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Experiência digital: o que é UX, suas vantagens e como aplicá-la

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UX é a sigla utilizada para representar User Experience (Experiência do Usuário). A ideia central é buscar que o usuário tenha a melhor interação possível com o serviço ou produto ofertado. User Experience é a forma como o consumidor interage com os produtos e serviços de uma empresa, sejam eles no mundo online ou no mundo físico. 

Vale ressaltar que toda empresa oferece aos seus consumidores uma UX, seja ela planejada e monitorada ou não. 

O principal objetivo deve ser criar uma estratégia para entregar ao consumidor a melhor experiência possível durante seu relacionamento com os canais da empresa, desde a navegação em seu site até a interação pós-venda. 

 

Entendendo o conceito de UX

A base da UX é a utilização de designs responsivos, agradáveis, intuitivos e organizados para que o usuário possa entender claramente os serviços e a mensagem que a empresa quer passar. 

Para entender melhor esse conceito, basta olhar nas principais empresas de tecnologias – Amazon, Netflix, Facebook, Instagram – e suas plataformas utilizadas: já percebeu a facilidade de se navegar nessas plataformas? É tudo pensado para que todos que entrem nelas consigam navegar em um ambiente digital organizado e encontrem as informações que procuram sem perderem tempo. 

Por outro lado, pense quando você entra em um site que demora mais de 5s para carregar, qual a sua reação imediata? Provavelmente de sair e não voltar mais ao site. 

Para isso, muitas empresas trabalham com profissionais de UX, responsáveis por planejar e monitorar a experiência do usuário. Tais profissionais procuram despertar boas emoções nos usuários de suas plataformas ou ambientes, sejam eles físicos ou digitais. 

Além disso, vale destacar que uma boa UX é essencial para a fidelização dos clientes, fazendo com que sempre voltem em busca daquela boa experiência. 

A Apple é um grande exemplo disso, longe de ser uma marca barata, mas que possui uma enorme quantidade de fãs fiéis, que certamente acreditam que os aparelhos oferecidos são os melhores, fundamentado nas experiências e sensações durante a utilização dos aparelhos. 

 

Quais as vantagens da UX? 

Aumento do tráfego orgânico 

Uma boa UX está diretamente ligada ao aumento do tráfego orgânico, que são as visitas originadas de maneira espontânea para seu site ou loja. 

Por exemplo, um site com design responsivo, rápido, bonito e de fácil navegação gera um bom número de visitantes, já que quanto melhor os diferenciais desse site maior será o ranqueamento dos mecanismos de busca. 

Agora pensando em um restaurante bem localizado, com atendimento excelente, sem tempo de espera, com espaço agradável e com uma comida de alta qualidade. A tendência é que os clientes tenham uma ótima experiência, lembrem deste restaurante em ocasiões futuras e recomendem a amigos e familiares. 

Aumento do tempo de permanência 

Essa é uma vantagem evidente, pois quanto mais gostamos de algo mais temos a tendência de querer fazer mais daquilo. 

Logo, quanto melhor for a experiência dos seus clientes, com sensações agradáveis despertadas e suas dores solucionadas, maior é a tendência que ele fique em seu site ou ambiente físico. 

As redes sociais são o grande exemplo disso, quantas vezes você já se perdeu no tempo utilizando algum tipo de rede social? A experiência é tão boa que o tempo voa! 

Aumento das conversões 

Seguindo a lógica anterior, as chances de uma pessoa concluir uma ação são muito maiores se ela não encontrar dificuldades de interação com a plataforma. 

A Amazon é um perfeito exemplo disso, líder de e-commerce no mundo, que procura facilitar ao máximo a conclusão das vendas para os usuários, possuindo inclusive uma opção de compra com um único clique.    

Fidelização dos clientes 

Quanto melhor a experiência do cliente com sua loja, maior a chance dele voltar. Pois ele sabe que você consegue solucionar a dor que ele possui, e quando ela aparecer novamente, você será o primeiro que ele vai recorrer. 

