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Fidelização do cliente: descubra estratégias de como encantar seus consumidores.

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fidelização dos clientes
Você verá neste artigo:

Fidelização do cliente: descubra estratégias de como encantar seus consumidores.

Independentemente do porte da sua empresa e do nicho do qual ela faz parte, é fato que as peças centrais do seu negócio são os consumidores. Por isso, há uma constante busca por estratégias que não só atraiam, como também, promovam a fidelização dos clientes

Para não ficar de fora dessas estratégias de fidelização, acompanhe este artigo para aprender algumas dicas de como encantar seus clientes, transformando-os em possíveis divulgadores da sua marca.

O que é fidelização de clientes?

Tornar seus consumidores fiéis ao seu produto, marca ou serviço consiste em criar um valor sobre aquilo que sua empresa oferece de forma que, sempre que o seu cliente necessite deste tipo de serviço, a primeira empresa lembrada será a sua e não a concorrência. 

Além disso, a fidelização está no âmbito em que o comprador se torna um divulgador da marca. Ou seja, toda vez que alguém precisar de uma indicação a respeito de um produto ou serviço dentro do segmento da sua empresa, o mesmo irá sugerir o seu negócio. 

Porque fidelizar os seus clientes?

Clientes fiéis são extremamente valiosos para qualquer negócio, pois consumidores satisfeitos com seus produtos e serviços consequentemente estarão satisfeitos com a empresa. Dentro disso, vamos apontar abaixo algumas das vantagens de fidelização de clientes:

  1. Marketing boca a boca: consumidores fiéis acabam por disseminar a marca, compartilhando suas experiências e indicando os serviços que os satisfizeram. 
  2. Preços acima do mercado: se há fidelização, os preços não devem ser fator principal de competitividade, ou seja, mesmo que haja um aumento do preço de seus produtos, os seus consumidores fiéis ainda irão preferir sua marca.
  3. Poder de negociação com fornecedores: uma vez que o fornecedor sabe que seu negócio tem clientes fiéis, ele reconhece que as chances de seus produtos serem vendidos dentro da sua empresa é maior e, por isso, o mesmo pode facilitar a venda.
  4. Negócios contínuos: consumidores fidelizados comprarão seus produtos ou serviços repetidamente se estiverem satisfeitos com as entregas.

O que fazer para fidelizar mais clientes?

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas na sua empresa, as quais dependem do tipo do seu negócio e da quantia monetária que você está disposto a despender nesse processo. Entretanto, abaixo listaremos algumas dicas para uma estratégia de fidelização efetiva:

  • Tenha bem definido seu mercado e seus clientes:

Para a criação de estratégias de fidelização é muito importante que você saiba o nicho que sua empresa atua, de forma a limitar sua concorrência e direcionar seu marketing. Para saber mais sobre esse assunto leia o artigo sobre o tema de Nichos de Mercado do nosso blog

Além de identificar o seu mercado, é preciso conhecer muito bem seus clientes de forma a criar uma persona capaz de direcionar suas estratégias e personalizar o conteúdo ideal para seus consumidores. Saiba como identificar sua clientela e público alvo e ainda o que é uma persona através dos links anteriores.

  • Direcione suas estratégias para o cliente certo:

Após feito o estudo e o mapeamento dos seus clientes e do mercado é possível adotar ações que chamem a atenção das pessoas certas. Isso aumenta a chance da sua marca ser conhecida diante do público alvo.

  • Crie um vínculo com seu cliente:

Na era da informação, com as pessoas cada vez mais conectadas, não é difícil estabelecer vínculos com os consumidores. Por isso, faça uso das redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, etc) para se fazer presente na vida dos clientes e em contato com os mesmos, acatando seus comentários e sugestões. 

  • Ofereça um atendimento de qualidade:

Nota-se que, muitas vezes, uma ótima experiência do consumidor está atrelada ao atendimento que o mesmo recebe. Por isso proporcione, aos seus clientes, um atendimento de qualidade e personalizado, tanto durante a venda como no suporte pós-venda.

  • Dê um tratamento especial ao consumidor:

Os clientes depois que são fidelizados podem corresponder a grande parte dos resultados de sua empresa. Dentro disso, é interessante oferecer aos mesmos um tratamento VIP. Para tanto, invista em newsletters exclusivas, bônus, cupons de desconto e vantagens especiais para assinantes do programa de fidelidade.

Antecipar lançamentos também é importante para fidelizar mais clientes e torná-los compradores assíduos da empresa.

Quais as principais estratégias de fidelização?

Selecionamos alguns dos principais métodos para garantir a satisfação e fidelização do cliente. Acompanhe:

  1. SMS marketing: método que envia mensagens curtas de conteúdo exclusivo via SMS de forma a gerar mais leads.
  2. Promoções: estratégias de grande atração não só para aqueles que ainda não conhecem a marca como, também, para os clientes fiéis que ganham porcentagem mais expressivas de descontos. 
  3. Ofertas relâmpagos: age na impulsividade do consumidor atraindo seu público alvo e novos perfis para a empresa.
  4. Programa de pontos: para manter os clientes fidelizados habituados a comprarem da sua marca esse método incentiva a compra de forma a aumentar o acumulo de pontos. 

Diante de todos os pontos apresentados, conclui-se que a fidelização do cliente pode ajudar sua empresa a alavancar resultados e angariar mais recursos. Assim, pratique nossas dicas e conceitos no seu dia a dia de forma a encantar seu cliente transformando-os em possíveis divulgadores da sua marca.

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