Blog Produção Jr.

Entenda em 4 passos o conceito de Indústria 4.0!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

[av_image src=’https://producaojr.com.br/wp-content/uploads/2020/02/industry-2496189-1500×630.jpg’ attachment=’6312′ attachment_size=’featured_large’ align=’center’ styling=’no-styling’ hover=’av-hover-grow’ link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ animation=’no-animation’ admin_preview_bg=’rgb(241, 241, 241) none repeat scroll 0% 0%’][/av_image]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]

[av_textblock size=’15’ font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]

Entenda em 4 passos o conceito de Indústria 4.0!

Com os avanços tecnológicos cada vez mais acelerados, empresas têm a possibilidade de transformar seu ambiente de trabalho, acrescentando mais qualidade, velocidade e eficiência. Nesse cenário, temos o crescimento da chamada Indústria 4.0, conceito este que será explanado neste artigo, mas que representa uma nova dinâmica de produção que irá impactar e revolucionar diversos setores da sociedade.

Assim, poderão surgir grandes oportunidades e vantagens para as empresas que acompanharem essa evolução; aquelas, porém, que ignorarem essas transformações e não as abraçarem, ficarão para trás e terão sua existência em risco. Venha entender, portanto, esse conceito tão importante em quatro simples passos!

1.Mas o que é Indústria 4.0?

A Primeira Revolução Industrial introduziu as máquinas a vapor e promoveu a mecanização do processo produtivo. Em seguida, a eletricidade e a produção em massa caracterizaram a Segunda Revolução Industrial. A Terceira, então, gerou uma revolução digital, marcada pela Tecnologia da Informação, internet e aparelhos eletrônicos que automatizaram a produção.

Nos dias de hoje, estamos passando pelo processo da Quarta Revolução Industrial, na qual grandes transformações estão fundamentadas no conceito de Indústria 4.0. Tratam-se de “fábricas inteligentes”, em que ativos físicos, digitais e biológicos estão conectados a uma rede comum, trocando informações e atuando em conjunto. Assim, temos o surgimento dos sistemas Ciber-Físicos, que são o grande diferencial em relação à Terceira Revolução Industrial.

Essa integração de máquinas, pessoas e ambiente só é possível pelo desenvolvimento cada vez maior de algumas tecnologias, as quais não são novas, mas cresceram exponencialmente nos últimos anos.

2. E quais tecnologias fazem parte desse modelo?

  • Internet of Things (IOT): A “internet das coisas”. Esse termo surge da conexão de diferentes dispositivos e equipamentos à internet e
    entre si. Uma vez conectados, esses dispositivos transmitem muitos dados sobre a forma como estão operando, captam informações do ambiente e as trocam entre si, possibilitando maior entendimento do que acontece no processo como um todo. Para entender mais sobre a importância de conhecer a fundo os processos da sua empresa, Clique Aqui!
  • Inteligência Artificial (IA): Consiste na ciência que estuda como fazer com que máquinas desenvolvam habilidades semelhantes ou mais eficientes que o raciocínio humano. O grande objetivo dessa tecnologia é fazer com que computadores possam “pensar” como humanos e, através da conexão à internet e acesso a um grande número de dados, criar análises, identificar padrões, aprender e tomar decisões.
  • Big Data Analytics: A partir do momento em que tudo passa a estar conectado à rede, temos a geração de dados sobre absolutamente tudo o que está acontecendo. Daí a importância da capacidade de análise desses dados, que permitem obter informações e insights importantes para tomadas de decisões, que, por sua vez, passam a ser muito mais assertivas. Nesse cenário, a inteligência artificial é e será cada vez mais importante.

3. E quais vantagens traz a Indústria 4.0?

A implantação e interação entre essas tecnologias possibilita grande diferenciação em comparação aos modelos tradicionais. Dessa forma, é possível identificar diversas vantagens, sendo as principais delas:

Virtualização: através da digitalização e uso de sensores, é possível trazer o mundo físico para dentro do virtual. Isso permite um acompanhamento remoto e em tempo real de tudo o que está acontecendo em cada atividade. Além disso, outro benefício está na possibilidade da realização de simulações, podendo visualizar, por exemplo, a elaboração de um novo layout da fábrica, analisando seus impactos e viabilidade, sem de fato implantá-lo.

Dessa maneira, poupa-se tempo e esforço e as tomadas de decisões passam a ser mais seguras. Caso queira saber mais sobre como um bom projeto de Layout pode fazer sua empresa se destacar, clique aqui.

Monitoramento em tempo real: não é mais preciso esperar o fim da produção, para depois analisar a qualidade do produto e do processo e, só então, fazer as correções necessárias. Nesse cenário, temos ajustes instantâneos: ao mesmo tempo se produz, se analisa e se corrige. Também, temos um melhor acompanhamento e gerenciamento de estoques, sabendo-se exatamente a quantidade de recursos utilizada na produção. Isso resulta
em redução de custos, maior produtividade e melhores resultados.

Descentralização: com o avanço da IA, cada vez mais as máquinas tomam decisões livres de intervenção humana, de forma mais rápida e eficiente.

