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Case de Sucesso: Plano de Negócios – Fome de Amor

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Case de Sucesso: Plano de Negócios – Fome de Amor

A Fome de Amor é uma empresa localizada na cidade do Rio de Janeiro que visa a produção e comercialização de antepastos, chutneys, geléias e molhos. A variedade de produtos que a empresa produz é ampla, passando por produtos como antepasto de berinjela, pesto de manjericão, sardela italiana, molho salsa criolla, chutney de coentro com coco, entre outros. A empresa buscou a Produção Jr. com intuito de realizar um Plano de Negócios.

Motivação do projeto

A empresa está no início de operação. Devido a isso, possuía uma pequena produção e com sua venda direcionada aos familiares, amigos e feiras realizadas principalmente aos finais de semana. Muitos clientes e conhecidos dos proprietários experimentavam os produtos e os incentivavam a aumentar a produção e seu mercado.

Os donos da empresa entenderam então a possibilidade de expansão do seu negócio. Tendo isso em vista, perceberam a necessidade de formalizar sua operação com a criação do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além de adquirir um espaço físico direcionado a produção e distribuição dos produtos fabricados e de conhecer a lucratividade e rentabilidade de investimentos e dos produtos.

Ademais, os proprietários precisavam se aprofundar os conhecimentos sobre o mercado no qual a empresa está inserida, para a partir disso entender as melhores estratégias de marketing. Foi então que a Produção Jr entrou com o objetivo de auxiliar nesses processos, para que a expansão acontecesse da melhor forma possível.

Soluções trazidas pela Produção Jr

A Produção Jr realizou um Plano de Negócios, sendo responsável por quatro das cinco partes:

  • Sumário Executivo;
  • Pesquisa e Análise de Mercado;
  • Plano de Marketing;
  • Plano Financeiro.

No sumário executivo está presente o resumo do plano como um todo. Nele constam as informações mais importantes de cada uma das partes do projeto.

A pesquisa e análise de mercado buscou entender melhor o comportamento do mercado em que a Fome de Amor está inserida, sendo responsável por mostrar eventuais oportunidades e ameaças que a empresa possa vir a enfrentar. Ainda, realizou-se um estudo acerca dos concorrentes e dos fornecedores, os quais podem ser importantes parceiros no futuro próximo.

No plano de marketing, estruturou-se um documento que teve por objetivo nortear a empresa em suas ações de marketing. Realizando uma análise da empresa como um todo, estudando e registrando as suas forças, fraquezas, as características da marca e os quatro P´s do marketing (produto, preço, praça, promoção). A equipe estruturou também um cronograma que consiste em uma sugestão das ações que podem ser tomadas e o seu momento de realização.

Já o plano financeiro buscou entender qual a lucratividade dos produtos fabricados, qual local de instalação da fábrica que retornaria maior rentabilidade, qual o enquadramento tributário em cada estágio de vida da empresa, além de fornecer insumos para entender melhor o funcionamento financeiro do negócio.

Como complemento, uma ferramenta em Excel foi entregue, a qual possibilita a alteração e atualização de dados relativos ao negócio e obtenção informações com maior facilidade, agilizando uma tomada de decisão mais assertiva.

Desafios enfrentados na realização do Plano de Negócios

Durante a realização do projeto houve diversos desafios, uma vez que a equipe de execução não se encontrava no local de instalação da empresa (aquela de São Paulo e essa do Rio de Janeiro) e também pelo fato de ser uma empresa que estava buscando abrir mercado e intensificar a sua operação.

Além disso, o fato da Fome de Amor buscar o local mais rentável para a implantação de sua fábrica e a arbitrariedade relativa a adoção dos critérios de rateio no registro de custos também foram outros fatores geradores de alguns obstáculos à execução do projeto.

Os desafios se tornaram objetivos do projeto a partir do momento em que houve a percepção de que a superação desses obstáculos seria essencial para o sucesso do projeto como um todo. Apesar do projeto ter sido integralmente realizado à distância, a busca de dados e o estudo e análise do mercado em que a Fome de Amor insere-se foram fatores essenciais que ajudaram a aproximar cada vez mais o Plano de Negócios de um resultado realmente satisfatório.

Não apenas com o estudo mais aprofundado do mercado, do marketing e das técnicas relativas ao plano financeiro, mas também o contato direto com professores do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCAR (DEP) foram aspectos fundamentais na superação de desafios e alcance dos objetivos.

Impacto causado

O projeto possibilitou aos proprietários maior contato com o mercado e conhecimento dos desafios que ele oferece. O Plano de Negócios lhes apresentou dados aos quais não tinham contato anteriormente, além de mostrar oportunidades e possíveis ações que poderiam adotar. Ainda, o projeto possibilitou maior certeza e assertividade para investimento da empresa.

Mesmo rodeado de desafios, não apenas a distância em um cenário de pandemia e o mercado e suas adversidades, mas também as incertezas em relação a uma possibilidade de investimento, o Plano de Negócios da Fome de Amor possibilitou enormes benefícios e clareza para os clientes, que saíram satisfeitos com a parceria.

Se você tem ou conhece um negócio como a Fome de Amor, que precise de ajuda na sua criação ou expansão, a Produção Jr terá prazer em auxiliar para que cheguem mais facilmente ao sucesso da empresa!  Clique aqui para saber mais sobre o Plano de Negócios e outros serviços por nós oferecidos ou clique no botão abaixo para agendar uma reunião de diagnóstico gratuita!

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