Blog Produção Jr.

Método DMAIC: 5 Passos Para Melhorar o Desempenho dos Processos em Sua Empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
DMAIC
Você verá neste artigo:

Você possui dificuldades em implementar um desenvolvimento contínuo? Não sabe porque um processo ou projeto da sua empresa não está alcançando o sucesso? Corre muitos riscos e toma decisões precipitadas? A solução para estas questões é o Método DMAIC. Essa metodologia faz parte das práticas do Seis Sigma e é utilizada visando uma melhoria contínua nos processos produtivos. Quer entender melhor o que é o método DMAIC e como aplicá-lo na sua empresa? Continue lendo esse artigo!

O que é o método DMAIC?

O método DMAIC é uma ferramenta dividida em uma sequência de cinco etapas para a resolução de problemas complexos que visa a melhoria contínua e o alto desempenho de processos. A sigla vem do inglês e significa Define, Measure, Analyze, Improve e Control, em português temos: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Deste modo, essa metodologia auxilia na identificação de quais são os objetivos a serem alcançados em cada etapa do projeto.

Quais são as principais vantagens do DMAIC?

Há diversos benefícios quando falamos do método DMAIC, é por meio dessa metodologia que podemos analisar o problema com uma visão técnica, atuando diretamente na causa raiz e evitando conclusões precipitadas. Por meio do uso estrutural e sequencial de cinco passos, a organização não só tem mais chances de obter sucesso ao final do projeto, como também, de melhorar a qualidade interna e externa devido a melhoria contínua dos processos. 

Ademais, essas melhorias impactam outros setores da organização indiretamente, como a redução de perdas e riscos, o foco no resultado financeiro e, consequentemente, um aumento no lucro da instituição e o desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade que aumentam a fidelização dos clientes a empresa.

Como implementar o método DMAIC na sua empresa?

Agora, veremos como funciona as cinco etapas dessa metodologia e como elas podem contribuir para a melhoria contínua no desenvolvimento dos processos produtivos.

1-Etapa de Definição

Na primeira etapa do método vamos definir com clareza quais são os problemas ou oportunidades de melhorias, o que se espera do projeto e quais metas devem ser alcançadas. Essa etapa é fundamental para o sucesso do projeto, logo, é importante descrever o problema detalhadamente, definir qual será seu escopo, quem participará dele e qual será o cronograma.Para auxiliá-lo nessa fase, você deve se atentar aos seguintes pontos:

 

  • Qual problema deve ser resolvido ao final do projeto?
  • Qual é a meta a ser alcançada?
  • Quais membros farão parte da equipe do projeto?
  • Quem são os clientes afetados pelo processo?
  • As metas propostas são realistas?

 

Após responder esses questionamentos, vamos seguir para a etapa de medição. 

2-Etapa de Medição

Na etapa de medição vamos avaliar o desempenho do processo, levantar quais são as possíveis causas do problema e analisar a base de dados e informações sobre o projeto. Essas medições podem ser feitas de modo qualitativo ou quantitativo. Na forma qualitativa, vamos estudar o processo de forma mais aprofundada, mapeando as informações mais relevantes para descobrir as causas mais importantes do impasse. Já na forma quantitativa, iremos utilizar a base de dados para definir um indicador e analisar seus comportamentos e estatísticas. Para o melhor desenvolvimento dessa etapa, algumas perguntas podem ser feitas para obter o máximo entendimento:

 

    • Como está o processo atualmente?
    • Os dados e informações elencados são confiáveis?
    • Historicamente, qual é o comportamento dos dados levantados?

 

3-Etapa de Análise

Na etapa de análise iremos identificar, priorizar e comprovar quais são as causas raiz do problema que afetam expressivamente o processo. Para isso, vamos analisar os dados elencados anteriormente para que possamos conhecer com clareza o cenário e o comportamento atual.

Essa fase é fundamental para o bom desenvolvimento do processo, para verificar que ela foi bem trabalhada, atente-se aos seguintes pontos:

      • Quais são as causas raízes que devem ser melhoradas?
      • No geral, as causas raízes podem ser apoiadas e comprovadas com dados, gráficos e estatísticas?
      • Há uma relação entre as causas raízes e os efeitos e problemas citados?

 

4-Etapa de Melhoria

Durante a etapa de melhoria, vamos desenvolver, testar e executar soluções adequadas a partir de um plano de ação para solucionar as causas raízes do problema. Essa é a etapa mais demorada do método DMAIC, pois além de propor resoluções, devemos realizar ensaios e pequenas implementações para coletar dados sobre a solução proposta e verificar se ela está funcionando conforme o esperado. Uma sugestão para essa fase é reunir a equipe e fazer um brainstorming de possíveis soluções para os problemas elencados anteriormente e classificá-las em relação aos custos, eficiência e eficácia e qual a probabilidade de implementação.

Após o período de brainstorming, é importante propor as seguintes perguntas:

 

  • Quais são os possíveis atos de melhoria?
  • As melhorias propostas são viáveis economicamente?
  • Os dados e informações estatísticos foram analisados de forma profunda e a solução aparenta funcionar conforme o previsto?
  • As melhorias propostas podem ser transformadas em soluções com alto grau de implementação?

 

5-Etapa de Controle   

Por fim, a etapa de controle encerra a metodologia DMAIC, nessa fase, devemos buscar o desenvolvimento                contínuo por meio do monitoramento e controle dos resultados obtidos após a implementação das                  melhorias, sendo o controle primordial para garantir que estas sejam sustentáveis e se mantenham com o tempo.

Deste modo, é fundamental a elaboração de um plano de controle para assegurar a funcionalidade dos resultados,            alguns exemplos de planos são: checklists, treinamentos de padronização, revisões periódicas dos procedimentos e          medições dos resultados. 

      Para conhecer melhor os resultados, levante as seguintes questões:

  • As metas propostas e os resultados financeiros esperados foram atingidos?
  • Quais ferramentas foram estabelecidas no plano de controle para garantir o funcionamento das melhorias implementadas?
  • Quem será responsável por fazer o acompanhamento de forma mais próxima?
  • Será importante desenvolver ou revisar procedimentos?

 

Portanto, vimos que o método DMAIC é uma importante e fundamental ferramenta que vai te auxiliar a melhorar o desempenho dos processos da sua empresa promovendo uma melhoria contínua. Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre como você pode implementá-lo na sua empresa? Entre em contato com a Produção Jr e solicite um diagnóstico gratuito!

Skip to content