Entenda a Blue Ocean Strategy e saiba como ela pode alavancar o seu negócio
É muito provável que você já tenha se deparado com o conceito de “mercados saturados”, nos quais a empresas competem entre si em grandes batalhas para oferecer ao público um produto extremamente similar. Nesse sentido, a estratégia do oceano azul foi elaborada para influenciar a contraposição da circunstância citada acima. A estratégia é caracterizada por um posicionamento que leva a criação de uma nova demanda, ou seja, a empresa “navegará por um oceano que possa nadar livremente”.
Portanto, o que acha de conhecer mais sobre essa estratégia? Aprenda a posicionar o seu negócio de forma inovadora e assim, diferenciar o seu produto diante de um mercado tão saturado e competitivo!
Mas, afinal, o que significa Blue Ocean Strategy?
Primeiramente, o conceito foi criado e publicado no livro ”Blue Ocean Strategy – How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant” pelos intelectuais e acadêmicos Renée Mauborgne e W. Chan Kim. Isso tendo em vista um mercado bagunçado pela globalização, no qual as empresas “dão o sangue” e traçam fortes batalhas na competição pela disputa da pequena parcela de demanda existente nesse oceano vermelho, em outras palavras, mercado saturado.
Dessa forma, a metáfora acima elucida uma necessidade das empresas de buscarem inovação e diferenciação competitiva. A ideia é transpor as barreiras de um cenário saturado para que o seu negócio crie um espaço de mercado ainda sem uma competição tão acentuada.
Por fim, é importante ressaltar que a Blue Ocean Strategy não induz necessariamente a criação completa de um novo produto, mas sim, o estudo e a posterior criação de alternativas válidas de inovação dentro do seu próprio conhecimento. Através, por exemplo, da ressignificação de novas funcionalidades em produtos e serviços já existentes e oferecidos por seu negócio.
E como navegar em águas mais rentáveis aplicando essa estratégia?
A base da Blue Ocean Strategy é a inovação, mas o primeiro passo é entender o atual cenário do mercado e a dinâmica do nicho em que seu negócio atua ou quer atuar. Isso pode ser feito por meio de uma Análise de Mercado, na qual serão diagnosticadas e captadas as informações mais relevantes para a atuação do seu produto.
Após o entendimento do cenário, é necessário tratar esses dados de forma a fazer com que eles lhe retornem informações relevantes. Ou seja, que possibilitem o reconhecimento de oportunidades e ameaças, preferências e perspectivas dos consumidores em questão, e até o descobrimento de uma possível nova audiência, para que assim, possam ser feitas as modelagens e análises necessárias.
Dessa forma, deve ser feito um mapeamento dos processos mediante a extração e o posterior tratamento dos dados, sendo recomendado o entendimento dos processos internos e da disponibilidade de recursos e capital para iniciar o plano de ação. Assim sendo, as primeiras ações devem estar direcionadas para o processo de estudo e prospecção de um elemento inovador ou para a implementação da inovação já elencada.
Ainda que todo o processo anterior tenha sido estruturado, é válido o teste da inovação através de um MVP (mínimo produto viável). Este consiste em testar em baixa escala o produto ou serviço a ser lançado, para que seja feita uma validação próxima aos consumidores e as alterações necessárias antes de sua escalabilidade.
Agora você já entende o nicho de mercado no qual está inserido, reconhece suas forças e fraquezas dentro deste oceano, entende os seus processos e os recursos que precisa para inovar e já validou a aceitação do seu produto através do MVP. Dessa forma, a sua navegação no oceano azul pode ser iniciada!
Case de sucesso
A Amazon, empresa que encontra-se entre as mais rentáveis do mundo, navega e compete no Red Ocean (oceano vermelho) de E-commerce com gigantes como: Best Buy, Target, Walmart, Alibaba e B2W Digital (no Brasil). No entanto, para além de uma estratégia dentro de um mercado extremamente saturado e competitivo, ela atua em um outro nicho com a AWS (Amazon Web Services) e oferta um amplo conjunto de produtos de nuvens globais.
Nesse âmbito, a “Alexa for Business” é uma assistente virtual que está dentro do portfólio de serviços e produtos ofertados pela AWS, suas múltiplas funções estão sendo amplamente utilizadas em empresas por todo o mundo. Pode-se afirmar que o produto “Alexa for Business” é um exemplo de navegação em um Blue Ocean (oceano azul), visto que ainda não há a presença de concorrentes ofertando uma qualidade semelhante nesse serviço, o que ocorre devido à alta complexidade tecnológica agregada.
Em Resumo…
Navegar em um oceano azul pode ser altamente rentável para a sua empresa. No entanto, para que ocorra essa migração ou diversificação de cenário de forma efetiva e assertiva, é necessário utilizar ferramentas de estudo como as citadas anteriormente, mas também prezar pelo alto grau na qualidade na execução de todos os processos.
Assim, a Produção Jr pode lhe ajudar oferecendo serviços de altíssima qualidade. Alguns exemplos são a Pesquisa de Mercado para a obtenção das informações necessárias do mercado em potencial, ou mesmo um Plano de Negócios para que suas ameaças e oportunidades sejam mapeadas de forma lógica e, posteriormente, sejam traçados planos de ações alinhados com os seus objetivos.
Por fim, se você sente que sua empresa tem um potencial para agregar diferenciação e inovação no seu produto/serviço ofertado, ou você tem uma ideia e nela enxerga um alto potencial de criação, clique abaixo para marcar o diagnóstico gratuito dos serviços que lhe irão ajudar a navegar em um oceano altamente rentável.