Tornando-se competitivo no mercado: conheça a estratégia de diferenciação
Muitas vezes nós percebemos que algumas marcas famosas e consolidadas no mercado perderam espaço muito rápido: produtos que parecem ser dominantes para determinados usos rapidamente são substituídos por outros que se diferenciam e reinventam a sua aplicabilidade. Um exemplo muito famoso é na armazenagem de dados: Trilhou-se um caminho muito rápido entre o disquete, CD – Rom, Pen Drives e o armazenamento em nuvem.
Torna-se evidente que alguns produtos perdem espaço no mercado por conta da inovação de outras marcas para aquele segmento, isto porque um consumidor só deixa de utilizar seu Pen Drive quando vê vantagens na utilização do armazenamento em nuvem. Assim, o desenvolvimento do produto é uma parte essencial do processo e deve ser feito com cautela. Mas qual é a estratégia por trás de grandes inovações?
Estratégias de diferenciação competitiva
O nome é muito intuitivo, mas devemos tomar cuidado: nem sempre se trata de estratégias que visem trazer um novo produto que inove o mercado como no exemplo tratado acima. A estratégia de diferenciação competitiva é mais ampla e engloba a ideia de desenvolver originalidade, seja através de um novo produto (como o Google Drive e o armazenamento em nuvem) ou de investimento em imagem da marca ou qualidade diferenciada.
O intuito é fazer a marca ser vista como preferencial pelo seu consumidor. Além disso, a construção das estratégias de marketing está muito ligada à construção da imagem da empresa. Conheça mais sobre o plano de marketing e o seu papel na estruturação da imagem da empresa clicando aqui!
Por que devo focar na diferenciação da minha empresa?
Ter um produto reconhecidamente diferenciado proporciona uma série de vantagens para a empresa, como por exemplo:
- Possibilita explorar novos mercados: o desenvolvimento de novos produtos permite a ampliação do mercado no qual sua empresa atua, muitas vezes explorando mercados com grandes necessidades que seu produto pode sanar.
- Permite a prática de margens financeiras maiores: uma vez que seu produto é diferenciado, seja por ser inovador ou mesmo por ter uma imagem positiva atribuída a ele, torna-se muito difícil a comparação de seus preços com os preços dos concorrentes. Assim, é possível praticar margens de lucro mais altas. Um plano financeiro pode ser um grande aliado para a estruturação dessa estratégia! Clique aqui e saiba mais!
- Lealdade: uma vez associado ao seu produto o sentimento de preferência, é construída uma rede de clientes com mais lealdade à sua marca. Um exemplo disso é a discussão sobre preferências de marcas de achocolatado em pó: a identificação com cada uma das marcas e seus produtos faz com que muitos consumidores os defendam perante os concorrentes.
Riscos da estratégia de diferenciação competitiva
Precificação: Um grande risco para a estratégia de diferenciação está baseado na precificação do produto/serviço em questão. Mesmo permitindo a prática de margens de lucro um pouco maiores, se mal planejada, uma precificação muito alta sem o convencimento da superioridade do produto pode gerar afastamento do consumidor. Para uma boa precificação, é sempre importante uma boa noção sobre seus custos: conheça aqui as vantagens do custeio de produtos!
Mudança de hábitos: Muitas das inovações e esforços de diferenciação de marcas, produtos e serviços pressupõem determinados comportamentos do consumidor. Mudanças nos hábitos dos consumidores, por mais variados que sejam os motivos, representam uma grande ameaça a esse tipo de estratégia.
Imitação: O desenvolvimento de táticas de diferenciação demanda muito planejamento e esforço por parte da empresa. Com o amadurecimento do mercado, as marcas concorrentes podem se basear nas características daquele produto, diminuindo a diferenciação percebida do produto, o que reforça a necessidade de inovação contínua das marcas.
Como saber se essa é a estratégia certa para a minha empresa?
Muitas análises estão envolvidas na determinação de uma estratégia na administração de uma empresa. É necessário conhecer seu mercado (Clique aqui e saiba mais sobre a pesquisa de mercado!) e saber maneiras de analisá-lo, bem como conhecer o posicionamento de sua marca dentro desse mercado.
Diversas metodologias estão ligadas à análise da situação de uma empresa em determinado mercado. Uma das mais famosas é a Matriz SWOT, que permite a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado. Clique aqui para entender melhor.
Levantadas análises sobre o mercado em que se está inserido e sobre como sua empresa se posiciona, é importante elaborar um planejamento estratégico, que consiste na estipulação de metas e mobilização de recursos para alcançar o sucesso. (Clique aqui e saiba mais!)
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