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6 passos para fazer uma pesquisa de mercado e identificar o melhor cliente!

pesquisa de mercado

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6 passos para fazer uma pesquisa de mercado e identificar seu cliente!

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta para a coleta de dados que auxiliam na tomada de decisão de um gestor, tornando essas escolhas mais seguras e assertivas para o seu negócio.

Para qualquer organização, é de vital importância entender o seu cliente, suas dores e necessidades, para que o produto sendo vendido tenha sempre bons resultados. Dessa forma, a pesquisa de mercado oferece uma maneira de coletar esses dados e analisá-los de forma a fornecer planos de ação.

Hoje em dia, pesquisas de mercado são aplicadas nas mais diversas áreas, seja para criar um novo produto, melhorar um já existente ou até mesmo para começar um novo negócio, sendo realizadas pela própria organização ou por outra contratada para o serviço.

O passo a passo de uma pesquisa de mercado

1) Defina o objetivo da pesquisa

É preciso definir o objetivo da pesquisa para que possamos tomar as decisões seguintes. Assim, é importante pensar: o que quero descobrir com ela? Por exemplo: há interesse por um tipo de serviço? O preço que ofereço está dentro da expectativa dos clientes? Minha localização é favorável ao mercado?

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2) Estabeleça seu público-alvo

Pensando no objetivo colocado para a pesquisa, é hora de escolher o público alvo: quero entender meus consumidores, fornecedores ou concorrentes?

3) Determine o tamanho da pesquisa

Quantas pessoas devo entrevistar para conseguir os dados que procuro? Se você está buscando entender os hábitos de consumo de um determinado segmento do mercado, será necessária uma amostra relativamente grande de pessoas para conseguir dados confiáveis. Isto posto, caso esteja interessado em conseguir dados de um determinado bairro, sua pesquisa poderá ter uma amostra menor de pessoas, por exemplo.

Determinar o tamanho da pesquisa impacta diretamente na confiança dos dados coletados.

4) Elabore o roteiro de perguntas a serem feitas

Busque fazer perguntas que sejam diretas, sem ambiguidades e imparciais. Lembre-se de deixar espaço suficiente para que os entrevistados consigam se expressar.

O questionário deve contemplar todos os dados que você deseja coletar e, além disso, é recomendado que você realize um teste interno antes de levá-lo para o público-alvo. Em consequência disso, você garante que os resultados obtidos são honestos e vão trazer insumos reais para o seu negócio.

5) Aplique o questionário validado

Depois de testar e validar suas perguntas, chegou a hora de aplicar as entrevistas. Esta fase pode ser feita de forma online ou presencial, mas, em ambos os casos, é importante lembrar de não intimidar ou enviesar os entrevistados para não manipular os dados obtidos. Deixe o entrevistado a vontade e com tempo para se expressar da melhor forma.

6) Analise os dados coletados pela pesquisa de mercado

Agora que você chegou ao final da pesquisa de mercado, é hora de compilar as respostas recebidas e criar relatórios.

Quando começar o estudo dos dados, você perceberá padrões nas respostas. Esses padrões devem ser explorados e transformados em gráficos que ajudem a enxergá-los mais facilmente, isso facilita a visualização dos pontos mais importantes e a tomada de decisão assertiva.

E agora?

Você finalizou sua pesquisa e conseguiu os dados que queria, agora é hora de traçar os planos de ação baseados neles. Uma empresa que não leva em consideração as demandas de seus clientes está fadada ao fracasso e, hoje em dia, quando a concorrência entre empresas se mostra cada vez mais acirrada, um bom marketing de seu produto é essencial para o crescimento de sua empresa.

Baseando-se nos dados coletados, podemos traçar planos de marketing efetivos que atacarão as principais dores dos nossos clientes e gerar resultados significativos nas vendas da nossa organização.

Além de planos de marketing, a pesquisa de mercado também é um importante insumo inicial para a realização de um bom plano de negócio, tanto para abrir uma empresa quanto para melhorar os resultados de uma já existente. Se você quiser entender melhor o porquê é importante realizar uma pesquisa de mercado antes do plano de negócios, clique aqui.

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