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Nichos de mercado, o que são e como identificá-los!

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Nichos de mercado, o que são e como identificá-los!

Se você é um pequeno ou médio empresário e está começando a vender suas ideias, encontrar seu nicho de mercado é essencial. Além disso, devido a alta volatilidade do mercado revisões constantes sobre o nicho já definido devem ser feitas, sendo então um assunto interessante até para os negócios já consolidados.

A partir da identificação do nicho de mercado é possível desenvolver estratégias de marketing mais efetivas, garantindo que todo dinheiro investido está sendo utilizado de modo eficiente, gerando a ampliação financeira. No entanto, é complicado realizar esse estudo devido a sua especificidade. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo explicar o que é um nicho de mercado e como identificá-lo!

O que significa Nicho de Mercado?

Antes de pensar em o que é um nicho de mercado é necessário entender que segmento de mercado, refere-se a uma parcela mais ampla de consumidores com gostos, características e necessidades semelhantes. Ele é um recorte mais amplo de um mercado consumidor já determinado e que é representado por um perfil específico chamado de persona.

A subdivisão do segmento de uma empresa é chamada de nicho de mercado, trata-se de um público muito específico e que é raramente atendido da forma desejada dentro do segmento. É um mercado muito mais restrito e com necessidades muito particulares, por isso poucas vezes é atendido da maneira desejada, é definido por uma persona diferente da do segmento.

Exemplificação de nicho de mercado

Vamos considerar o segmento de artesanato que engloba diversos itens e uma persona específica, com as suas devidas necessidades. Dentro desse segmento, cada vez mais aumenta o número do público que busca vasos de decoração, que são pouco fabricados e tem um alto custo. Logo, esse é um nicho de mercado, pois as pessoas buscam itens específicos dentro do segmento artesanal e as suas necessidades são pouco abordadas, além de ser definido por outra persona.

 

Importância para pequenos e médios negócios

Por que definir o seu nicho de mercado é tão importante?

Uma empresa ao entrar no mercado se depara com inúmeras dificuldades, bem como: concorrência, marketing nada assertivo, falta de destaque e baixo nível de especialização. Todos esses problemas podem ser solucionados de forma simples, com o nicho de mercado bem definido.

Portanto, a necessidade de se definir um nicho de mercado é extrema, pois será possível se destacar rapidamente, investir de forma mais assertiva e obter ótimos resultados, além dos aspectos analisados abaixo:

Marketing direcionado – O marketing necessita de um nicho de mercado bem definido, é necessário conhecer as particularidades dos consumidores para ter um plano de divulgação muito eficiente. Além disso, os investimentos na área poderão ser reduzidos porque não será necessário atingir uma alta parcela de pessoas, tornando a divulgação centralizada, assertiva e barata.

Concorrência limitada – Ao entrar no mercado é normal que muitas das empresas já experientes no ramo tenham alta credibilidade e dificilmente o seu negócio irá se destacar. No entanto, ao trabalhar com um público diferenciado, será possível evitar concorrentes consolidados com a análise de mercado.

Originalidade – Muitas pessoas não se sentem satisfeitas consumindo de negócios que não atendem especialmente as suas necessidades. Logo, apresentar uma novidade que contemple características específicas fará com que muitos optem por comprar de sua marca, pois isso satisfará por completo os desejos dos clientes.

Conhecer bem os seus serviços – É necessário conhecer bem o que está sendo ofertado aos clientes, caso contrário a falta de excelência pode te levar a falência. É preciso estudar constantemente os seus produtos e conhecer as possíveis causas que fizeram o cliente ir até você. Soluções ágeis e assertivas transmitem confiabilidade.

Portanto, toda a parte estratégica descrita acima fará com que a receita obtida pela sua empresa seja muito alavancada, pois, além de aumentar os lucros, reduzirá os custos que não geravam o retorno ideal, fidelizará clientes e tornará seu negócio cada vez mais consolidado.

 

Como definir um nicho de mercado?

Nesse tópico, será abordado o principal método prático para definir de forma certeira qual o seu nicho de mercado.

Um meio muito recomendado para realizar essa definição é a pesquisa de mercado, para mais detalhes clique aqui. Com ela é possível analisar a fundo diversas forças que compõem o mercado, tanto externas, em relação ao público e suas preferências, quanto internas, para que a sua empresa esteja melhor posicionada perante o mercado.

Dessa forma, os clientes do segmento poderão ser estudados de acordo com as suas preferências, considerando aspectos geográficos, psicográficos, demográficos e comportamentais. Logo, o seu nicho de mercado ideal seja claramente estabelecido e a persona dele também.

Ademais, através de uma pesquisa de mercado muitos outros atributos benéficos podem ser levados ao seu negócio, bem como: o local ideal para o estabelecimento (caso não exista ainda), a análise de concorrentes, maior atendimento às expectativas dos clientes e o maior entendimento do mercado como um todo, desde a parte do segmento mais amplo, até a parte mais minuciosa e específica, que seria o nicho de mercado.

Conheça o caso da Naturalissimo que obteve o sucesso por meio da pesquisa de mercado.
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