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Lean Manufacturing: O segredo para se destacar no mercado!

Lean Manufacturing

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Lean Manufacturing: O segredo para se destacar no mercado!

Na atual era da competitividade mundial nota-se, claramente, uma luta por espaço dentro do mercado. Nesse cenário econômico globalizado, o crescimento, e até mesmo a sobrevivência, das organizações exige a utilização de ferramentas estratégicas visando a obtenção de melhorias contínuas e, consequentemente, um diferencial competitivo.

Mas, calma! Esse não é um momento de desespero, pelo contrário, é o momento de olharmos com inteligência as palavras do Ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, Winston Churchill, “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” Dessa forma, com a utilização das técnicas adequadas, a disputa empresarial pode se tornar uma enorme motivação e uma grande oportunidade de crescimento para o empresário!

Uma das ferramentas que auxiliam as organizações a alcançar uma vantagem competitiva é o Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Lean Manufacturing, a ideia central desse conceito visa reduzir desperdícios para entregar o máximo de valor para o cliente sempre baseado na melhoria contínua.

Entenda a seguir o que é, e como colocar em prática a metodologia Lean.

O Sistema Toyota de Produção (Lean Manufacturing)

O cenário do pós II Guerra Mundial exigia da produção uma eficiência cada vez maior, diante desse contexto, o gênio da produção da Toyota, Taiichi Ohno, liderou a criação do Sistema Toyota de Produção (TPS), utilizando as filosofias do Just-in-time e Jidoka.

No entanto, o termo “Lean Manufacturing” (Manufatura Enxuta) ficou mundialmente famoso após a publicação do livro “The Machine that Changed the World” (“A máquina que mudou o mundo”, em português) escrito por James P. Womack, Daniel T. Jones e Danil Roos em 1990.

A enorme amplitude do Lean Manufacturing

Apesar do nome “Manufatura Enxuta” a área de aplicação desse sistema de gestão é extremamente ampla, ou seja, essa metodologia enxuta não está limitada à manufatura e, muito menos, ao setor da produção. Na verdade, as técnicas que serão detalhadas nesse artigo podem ser empregadas nos mais diversos campos de uma organização.

Assim, as organizações que estiverem dispostas a colocar em prática esse sistema de produção estarão dando um passo longo para produzir exatamente o que o cliente deseja, exatamente quando o cliente exige e, além disso, garantindo um preço justo com o mínimo de desperdícios. E, é pontualmente aqui que o entendimento do termo “enxuto” fica facilitado, uma vez que, o excesso e o desperdícios são constantemente evitados.

Os benefícios da aplicação da metodologia Lean são grandiosos para as empresas de todos os portes, vamos analisar cada um deles agora!

Objetivos da filosofia Lean

  1. Aumento da qualidade:

A qualidade dos produtos ou dos serviços é um fator de suma importância para vencer a concorrência e adquirir uma vantagem competitiva, haja vista que melhora, consideravelmente, a satisfação do cliente! Um dos métodos utilizados pelo Lean Manufacturing é o ciclo PDCA. Quer conhecê-lo melhor? Clique aqui

  1. Redução do Lead Time:

Basicamente, o termo Lead Time é utilizado para caracterizar o período entre o início de uma atividade, como o pedido de um cliente por exemplo, até o seu término (entrega do produto). Em vista disso, a redução desse tempo resultará em uma produção mais rápida, menos custos indiretos e, consequentemente, um aumento na receita. Vale destacar também que a redução do Lead Time pode ser outro critério para conquistar clientes, sobretudo aqueles que necessitam do produto ou do serviço com maior urgência. A cronoanálise é um método de coletar e interpretar os tempos de produção da sua empresa. Clique aqui para conhecê-lo.

  1. Redução dos custos totais:

As reduções dos custos diretos e indiretos representam um caminho incrível para tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado e, por isso, deve ser um dos objetivos dessas organizações. O conhecimento de seus custos é de extrema importância! Clique aqui para conhecer os métodos da ferramenta de custeio.

  1. Eliminar desperdícios

Tudo aquilo que não cria valor sob a perspectiva do cliente é considerado desperdício. Sendo assim, o ideal é eliminar as atividades irrelevantes, esforços e gastos desnecessários, e no caso de tudo aquilo que é imprescindível para a produção, mesmo não agregando ao produto final, deve ser reduzido ao mínimo, para que o tempo e o capital das empresas sejam frequentemente otimizados.

Para facilitar a identificação dos desperdícios Shingo (1996, Sistema Toyota de Produção – do ponto de vista da Engenharia de Produção) e Ohno (1997, O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala) os caracterizaram em 7 desperdícios:

 – Inventário: Qualquer quantidade de materiais superior ao necessário para a produção. A gestão de estoques é importantíssima para tal.

 – Excesso de produção: Produzir antes, ou mais rápido que o necessário leva a geração de mais defeitos, estoques e transportes.

 – Transporte: Layouts mal elaborados levam a movimentações de materiais além do necessário.

 – Defeito e retrabalho: Defeitos são problemas na qualidade gerados durante a produção, gerando necessidade de atividades de retrabalho. Dessa forma geram gastos desnecessários não só no reparo, como também perda de trabalho já feito naquele componente.

 – Processo desnecessário: Esforços redundantes que não acrescentam valor ao produto final, sendo eles erros de planejamento dos processos de padronização na produção.

 – Movimentação: Todo movimento feito que não está gerando valor ao produto final, tanto de equipamentos, quanto de colaboradores.

 – Espera: “Tempo é dinheiro”. Todo momento em que equipamentos ou colaboradores estão parados, é dinheiro perdido.

Se quiser saber também como reduzir desperdícios com a filosofia 5S, clique aqui!

Agora vamos ver como essa filosofia, Lean Manufacturing, funciona de perto!

Kaizen

Mais conhecido como melhoria contínua (KAI = mudança, ZEN = melhor, mudança para melhor), o Kaizen tem como foco as necessidades do cliente, eliminação de desperdícios, inovação, aumento da produtividade e redução de custos.

Como isso funciona na prática?

Simples! A melhoria continua se baseia nas experiências das próprias pessoas que participam das atividades! Clique aqui para conhecer melhor o Kaizen!

E por que o Lean Manufacturing é considerado uma filosofia?

Pois o Kaizen torna-se parte do dia a dia da produção em todos os níveis, sendo desde o chão de fábrica até as lideranças. Após uma atividade ser melhorada ela se torna padrão. Dessa forma, qualquer processo pode ser melhorado.

Agora que você já conhece melhor o Lean Manufacturing e os seus benefícios é hora de agir! Cada momento que passa, sua empresa está perdendo por não aplicar tal filosofia que já é reconhecida no mundo todo como um sucesso! Entre em contato conosco e iremos realizar uma visita gratuita a sua empresa!

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