Alcance os resultados desejados aplicando a Gestão Pelas Diretrizes
O que é a Gestão Pelas Diretrizes?
Gestão Pelas Diretrizes (GPD), ou planejamento Hoshin Kanri, é um sistema de gestão que desdobra diretrizes em metas alcançáveis a todos os colaboradores. Este método se destaca pela finalidade de garantir qualidade máxima em toda a organização a partir da envoltura de toda a empresa ao passar pelas áreas estratégica, tática e operacional (âmbito mais próximo dos processos produtivos).
Segundo Vicente Falconi Campos, o GPD é um subsistema da Gestão pela Qualidade Total. Assim, o GPD é amplo e versátil o suficiente para ser implementado em conjunto com outros métodos como o Kaizen, Gestão à vista, Dashboards, 5W2H e filosofia lean entre outros conceitos, mas tem uma relação mais estreita com o ciclo PDCA (planejar, fazer, checar e agir). Além disso, é importante ressaltar que o método Hoshin Kanri pode ser utilizado como uma alternativa ao BSC.
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Gerenciamento funcional e interfuncional
O gerenciamento Interfuncional está mais relacionado com metas e diretrizes da alta direção, uma vez que visa o futuro da empresa. Já o gerenciamento funcional se relaciona com a rotina diária e com a área operacional estabelecendo, mantendo e melhorando padrões de acordo com as metas e diretrizes da média gerência e chefes dos âmbitos operacionais, os quais interferem diretamente na produção. É dessa forma que o GPD auxilia, conectando os anseios da corporação com sua realidade prática.
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Como colocar a GPD em prática?
Existem vários modelos de implementação, são eles os modelos de Akao, Wood e Munshi e Campos, voltados para o Controle de Qualidade Total, e os de Dennis e Jackson, voltados para o contexto de produção enxuta (combinado com o conceito de Lean). Resumidamente, para aplicar o método é necessário:
- Estabelecer diretrizes;
- Estabelecer metas, objetivos claros, prioridades estratégicas e táticas;
- Definir A3 estratégicas;
- Usar o top-down e bottom-up (passar por toda a hierarquia/organograma existente na empresa);
- Gerenciar os planos na rotina do nível operacional;
- Projetos de melhoria radical e melhoria contínua.
No modelo de Jackson, a organização é dividida em quatro equipes: os responsáveis pelo setor operacional, os supervisores (equipe de ação), a gestão média (equipe tática) e gestores da cadeia de valor (Hoshin). Com essa divisão, os colaboradores desenvolverão ações a serem executadas de acordo com o ciclo SPDCA (Jackson adiciona a fase “Scan”, que seria uma preparação ou análise da situação em questão).
Nesse modelo, é proposto sete iniciativas para se colocar em prática:
- Estratégia de longo prazo (conheça o planejamento estratégico clicando aqui!);
- Estratégia de médio prazo;
- Hoshin anual (plano de 6-12 meses);
- Táticas;
- Operações;
- Kaikaku (necessidade de mudanças);
- Melhoria contínua (5S, Kaizen, DfSS, Relatório A3, DMAIC, Gemba Walks, Kanban, 5 porquês e Mapeamento do fluxo de Valor (VSM)).
Quais os diferenciais principais do GPD?
- Relação com a estratégia corporativa: Ao conectar a alta administração com as operações da empresa, as estratégias podem ser contempladas mais efetivamente.
- Catchball: É uma técnica para a criação e manutenção de feedbacks em todos os níveis de hierarquia estabelecendo um mais amplo compartilhamento de informações. Desse modo, é possível que toda a empresa esteja alinhada com os anseios por conquista mais específicas e trabalhando com o mesmo “norte”.
- Relação entre GPD e TQM: O método Hoshin teve sua origem relacionada ao controle de qualidade, mas foi fortemente implementado seguindo práticas de produção enxuta/lean. Clique aqui e saiba mais sobre controle de qualidade!
- Relação com o lean manufacturing- O GPD permite que as estratégias sejam desdobradas para alcançar a área operacional e ser colocadas em prática a fim de obter resultados desejados.
Mas, como a produtividade pode melhorar com o GPD?
O Gerenciamento Pelas Diretrizes é extremamente adaptável e direciona toda a empresa para o mesmo “norte”. Ademais, pode ajudar a colocar em prática as ideias mais estratégicas enquanto as aproxima dos indivíduos que lidam diretamente com as operações.
A produtividade pode ser melhorada expressivamente pela conexão entre os intuitos dos diversos segmentos da empresa, os quais se encontrarão de maneira organizada e objetiva. Dessa forma, o âmbito operacional poderá atender expectativas sobre as metas traçadas, o tempo de resposta de novas ações implantadas pode reduzir e os trabalhadores encontrarão um propósito maior em seus serviços.
Um exemplo bem sucedido da aplicação do GPD é a Toyota, que utiliza o método Hoshin Kanri para orientar o que melhorar enquanto usam o Lean IT. Portanto, é válido considerar a implementação da Gestão Pelas Diretrizes para nortear toda a equipe colaboradora, além de incentivar a obtenção de resultados naturalmente.
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