DICAS PARA A DIGITALIZAÇÃO DA SUA EMPRESA
Com o processo de transformação digital acontecendo ao longo dos anos, empresas de variados ramos, seja industrial, comercial ou de prestação de serviços utilizam tecnologia para gerar mais velocidade e qualidade, passando a ficar muito ligados à Indústria 4.0 . Nesse contexto, cada segmento segue uma linha de produção condizente com sua respectiva função na sociedade. No entanto, apesar desses empreendimentos serem tão plurais quanto a suas atividades, há pontos nos quais seus objetivos convergem: a constante inovação e a adaptação ao mercado. Esses dois pontos estão fortemente ligados à digitalização, ou seja, à implementação do uso da tecnologia em qualquer área do seu negócio.
MAS O QUE É A DIGITALIZAÇÃO DE EMPRESAS?
A digitalização de uma empresa é nada menos que implementar tecnologia em qualquer área do negócio, com o objetivo de aumentar sua qualidade e automatização. De início, é pensado que digitalizar uma empresa visa apenas a criação de sites e redes sociais sob a óptica, por exemplo, do marketing digital, mas uma transformação tecnológica vai muito além disso. Ela pode também fomentar a cultura organizacional da empresa, por exemplo, com o uso de plataformas para a interação entre os funcionários e consequentemente a melhoria do seu desempenho.
A digitalização pode também proporcionar uma otimização do espaço, tempo e segurança de documentos e dados a partir da digitalização desses. Além disso, pode contribuir para muitas outras funções, através de ferramentas por exemplo de gerenciamento de estoques (Clique aqui para baixar gratuitamente a nossa ferramenta para ajudar no gerenciamento do seu estoque!). Dessa maneira, para garantir todos esses benefícios e deixar de ser uma empresa obsoleta, é necessário conhecer como realizar essa transformação. Leia abaixo algumas dicas!
DICAS
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Instigar a transformação digital nas pessoas
A base de toda e qualquer empresa está, na verdade, nas pessoas que a compõem. Dito isso, nada mais coerente do que uma transformação se iniciar por elas, certo? Essa mudança pode ser impulsionada por meio de dinâmicas e bonificações elaboradas pela gestão de recursos humanos da sua empresa, a fim de mostrar para os funcionários a importância da transformação digital para permanecer ativo no mercado.
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Realizar parcerias com plataformas digitais
Atualmente, existem plataformas no mercado de diversos segmentos. Dentre elas, algumas são responsáveis por armazenar dados com segurança e facilitar a procura desses. Outras, desempenham a função de medir o nível de engajamento do site ou rede social. Além disso, há também aquelas plataformas destinadas a controlar as finanças elaboradas por um plano financeiro. Todas elas são ferramentas que podem e devem ser utilizadas no processo de digitalização da sua empresa.
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Consolidar seu empreendimento
Por mais que várias empresas tentem implantar a tecnologia no seu dia-dia, às vezes podem não obter o resultado esperado. Isso ocorre muitas vezes porque antes de ocorrer a transformação digital da empresa ela precisa estar bem consolidada. É muito mais fácil de alcançar a consolidação tendo um planejamento bem estruturado do seu negócio, definindo o seu produto ou serviço, conhecendo o mercado, planejando suas próximas diretrizes e entendendo todo o seu funcionamento financeiro. Portanto, antes de começar a digitalização da sua empresa é necessário ver se o seu plano de negócio ainda é válido e eficaz.
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Criar redes sociais para seu negócio
Para se consolidar em todas as áreas do mercado, uma empresa deve estar presente também nas redes sociais, pois é nelas onde conseguirá o maior alcance de pessoas. As redes sociais permitem que além de conhecerem a marca e suas vantagens mais facilmente, os navegadores tenham ainda o poder de realizar ações de uma compra, por exemplo, somente através de um aparelho celular, com poucos cliques e sem precisar se deslocar. Para isso, é de suma importância que sua empresa elabore um plano de marketing passando por todos os seus passos, como o de pesquisa de mercado, compilação dos dados, entre outros, de forma a garantir o melhor posicionamento nas redes.
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Robotizar o atendimento
O atendimento robotizado é feito com o uso de tecnologia, programação e ferramentas automáticas. Com isso, o atendimento torna-se quase instantâneo e, assim, satisfaz e contempla todas as perguntas e pedidos previstos (tomando como referência, por exemplo, um banco de dados ou até mesmo aprendizado de máquina) programados para determinado tipo de serviço. Isso é muito benéfico pois além de substituir um trabalho obsoleto e manual, garante também a agilidade e praticidade na interação entre empresa e cliente. Portanto para otimizar o processo de atendimento em sua empresa é necessário digitalizar essa ação por meio da automatização programada e colaboradores com funções mais estratégicas do que manuais.
Por fim, conclui-se que para uma empresa se manter competitiva no mercado ela tem que estar digitalizada, pois a transformação tecnológica dos últimos anos exige isso dela. Nesse contexto, o empreendimento deve se manter atualizado e buscar maneiras de se reestruturar a partir de novos projetos.
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