Blog Produção Jr.

Princípio da Pirâmide: Uma Maneira Prática e Visual de Apresentar Suas Ideias

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gestão da qualidade
Você verá neste artigo:

Princípio da Pirâmide: Uma Maneira Prática e Visual de Apresentar Suas Ideias

Vivemos na era da informação, com o mundo cada dia mais conectado. Por um lado temos as maravilhas do mundo digital, informações rodam o mundo em segundos, por outro lado somos cada dia mais bombardeados por essas informações. Com isso, cativar a atenção das pessoas é cada dia mais difícil. 

Tendo isso em mente é crucial sintetizar as informações e apresentá-las de forma didática e atrativa. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que elenca suas informações em uma apresentação, o Princípio da Pirâmide. Este princípio mostra-se muito poderoso na hora de apresentar as ideias. 

O uso na prática do Princípio da Pirâmide

Você provavelmente já teve uma ideia e quis apresentá-la para alguém, e essa pessoa não se interessou ou não teve tempo suficiente para escutá-la. Na sociedade do instantâneo, cada dia fica mais difícil cativar a atenção das pessoas.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft em 2013 no Canadá chegou à conclusão de que a atenção média de uma pessoa dura por volta de 8 segundos. Se temos tanto para falar e tão pouco tempo para ouvir, qual seria a melhor maneira de apresentar uma ideia para o seu interlocutor? O Princípio da Pirâmide pode te ajudar! 

O Princípio da Pirâmide

O Princípio da Pirâmide é um conceito desenvolvido pela consultora Barbara Minto enquanto trabalhava na McKinsey, uma das maiores empresas de consultoria do mundo. O princípio consiste em uma poderosa técnica de apresentação de ideias, sugerindo que você dê a resposta antes de dar os argumentos.

Isso ocorre porque, ao dar a resposta antes você desperta o interesse e curiosidade das pessoas e logo em seguida, você apresenta os 3 principais argumentos que sustentam essa sua resposta. Estes argumentos, para sustentarem-se, devem ser amparados por outras 3 bases, como, fatos ou pesquisas que comprovem sua tese. 

Exemplo 

Você quer apresentar a ideia de que o Princípio da Pirâmide é uma metodologia interessante na hora de apresentar sua ideia a alguém. 

Princípio da Pirâmide

Além de convencer o seu interlocutor sobre as ideias que você está tentando passar, é muito importante que se tenha uma metodologia forte em identificar problemas e oportunidades de melhoria. Assim surgiu o 5W2H, uma maneira de elencar os problemas a serem sanados na sua empresa. Clique aqui e saiba mais.

Já identificou todos os problemas e precisa tomar a decisão mais adequada para  futuro da sua empresa? Conheça outra metodologia, focada em tomada de decisões: o Princípio MECE. Clique aqui e saiba como ele pode lhe ajudar!

Nesse sentido, O Princípio da Pirâmide pode te ajudar em uma apresentação importante, a chamar a atenção do seu chefe, a escrever e-mails mais chamativos, pode até te ajudar nas suas relações pessoais e muito mais. Assim, pratique este conceito no seu dia a dia e você terá resultados garantidos. 

Quer saber mais sobre como a Produção Jr pode te ajudar com esse e outros assuntos? Clique aqui e agende uma conversa gratuita com um de nossos consultores!

Skip to content