Blog Produção Jr.

Por que contratar um Engenheiro de Produção?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Engenheiro de Produção
Você verá neste artigo:

Por que contratar um Engenheiro de Produção?

Saiba quais as competências deste profissional e como ele pode ajudar o seu negócio.

O engenheiro de produção é um profissional com formação muito abrangente e completa. Quando pensamos neste engenheiro, logo nos vem à cabeça uma indústria ou uma linha de montagem com a manufatura de produtos em pouquíssimo tempo. Contudo, a essência do engenheiro de produção vai muito além do chão de fábrica: ele é um engenheiro com capacitação para desenvolver e organizar diversos tipos de processos.

Mas o que é um processo?

Segundo o dicionário, um processo é a “maneira de se fazer alguma coisa”. De modo geral, nós vivemos o tempo todo realizando processos. Quando vamos a um restaurante, fazemos parte de um: escolhemos uma mesa, pedimos uma refeição, almoçamos, pagamos a conta e vamos embora. Da mesma forma, o dono do restaurante deve estabelecer quais são os processos exatos e essenciais pelos quais passam os alimentos, a fim de agregar o máximo de valor ao seu produto. Estamos rodeados deles, contudo nunca paramos para nos perguntar quem os idealizou ou porque eles são executados dessa forma e não de outra.

Muitos processos possuem gargalos, falhas que geram desperdícios dos diferentes recursos, sejam eles dinheiro, tempo ou matéria-prima. O profissional de engenharia de produção pode ser utilizado em qualquer campo ou área de trabalho, pois ele é como um coringa em um baralho: está apto não só a aperfeiçoar os procedimentos por que passam produtos, mas também melhorar e potencializar as experiências que temos no nosso dia-a-dia. Reduzindo filas, aumentando a qualidade, diminuindo custos e entendendo qual a melhor maneira de se adentrar em um novo mercado, por exemplo.

Mas e agora, como um Engenheiro de Produção pode ajudar a alavancar seu negócio?

Como empreendedor, você tem a responsabilidade de oferecer ao seu cliente uma experiência marcante, pois assim ele vai se fidelizar e recomendar o seu produto ou serviço. Contudo, para que isso aconteça, você tem que pensar em como todos os processos do seu negócio devem acontecer, desde a relação com o fornecedor, até a entrega do produto ao cliente no tempo combinado, por exemplo.

O engenheiro de produção vai olhar para todas essas etapas e analisar em qual delas há falhas ou potenciais melhorias. Fazendo um planejamento e controle de tudo, para que as etapas funcionem como engrenagens.

Para analisar essas etapas, ele se utiliza de ferramentas da engenharia de produção como:

  • Planejamento e Controle da Produção: permite estudar o histórico de saídas e consegue estabelecer prazos ideais para pedir produtos do fornecedor, ou a expectativa de venda durante determinado período. O empreendedor tem em mãos ferramentas de controle do processo como um todo;
  • Gestão de Estoques: permite que haja matéria-prima suficiente para que todos os clientes sejam atendidos com qualidade, evitando a perda de vendas por falta de produtos e atrasos nas entregas, além de evitar estoques exagerados, otimizando a utilização do espaço;
  • Mapeamento de processos: analisar as operações em detalhes e verificar a necessidade de cada uma delas, podendo reduzir o tempo de cada etapa, focar na agregação de valor do produto ou serviço etc.;
  • Aplicação do 5S: metodologia japonesa que trabalha em cinco pilares, os sensos de organização, utilização, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina. Permite que os processos sejam mais bem executados, reduzindo desperdícios e aumentando a qualidade de seu serviço ou produto;
  • Rearranjo de Layout: analisa o espaço físico onde acontecem os processos e propõe modificações que os simplifiquem e que permitam o ganho de mais tempo e consequentemente maior eficiência para a operação;

 

Além disso, o profissional está apto a atuar na área da saúde financeira da sua empresa, entendendo de contabilidade, investimentos e precificações do seu negócio. Se você está pensando em se inserir em algum mercado, este engenheiro pode te ajudar a montar um plano de negócios com estratégias e planos de ações personalizados para sua inserção e estabilização nesse mercado.

Tendo em vista que o mundo em que vivemos atualmente pode ser caracterizado como V.U.C.A (veloz, incerto, complexo e ambíguo), ter um profissional tão multifuncional e interdisciplinar ao seu lado é a estratégia a caminho do sucesso do seu negócio. Afinal, o engenheiro de produção é o profissional certo para te dizer o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito. Ele é o diferencial que sua empresa precisa!

Ainda está em dúvida se esse profissional pode te ajudar? Entre em contato conosco aqui para agendar o seu diagnóstico gratuito!

Skip to content