Como implementar indicadores de desempenho efetivos para o alcance dos objetivos da sua empresa?
O entendimento do desempenho de um negócio torna-se uma grande dificuldade dos gestores em meio a competitividade do mercado que sua empresa está inserida. Nesse sentido, os indicadores de desempenho têm caráter fundamental no que tange a gestão do negócio em âmbitos estratégicos, táticos e operacionais, facilitando o alcance dos objetivos de sua empresa.
O objetivo desse artigo é mostrar a importância de uma empresa apresentar indicadores de desempenho, através de 4 passos para sua implementação e acompanhamento.
Porém, primeiro é importante entender o que são indicadores de desempenho e a razão pela qual ele aproxima sua empresa das metas e objetivos estipulados.
O QUE SÃO INDICADORES DE DESEMPENHO?
Indicadores de desempenho são métricas utilizadas para avaliar o desempenho de processos ou estratégias de uma empresa de acordo com seus objetivos organizacionais.
Esses indicadores medem, por exemplo, o andamento de determinada estratégia estipulada, a satisfação do cliente, a lucratividade da empresa, a produtividade de determinado funcionário ou área, dentre diversos outros fatores que sejam importantes para o desempenho da empresa.
A necessidade da utilização desses indicadores de desempenho está muito relacionada ao auxílio nas tomadas de decisão dos gestores, contribuindo para que haja uma noção mais clara da atual situação da empresa. Isso porque aumenta a agilidade, qualidade e transparência de decisões que busquem resolver de forma rápida e efetiva os problemas e desafios enfrentados.
Sendo assim, a medição de excelência e desempenho da empresa fica muito mais clara e tangível para que planos de ação sejam tomados constantemente baseados nas informações apresentadas pelos indicadores.
Os indicadores de desempenho têm papel fundamental para um bom planejamento e controle da produção, possibilitando a verificação de todos os níveis necessários para que a demanda e produção estejam em conformidade e a empresa alcance maior eficiência. Então saiba também como implementar o PCP na sua empresa clicando aqui.
Entendido todo o conceito e importância dos indicadores de desempenho na sua empresa, torna-se essencial saber quais são os passos para colocar tudo isso em prática.
Para se aprofundar no que são indicadores de desempenho e mais exemplos, clique aqui.
1. DEFINIR O QUE SERÁ MENSURADO ATRAVÉS DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA SUA EMPRESA
O primeiro passo para a implementação de indicadores de desempenho é entender o que será de fato medido.
Essa decisão necessita estar muito alinhada a uma relação clara entre as principais demandas, desafios e problemas dentro da empresa ou de uma área específica. Isso principalmente se relacionada ao comportamento do seu cliente e dos fatores diferenciais a ele, e as visões e objetivos desejados pela empresa a curto, médio e longo prazo.
Empresas de e-commerce, por exemplo, buscam medir muito a satisfação de seu cliente e as compras finalizadas.
O planejamento estratégico é base fundamental para o estabelecimento de indicadores de desempenho mais assertivos. Saiba mais sobre planejamento estratégico clicando aqui.
2. CONSTRUIR QUAIS SERÃO OS INDICADORES DE DESEMPENHO
Depois de decidir o que será de fato medido, chegou o momento de realmente definir quais serão os indicadores de desempenho utilizados para medir os resultados desejados.
Esses indicadores de desempenho precisam fazer sentido e estar relacionados ao negócio como um todo e ao que foi definido para métrica. Além disso, precisam trazer relevância no que tange as demandas e objetivos da empresa.
Retornando ao mercado do e-commerce, um exemplo de indicador de desempenho muito utilizado é o da taxa de conversão, a qual é a relação entre o número de visitantes da loja e os compradores efetivos em um determinado período. Para calcular, divide-se o número de pedidos gerados pelo número de visitantes e multiplica-se por 100. Por exemplo: se uma página tem 200 mil visitas e 10 mil pedidos mensais, temos:
Taxa de conversão = (10.000 / 200.000) × 100 = 5%
É a partir desse e de vários outros indicadores utilizados que a empresa adota estratégias e planos de ação para aumentar essa taxa de conversão. Entenda mais sobre o Planejamento Estratégico aqui.
3. DEFINIR UMA ESTRUTURA DE IMPLEMENTAÇÃO
Como o que será mensurado e os indicadores a serem utilizados já foram definidos, torna-se necessário montar uma estrutura de implementação.
Sendo assim, é preciso definir quem serão os responsáveis pela implementação e quem deverá fazer o acompanhamento ou coleta constante dos dados e informações gerados.
Outro ponto importante nessa estrutura, é realizar uma comunicação eficiente com os colaboradores para que todos estejam cientes dos indicadores e de seus resultados, contribuindo para que cada um entenda a importância de cada meta e objetivo estipulado pelo PCP.
4. ANÁLISE CONSTANTE DOS DADOS E RESULTADOS
O mais importante de todo esse processo é o monitoramento dos resultados. A análise é feita a partir da coleta e interpretação dos indicadores.
Essa coleta pode ser feita de diversas formas, mas atualmente com o avanço da tecnologia, existem diversos softwares de gestão que facilitam esse trabalho. Conheça o DRE, uma ferramenta de gestão que pode te ajudar, aqui.
Por fim, é importante que esse monitoramento seja constante para que as tomadas de decisão e novos planos de ação ou estratégias antecipem possíveis problemas futuros, assim contribuindo para que a empresa esteja sempre analisando se os resultados e objetivos desejados estão sendo alcançados e o desempenho dentro daquilo que se é esperado.
IMPLEMENTE INDICADORES DE DESEMPENHO NA SUA EMPRESA!
Se o artigo acima te mostrou a importância de ter indicadores de desempenho efetivos para melhorar o desempenho da sua empresa frente à competitividade do mercado, entre em contato com a Produção Jr. Estamos dispostos a ajudar você e a sua empresa no alcance das metas e objetivos sonhados, basta agendar um diagnóstico gratuito.
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