Blog Produção Jr.

Mapeamento de persona para o processo de recrutamento da empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
persona
Você verá neste artigo:

Mapeamento de persona para o processo de recrutamento da empresa

O processo de recrutamento de uma empresa envolve muitas variáveis, traçar o perfil do candidato ideal é de extrema importância para que as pessoas recrutadas tenham as mesmas convicções que sua empresa, para fortalecer o senso de união e pertencimento.

Primeiramente, a empresa deve entender que é muito comum ter mais de uma persona, pois essa personalidade ideal depende muito das vagas disponíveis e também do objetivo embutido por trás do recrutamento, que além da busca de soft e hard skills, pode ser a vontade de tornar o ambiente mais diverso e inclusivo, o que é extrema importância.

Considerando esses fatores, deve-se analisar quais são as habilidades necessárias para os cargos vacantes. Para isso é necessário considerar características pessoais e profissionais, desde histórico acadêmico e experiência, até mesmo crenças, organização, perfil de liderança, entre outros atributos.

 O que é candidate persona?

O candidate persona é formado por diversas características, como habilidades, traços de personalidade, necessidades, objetivos, pensamentos, dores, opiniões, sentimentos e expectativas do candidato/funcionário perfeito.

Esse processo de mapeamento ajudará muito no recrutamento, pois possibilitará uma busca mais certeira por talentos, bem como um melhor direcionamento para a campanha de divulgação dessas vagas disponíveis. A escolha do melhor canal para isso, o método de abordagem, a adequação de linguagem, a criação de conteúdo, tudo terá como base o candidate persona.

 Como traçar o candidate persona da minha empresa?

Para obter a resposta para essa pergunta, é necessário conhecer a fundo a cultura organizacional da sua empresa, ou seja, saber sua missão, visão e valores. Com essas informações, deve-se selecionar as pessoas mais congruentes com sua cultura organizacional, buscando nos novos membros características comtempladas pelos valores da sua empresa.

É necessário, também, olhar para os atuais funcionários da empresa e traçar quais competências eles apresentam que são de extrema importância para os respectivos cargos. Essas informações, em conjunto com o match de missão, visão e valores, possibilitará um recrutamento de talentos muito mais efetivo.

Persona é diferente de público-alvo

O público alvo de um processo seletivo é algo muito mais geral e abrangente, representa a parcela da população a quem deverá ser feito o direcionamento das campanhas de divulgação, considerando característica demográficas e gerais, como idade, sexo, ocupação profissional e renda. O candidate persona é muito mais especifico, ele representa o candidato ideal, considerando suas vontades, desafios, hobbies, gostos, ambições e demais características e comportamentos de pessoas reais. Ter conhecimento sobre isso ajudará a atingir de forma mais eficiente as pessoas que sua empresa realmente busca.

Equipes de alta performance

Ter uma equipe de alta performance é o que toda empresa almeja, mas atingir esse objetivo não é uma tarefa simples. Para isso, todos os membros da organização devem estar alinhados e engajados com o mesmo propósito, sempre buscando o seu melhor. Conhecer seu candidate persona e selecionar as pessoas que combinam mais com sua empresa já no processo seletivo, fará com que o caminho para ter uma equipe de alta performance seja trilhado mais facilmente.

“Desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização”. Idalberto Chiavenato.

Nós da Produção Jr podemos ajudar seu negócio a obter esse diferencial e melhorar seu desempenho como um todo. Entre em contato conosco para agendar um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!

Skip to content