Blog Produção Jr.

Entenda a Inteligência Artificial

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

ENTENDA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Com o advento da indústria 4.0, assuntos como a inteligência artificial está em ascensão, uma vez que, ela exerce uma presença significativa nos mais diversos espaços, sejam eles industriais ou corporativos. Para introdução do tema é necessário entender que a Inteligência Artificial constitui a elaboração de sistemas com o intuito de racionalizar situações e assim, praticar tomadas de decisões mais assertivas e semelhante ou até superiores a capacidade humana de análise.

1. MAS O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

A inteligência artificial se trata da junção de muitos conhecimentos usados na programação para então criar essa grande área que engloba tanto machine learning, deep learning (aprendizado profundo), redes neurais, sistemas autônomos e algoritmos das mais variadas formas.

Dito isso, os cientistas e programadores usaram o cérebro humano como modelo para o “raciocínio” da IA e assim, criaram um conjunto de algoritmos relacionados a capacidade humana em tomadas de decisões frente a problemas enfrentados. Tais algoritmos permitem que o sistema “aprenda” a cada vez que resolve um problema, aperfeiçoando as boas decisões e diminuindo a quantidade de erros nas predições futuras.

As situações ditas acima podem ser realizadas com pouca ou nenhuma interferência humana, pois o objetivo é deixar o sistema se aperfeiçoar ao máximo e descobrir novos métodos para resolver os problemas ainda não imaginados por nós. Ou também pode ser feito com a interferência humana com fim de guiar o programa a executar tarefas mais específicas ou de uma forma mais padronizada.

Em suma, a IA é um sistema complexo e capaz de interpretar dados, situações e problemas advindos da era do Big Data e conectado pelo sistema de “internet das coisas”, para que assim, seja possível analisar padrões e tendências imperceptíveis a racionalidade humana.

2. E QUAIS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE DESSE MODELO?

Como dito anteriormente, a complexidade de tecnologias envolvidas no modelo da IA são imensas e existem diferentes maneiras de se programar o sistema para diversos tipos de problemas. Mas para entender melhor o funcionamento desse modelo, as duas áreas abaixo podem explicar melhor a ciência por trás dele.

  • Machine Learning: Nessa área pode-se citar a capacidade da máquina de aprender com o que está lidando. Um exemplo palpável é o YouTube, o qual “aprende” sobre os gostos dos usuários e assim, passa a sugerir conteúdos conforme o interesse dos mesmos. Isso é feito por meio da análise do histórico de navegação pelo site e os padrões envolvidos, ou seja, análise de dados e aprendizado relacionado ao uso da plataforma por cada usuário.
  • Redes Neurais Artificiais: Este é o modelo usado para mimetizar o cérebro humano e auxiliar na tomada de decisões feitas pela IA. A imagem abaixo exemplifica esse modelo, que tem como entrada os dados analisados, em seguida os neurônios intermediários fazem o processamento dos dados através de pesos (utilizando de conceitos de cálculo e matemática). Por fim, uma resposta é gerada pelos neurônios de saída podendo ser um comando, uma predição, um sim ou um não, que é basicamente uma conclusão geral. É válido dizer que a estrutura abaixo é mutável, e uma de suas variações está sendo utilizada para fins de facilitar a compreensão.

3. E QUAIS VANTAGENS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TEM A OFERECER?

Sua utilização é ligada a otimizações, redução de riscos e melhorias como um todo nos âmbitos em que for aplicada. Abaixo observa-se os usos mais frequentes:

Automação e controle: a Inteligência artificial é capaz de gerir todo o processo produtivo, como ritmo da produção, análise de demanda, comunicação e comando das demais máquinas do processo. Pautando-se em informações baseadas em sensores e sistemas das próprias máquina em operação ela é capaz de cuidar de cada elo da cadeia logística para garantir a máxima eficiência.

Carros automáticos e derivado dessa tecnologia: a autonomia dos sistemas de automóveis são constituídas por esses modelos de algoritmos em questão, o que demonstra a alta capacidade adaptável da IA nas mais diversas realidades. Além disso, vale lembrar que a autonomia do sistema mediante o uso de IA também está presente em outras esferas, como a sua utilização em jogos eletrônicos, no qual alguns sistemas ficam extremamente eficientes ao ponto de vencer profissionais humanos do ramo em combate.

Segurança dos dados: a inteligência artificial detecta novos malwares e sites maliciosos todos os dias, impedindo que esquemas de fraude de dados sejam aplicados em transações financeiras no geral realizadas online.

Mercado financeiro: uma das grandes apostas para a IA é o mercado financeiro, tendo em vista sua capacidade de análise de riscos e possibilidades mais rentáveis, uma vez que seres humanos não são capazes de analisar e assimilar tamanha quantidade de dados e informações envolvidas no assunto.

Marketing: a IA é capaz de identificar o consumidor online com base na análise de dados, como seu histórico de busca e assim, convertê-lo por meio de anúncios direcionados à sua procura.

O QUE CONCLUIR DIANTE DESSA NOVA TECNOLOGIA QUE TOMA CADA VEZ MAIS O MERCADO?

Em síntese, percebe-se a inteligência artificial como uma ferramenta extremamente eficaz e catalisadora da sobrevivência das empresas, tendo em vista o mercado altamente competitivo, no qual suas atuações estão inseridas.

Com a crescente expansão das tecnologias no geral é fundamental que todas as empresas busquem se informar e se atualizar sobre o assunto, tendo em mente que as implementações desses sistemas podem ser feitas para melhorar a qualidade e todos os outros processos de produção que foram citados.

Portanto, é imprescindível que o gestor fique atento as inovações e mudanças necessárias a serem feitas no meio produtivo. Paralelamente a isso, a Produção Jr oferece um Portfólio completo, além de um histórico de entregas com alto grau de excelência dentro dos seus 20 anos de atuação. Para entrar em contato e agendar um diagnóstico gratuito sobre suas dores e futuras soluções, bastar clicar aqui abaixo:

Skip to content