lean Manufacturing é a documentação em fluxogramas simplificados e visuais. Podemos relacionar a técnica da utilização dos semáforos com o mapeamento de processos em fluxogramas, pois nele, há também simbologias que te direcionam o que fazer, como exemplo, o círculo verde para dar start no processo, o losango, para tomar decisões, e círculo vermelho para representar o fim do processo. 

Nós da Produção Jr, oferecemos o serviço de mapeamento de processos para sua empresa, elaborando documentos de maneira intuitiva e visual, para que, mesmo um colaborador novo na empresa entenda a linguagem do que fazer, sem precisar depender de colegas de equipe ou superiores mais experientes, clique aqui para realizar o orçamento. Além disso, a visualização dos fluxos, seja impresso ou digital, vai evitar retrabalhos e eliminar possíveis gargalos de produção. Para saber mais sobre o assunto, baixe nosso e-book de guia para mapeamento de processos clicando aqui!

  • Com a construção de dashboards dos KPI’s:

Hoje em dia, todas empresas devem possuir os Indicadores de Desempenho ou famosos KPI ‘s (Key Performance Indicator). Esses fatores são responsáveis por medir o nível de desempenho das ações tomadas, vendo o que está dando certo ou que é necessário mudar para que as metas sejam atingidas. Esses indicadores devem ser estruturados em ferramentas interativas e dinâmicas, que permitam a inserção de  novos dados periodicamente para acompanhar o desempenho em tempo real. 

Por isso, essa ferramenta é geralmente estruturada em softwares como Excel e Power BI, em modelos de dashboard personalizados que permitem a fácil visualização por gestores e colaboradores, clique aqui para saber mais sobre essa solução!

  • Utilizando a ferramenta de Controle de Estoque:

Outra importante ferramenta de gestão visual, é a de gerenciamento de estoque. Ela permite que você insira os produtos, estabeleça estoques mínimos e máximos, visualize quais estão em falta e quais estão dentro da margem. E para facilitar esse gerenciamento de estoque na sua empresa, elaboramos uma planilha, baixe gratuitamente aqui

  • Com a aplicação da Metodologia 5S:

Para contribuir com a organização do fluxo, dentro do Lean Manufacturing, temos a metodologia 5S, que representa 5 sensos, entre eles: senso de utilização, organização, limpeza, padronização, disciplina. A exemplo disso, na prática podemos adotar  a utilização de cores, de etiquetas, demarcações no chão, quadros, entre outros. Como se trata de uma filosofia, é necessário primeiramente planejar e estruturar “o que” e “como” fazer, e posteriormente, implantar esse plano de ação. 

Nós da Produção Jr, te ajudamos a planejar e estruturar isso dentro da sua empresa, clique aqui para fazer um orçamento! 

  • Por meio da construção de um planejamento visual:

Outra técnica importante para estabelecer atividades e fomentar a motivação é a estruturação de um planejamento mensal/semanal/diário, o uso de kanban, com colunas de tarefas a fazer/realizando/feita, e gerenciamento de projeto. Uma sugestão e dica valiosa é estruturar essas técnicas de gestão a vista em aplicativos gratuitos na internet, como o Trello, que permite criar diferentes estruturas dinâmicas e interativas entre os membros da equipe.

Skip to content