3 Métodos para um Planejamento Estratégico de Sucesso
O que é Estratégia?
De modo geral, estratégia é o caminho que deve ser percorrido; não significa o “como fazer”, mas sim “o que fazer”.
Estratégias são estabelecidas com base nos objetivos a alcançar e são influenciadas pela missão, visão, crenças e valores, sejam eles da empresa ou do próprio indivíduo. Ela é a maneira ou ação formulada e adequada para alcançar os objetivos e desafios estabelecidos.
O que é Planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Leva em conta também as premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
O planejamento estratégico adequado também auxilia a empresa a reagir positivamente às alterações do ambiente (interno e externo) e, assim, explorar de forma mais interessante as oportunidades de mercado, por meio de um posicionamento de marketing coerente. E, ainda, contempla a implantação de novas técnicas de administração e um conjunto de ações que objetivem atingir as metas em sintonia com a missão da empresa.
A partir daí, procura-se antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo; de uma forma menos formal, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado, sendo esta crucial para o sucesso da organização.
Visto isso, neste artigo apresentaremos 3 métodos de Planejamento Estratégico: SWOT, BSC e VRIO.
SWOT
É uma ferramenta utilizada para análise geral do ambiente da organização. No Brasil, é conhecida como matriz FOFA. Sua sigla vem das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A aplicação desta metodologia gera análises tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo da organização. Para o ambiente interno são levantadas as forças e as fraquezas da organização, enquanto em relação aos fatores externos são levantadas as oportunidades e as ameaças.
- Strengths (forças) – Dentre as atividades realizadas pela empresa, aquelas que são destaque e que apresentam resultado positivo.
- Weaknesses (fraquezas) – Pontos nos quais a empresa falha, onde os resultados não são como os esperados e há espaços para melhorias.
- Opportunities (oportunidades) – Aspectos externos positivos que podem potencializar a vantagem competitiva da empresa.
- Threats (ameaças) – Aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa.
A utilização da matriz swot serve para nortear as discussões posteriores. O cruzamento da matriz SWOT deve ser feita a fim de indicar estratégias importantes para o futuro da organização.
Entenda em detalhes como aplicar e colher benefícios da matriz SWOT na sua empresa.
BSC (Balanced Scorecard)
É um método de planejamento que acompanha as estratégias, dividindo-as em um mapa estratégico que aborda quatro perspectivas. Assim, consegue esclarecer a missão, visão e estratégias da empresa num sistema integrado, associando objetivos e medidas estratégicas. As perspectivas são:
- Financeira: lucratividade, faturamento, investimentos, redução de custos (Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?).
- Dos Clientes: captação e retenção de clientes, lançamento de produtos, satisfação, nicho (Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?).
- Dos Processos (Internos): qualidade, atendimento e entrega, flexibilidade, serviços, inovação, pós-venda, devoluções, consertos (Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?)
- Aprendizado e Crescimento: P&D, capacitação, RH, SI, motivação, clima organizacional (Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?)
Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros e administrativos até os de processos internos. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
As medidas externas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento).
O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele.
Identificou com este método? Quer entender mais a fundo? Leia nosso artigo sobre BSC!
VRIO
O VRIO é um método de planejamento estratégico caracterizado pela análise de recursos, sendo a principal ferramenta de análise interna utilizada pelas empresas. É um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos.
A sigla VRIO representa, respectivamente, 4 aspectos da análise interna. São eles: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização. Estes aspectos traduzem-se em 4 perguntas:
Em relação ao valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
Em relação a raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
Em relação a imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
Em relação a organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
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