Blog Produção Jr.

Jovens, líderes e empreendedores: conheça o Movimento Empresa Júnior

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Você verá neste artigo:

JOVENS, LÍDERES E
EMPREENDEDORES: CONHEÇA O
MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR

Como o Movimento Empresa Júnior começou

A fim de aprimorar os conteúdos da graduação e complementá-los de maneira prática, em 1967 alunos da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Comerciales fundaram a Júnior Enterprise, a primeira empresa júnior do mundo. Dessa forma, pela primeira vez foi possível proporcionar aos alunos um ambiente empresarial durante a formação acadêmica e contato com metodologias e ferramentas utilizadas no mercado de trabalho. Assim, surgiu o Movimento Empresa Júnior.

Sendo mantida e administrada exclusivamente por graduandos com o apoio de seus docentes, seguindo o modelo de uma empresa real, a ideia se tornou um movimento de sucesso, chegando ao Brasil em 1988. Com a orientação do então diretor da Câmara do Comércio Franco-Brasileira, João Carlos Chaves, os alunos do curso de Administração da FGV fundam a EJFGV, a primeira empresa júnior do Brasil.

Surgindo num cenário de crise econômica e poucas perspectivas para o
estudante brasileiro, o Movimento Empresa Júnior tem transformado não só o ensino
universitário, mas também, o empreendedorismo como um todo no país, formando e capacitando líderes comprometidos a mudar a realidade do Brasil por meio de mais e melhores projetos.

Nós da Produção Jr somos um grupo de inconformados com a realidade brasileira, e temos o orgulho de fazer parte desse movimento de dimensão internacional. Estamos há 19 transformando nosso ecossistema por meio de projetos de consultoria na área de Engenharia de Produção. Tendo a Universidade Federal de São Carlos como anfitriã, uma das mais renomadas universidades do país, levamos a excelência de nosso ensino aos projetos, contando com o apoio de nossos professores.

A Brasil Júnior

No Brasil, o MEJ (Movimento Empresa Júnior) é representado pela
Confederação brasileira de empresas juniores, a Brasil Júnior. Hoje, somos o país com o maior número de EJ’s do mundo superando a quantidade de toda Europa. Isso é o reflexo da inconformidade dos jovens brasileiros com a realidade nacional combinada com a coragem de sonhar e ousadia de agir. Jovens responsáveis por um faturamento de quase R$30 milhões em 2018.

Mas como transformar nossa realidade?

Para a construção de um Brasil mais empreendedor, trabalhamos para
promover a mudança em principalmente quatro aspectos diferentes:

A competitividade; por meio da formação líderes capazes de promover
práticas inovadoras e fortalecimento da conexão de empresas, governos e
universidades melhores.

A ética; desenvolvida na prática por meio da gestão transparente de empresas sem fins lucrativos, respeito à diversidade e coerência entre fala e ação.

A educação; por meio da transformação do ensino tradicional em um ensino empreendedor, a partir de empresas juniores que abrem as portas para a vivência e ambiente empresarial.

A colaboração; para a ampliar o impacto do movimento, pregamos o
aprendizado compartilhado e crescimento coletivo entre pessoas que
trabalham visando um país melhor.

A FEJESP

Numa escala regional, a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, a FEJESP, é responsável por representar e potencializar as EJ’s do estado promovendo eventos e treinamentos para os membros do movimento.

Do dia 1 ao dia 4 de agosto, a federação promoveu o maior EPEJ (Encontro Paulista de Empresas Juniores) da história, reunindo mais de 1.500 empresários juniores. O evento proporcionou palestras, workshops, e estandes dos mais diversos incluindo de empresas parceiras como a Votorantim, Burger King e iFood.

Sendo uma empresa júnior de referência no estado, a Produção Jr esteve
presente no evento compartilhando e absorvendo conhecimento e
experiências com os palestrantes e outras EJ’s, mostrando-se alinhada ao
conceito de aprendizado coletivo pregado pelo Movimento Empresa Júnior.

Por que contratar uma Empresa Júnior?

Sendo organizações sem fins lucrativos, toda a receita das EJ’s é reinvestida na capacitação dos membros e custeio dos projetos, oferecendo, assim, um serviço personalizado e de qualidade a um preço acessível. Dessa forma, os empresários juniores atuam em grandes empresas ao mesmo tempo em que tornam possível a realização de sonhos de micro e pequenas empresas.

Além disso, estando imersas nas universidades, principais polos de inovação e tecnologia do Brasil, as empresas juniores seguem as características de seus anfitriões. Contando com uma grande bibliografia e infraestrutura, a atuação dos jovens universitários com apoio dos professores representa a união da novidade e entusiasmo com o conhecimento e experiência.

A realização de projetos com uma empresa júnior permite grandes resultados ao seu negócio e contribui para o desenvolvimento da educação empreendedora brasileira!

Nesse contexto, a Produção Jr vem prestando serviços de consultoria na área de Engenharia de Produção desde 2000, se consolidando no mercado como a maior empresa júnior do setor no estado de São Paulo.

Sempre se adaptando de acordo com as necessidades dos clientes, nós estabelecemos um atendimento personalizado, buscando sempre cumprir nossa missão de impactar a sociedade e desenvolver pessoas. Entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito para seu negócio!

Skip to content