Modularidade: consiste em dividir o processo em diferentes módulos independentes entre si. A principal vantagem está no alto grau de flexibilidade da produção, pela possibilidade de setup individual dos equipamentos.

Customização: por conta da facilidade de adaptação dos processos, é possível atender demandas específicas e até individuais do cliente, fazendo produtos personalizados ou até criando algo novo, sem perder as margens de lucro.

Quer conhecer uma forma de garantir a satisfação dos seus clientes? Clique aqui.

4. Desafios para a implantação da Indústria 4.0

Apesar de todas as vantagens apresentadas por esse novo modelo de gestão industrial, muitas empresas possuem muitas barreiras para conseguirem realizar sua implantação. Sobretudo no Brasil, podemos citar algumas das principais dificuldades encontradas por empresários para adoção do modelo:

Qualificação profissional- Um dos grandes desafios está justamente na adaptação dos funcionários a essa nova realidade. A necessidade de adaptação sempre esteve presente na humanidade. Porém, com transformações e inovações mais rápidas, o tempo para esse processo acontecer é menor. Progressivamente, os profissionais estão passando a realizar funções mais estratégicas, necessitando de grande conhecimento dos processos e tecnologias e de uma capacidade analítica muito forte para lidar com a massa de dados que estão recebendo.

Desenvolvimento dos colaboradores é um ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. Quer saber como fazer pra transformar seu time em uma equipe de alta performance? Clique aqui.

Atraso Tecnológico- O Brasil ainda está no início do contato com as inovações trazidas com a Indústria 4.0. A falta de conhecimento sobre essas tecnologias, aliada a uma cultura pouco digitalizada, resultam em grandes barreiras para que empresários invistam na modernização de suas fábricas, perdendo competitividade em relação a outros mercados mais desenvolvidos.

Segurança- A partir do momento em que dados estão sendo gerados a todo momento e armazenados digitalmente, eles não estão disponíveis somente para você. Se não forem cuidadas adequadamente, informações valiosas podem cair em mãos indesejadas, como por exemplo, a do seu concorrente. Por essa razão, é de extrema importância que todos os processos que garantam que seus dados não vazem devem ser seguidos.

Vale ressaltar que não são somente as informações da sua empresa que estão em jogo, mas também as do seu cliente, que confia em você para mantê-las seguras.

O que concluir com o conceito esclarecido?

Diante do conceito e termos da Indústria 4.0 apresentados, vimos que os avanços oferecidos pela Quarta Revolução Industrial trazem grandes benefícios para empresas que se dispuserem a usar bem o que ela tem a oferecer. Existem, sim, barreiras e riscos nesse processo, porém, mais do que isso, temos a oportunidade de sermos cada vez mais fortes, mais qualificados e mais produtivos. Isso só será realidade para quem de fato abraçar esse movimento e fazer acontecer, e a Produção Jr acredita que possam ser você e a sua empresa!

Se quiser saber mais sobre como aprimorar sua empresa, entre em contato conosco aqui para agendar o seu diagnóstico gratuito!
[/av_textblock]

[av_button label=’Peça seu diagnóstico gratuito’ link=’manually,http://producaojr.com.br/contato/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue803′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’ custom_class=” admin_preview_bg=”]

[/av_one_full][av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_fifth first min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=’av-hide-on-mobile’ custom_class=”]
[av_team_member name=” job=” src=’https://producaojr.com.br/novosite/wp-content/uploads/WhatsApp-Image-2020-02-26-at-05.48.02-577×684.jpeg’ attachment=’6316′ attachment_size=’gallery’ image_width=” description=” font_color=” custom_title=” custom_content=” admin_preview_bg=”]
[av_team_icon title=” link=’https://www.linkedin.com/in/bryan-dias-8ab341190/’ link_target=’_blank’ icon=’ue8fc’ font=’entypo-fontello’]

[/av_team_member]
[/av_one_fifth]

[av_four_fifth min_height=” vertical_alignment=’av-align-top’ space=” margin=’0px’ margin_sync=’true’ padding=’0px’ padding_sync=’true’ border=” border_color=” radius=’0px’ radius_sync=’true’ background_color=” src=” attachment=” attachment_size=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=” custom_class=”]
[av_team_member name=’Bryan Dias’ job=’Consultor e Assessor de Relações Comerciais’ src=” attachment=” attachment_size=” image_width=” description=’Graduando em Engenharia de Produção na UFSCar, Bryan trabalha como consultor e Assessor de Relações Comerciais na Produção Jr.’ font_color=” custom_title=” custom_content=” admin_preview_bg=”]
[/av_four_fifth]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_hr class=’default’ height=’50’ shadow=’no-shadow’ position=’center’ custom_border=’av-border-thin’ custom_width=’50px’ custom_border_color=” custom_margin_top=’30px’ custom_margin_bottom=’30px’ icon_select=’yes’ custom_icon_color=” icon=’ue808′ av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_social_share title=’Share this entry’ style=” buttons=” share_facebook=” share_twitter=” share_pinterest=” share_gplus=” share_reddit=” share_linkedin=” share_tumblr=” share_vk=” share_mail=” av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”][/av_social_share]

[av_comments_list av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]
[/av_one_full]

Open chat
Skip to content