 

Elementos básicos da UX 

Atualmente, quando falamos de UX, é muito difícil não pensar em um site ou plataforma digital. Assim, elencamos 6 elementos principais que toda estratégia de UX deve englobar:

1) Carregamento do site ou app: em um mundo com cada vez mais urgência de resposta, nenhum usuário quer esperar mais do que o normal para encontrar uma informação. 

De acordo com o Google, o tempo de carregamento máximo de um site deve ser 2s. Quanto mais lento for o site, pior será a experiência do usuário. 

2) Escaneabilidade do conteúdo: deixar o conteúdo organizado, dinâmico e intuitivo, facilitando uma leitura fluida do usuário, é essencial para um site de alta qualidade.

A ideia é que o usuário entenda facilmente e se interesse pelo conteúdo do site. Assim, sites confusos e desorganizados vão atrair poucas pessoas. 

3) Usabilidade em diferentes dispositivos:  é necessário pensar em quais dispositivos as pessoas vão acessar o seu site. Atualmente, os celulares já são a principal forma de acesso a internet no Brasil.

Assim, é preciso ter um site tão responsivo para computadores quanto para celulares, é daqui que vem a palavra “mobile friendly”. Se o seu site não possui boa compatibilidade com mobiles, você terá pouquíssimos visitantes. 

4) Design do site: o visual do seu site ou produto é muito importante para atração e retenção de usuários.

O intuito é produzir diversas sensações positivas nos usuários. Em função disso, existem variados estudos nesse campo, sobre psicologia das cores, tamanho de textos e imagens, entre outros elementos. 

5) Conteúdo de qualidade: para uma boa UX, é fundamental a produção de conteúdo relevante e objetivo para o usuário. Nenhuma estratégia ou estrutura será boa o suficiente caso tenha um conteúdo fraco e vazio. 

6) SEO – Search Engine Optimization: caso queira aprofundar mais no entendimento da experiência do usuário em sites, é de suma importância compreender um pouco sobre SEO. 

SEO é abreviação de Search Engine Optimization, que é o processo de otimização de conteúdo online com o intuito de obter uma classificação alta nos mecanismos de busca. Basicamente, é conseguir colocar seu site nas primeiras colocações das primeiras páginas do Google ou de outro buscador. 

E todo esse processo tem como base a experiência do usuário, quanto melhor o Google achar que a experiência do usuário é no seu site, melhor será seu ranqueamento. 

 

Como aplicar UX no seu negócio?

Para a aplicação de uma boa estratégia de UX, é muito importante sempre lembrar dos elementos básicos mostrados acima. Além disso, é interessante ter um profissional de UX, responsável por implantar e monitorar suas estratégias em sites. 

Dessa forma, é muito importante desenvolver um bom site -economizar recursos aqui pode não ser uma boa ideia. Para isso, é interessante pensar em alguns elementos, dentre eles a arquitetura do site, ou seja qual a estrutura do site e como as informações estarão distribuídas. 

Além disso, é interessante construir e analisar o mapa do site, um fluxograma com todas as páginas do seu site e suas relações. Ele deve ser organizado e intuitivo. O Google leva muito em consideração sites com bons mapas na hora de classificá-los. 

Por fim, é muito interessante traçar os wireflows, que é o fluxo que representa o caminho que o usuário percorre durante sua jornada em seu site. Acompanhar esse caminho é essencial para descobrir o que o usuário está procurando. Caso ele esteja indo para páginas com mais imagens, talvez ressaltar essas imagens anteriormente seja uma boa ideia. 

Em linhas gerais, estratégias de UX são uma nova forma de se pensar no cliente, nos seus desejos e em como ressaltar isso para que ele possa ficar satisfeito o mais rápido possível. 

 

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Texto escrito por Bruno Assis, Diretor de Mercado da Produção Jr.

 

 

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