Blog Produção Jr.

Cronoanálise : Como Aumentar a Produtividade de sua Empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cronoanálise
Você verá neste artigo:

Cronoanálise : Como Aumentar a Produtividade de sua Empresa

O que é uma Cronoanálise?

A Cronoanálise é uma abordagem utilizada nos estudos de Tempos e Métodos. Idealizada por Frederick Taylor na virada do século XX, ela tem como base o foco na realização das tarefas, com o objetivo de melhorar a eficiência nos processos produtivos através de uma observação minuciosa destes processos determinando, ao final da análise dos dados obtidos, o tempo padrão e o melhor método para a realização de cada atividade.

Com o tempo essa abordagem foi evoluindo e se tornando cada vez mais abrangente, passando a avaliar as condições nas quais os trabalhadores realizam suas tarefas diárias, levando em consideração aspectos pessoais dos funcionários e dinâmicas internas do processo produtivo entre os funcionários. Hoje em dia é utilizada por diversas empresas que buscam aumentar sua produtividade e sua eficiência.

Como fazer uma Cronoanálise?

Inicialmente é necessário dividir a operação que está sendo estudada. Essa divisão tem que ser feita transformando a operação inteira em pequenas etapas, de início e término bem definidos e claros para que a medição seja feita com maior facilidade. É importante que essas etapas não sejam muito longas nem muito curtas.

O trabalhador que será utilizado como objeto de estudo também é de grande importância. Deve ser escolhido um trabalhador que seja bem treinado no processo e que possua um desempenho normal, trabalhando em um ritmo normal. Utilizar funcionários com desempenho muito acima ou muito abaixo do normal podem levar a um falso diagnóstico, prejudicando a análise.

Uma vez que a operação foi subdividida e o trabalhador escolhido, podem ser iniciadas as medições de tempo. É importante que as medições sejam feitas em ciclos, sendo um ciclo constituído por todas as etapas da operação realizadas em sequência. São necessárias várias medições, portanto esse ciclo deve ser repetido diversas vezes, para que os resultados obtidos sejam mais confiáveis.

Após realizar as medições, utiliza-se a fundamentação teórica para analisar os dados coletados e então verificar a eficiência do processo, determinar tempo padrão de operação, calcular as tolerâncias para as etapas de trabalho e diversas outras técnicas. Com esses dados analisados, é possível sugerir melhorias e padronizações para o processo produtivo.

Algumas técnicas utilizadas na Cronoanálise são extremamente importantes nessa busca por maior produtividade, uma vez que através desse estudo é possível identificar uma série de pontos que necessitam de melhorias no processo produtivo. As 5 principais técnicas presentes em uma Cronoanálise são:

Cálculo do Tempo Padrão:

Com essa técnica se calcula o tempo padrão para cada atividade no processo produtivo. Sabendo qual é o tempo ideal de realização de cada etapa é possível, por exemplo, identificar a existência de um ou múltiplos gargalos no seu processo produtivo; fazer estimativas mais precisas de produção em diferentes períodos de tempo; e ter insumos para avaliar melhor o rendimento da sua equipe.

Avaliação de Ritmo de Trabalho:

Essa técnica nos permite avaliar o ritmo de trabalho de cada pessoa. O ritmo do funcionário depende de fatores como habilidade e esforço, duas variáveis importantes para se avaliar a eficiência de cada trabalhador, e consequentemente, sua produtividade dentro da empresa. Claro que o ritmo de trabalho pode ser afetado, dentre outras coisas, pelas condições nas quais o trabalho é realizado, o que nos leva à próxima técnica.

Avaliação Ergonômica:

Um funcionário que trabalha nas melhores condições possíveis trabalha de maneira mais confortável e agradável, o que ultimamente resulta em um funcionário mais eficiente. Essa técnica avalia possíveis riscos para a saúde do trabalhador, desconfortos e evidencia problemas no ambiente que, se solucionados, garantem condições mais propícias para que os funcionários realizem suas tarefas diárias de maneira mais eficiente.

Avaliação de Fadiga de Trabalho:

Com essa técnica é possível avaliar o nível de fadiga que os trabalhadores alcançam ao longo de suas jornadas diárias de trabalho. Um funcionário que passa boa parte de sua jornada com níveis altos de cansaço não é um funcionário produtivo, essa técnica permite fazer avaliações no processo produtivo e perceber onde eventualmente se faz necessária uma adequação no número de funcionários e de suas respectivas jornadas de trabalho, entre outras vantagens.

Determinação do Método mais eficiente:

De maneira geral, todas as técnicas e ferramentas utilizadas em uma Cronoanálise geram subsídios que auxiliam na determinação de métodos mais eficientes nas diferentes etapas do processo produtivo. Sabendo de coisas como Tempo Padrão de Operação, condições de trabalho e ritmo de cada trabalhador, é possível estabelecer novos métodos que levam em consideração esses dados e que otimizam os recursos da empresa, tanto financeiros quanto humanos, resultando em uma maior produtividade da organização.

Essas mudanças podem ser tanto nos próprios processos, mudando de maneira radical ou moderada os métodos para sua realização, ou podem ser até mudanças físicas no layout da empresa, resultando em uma melhoria no fluxo de produtos e de pessoas, distribuição das máquinas ou até mesmo a relação com o estoque.

Essas são apenas algumas técnicas utilizadas em uma Cronoanálise, existem diversas outras que, quando combinadas, geram resultados ainda melhores. É atualmente uma das principais ferramentas utilizadas quando se quer melhorar a produtividade de uma empresa, um dos motivos para isso é o fato de que pode ser utilizada em diversos segmentos de mercado, sendo aplicável tanto com relação a produtos propriamente ditos quando com relação a serviços.

Ao utilizar-se de métodos para a melhoria da eficiência do processo produtivo como a cronoanálise, empresas que préviamente tinham grandes prejuízos com o tempo de produção passam a desfrutar de uma diminuição significativa nos custos de seus produtos. Para realizar uma cronoanálise na sua empresa entre em contato conosco e agende seu diagnóstico gratuito.

Skip to content